segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Veneza proíbe comida aos pombos




A sua principal foto em Veneza está comprometida. A prefeitura da cidade decidiu proibir o passatempo preferido dos turistas: dar comidinha aos pombos na Piazza San Marco. Os 18 vendedores de semente já foram expulsos dali e devem receber uma indenização do governo municipal. A determinação virou lei em maio deste ano, mas muitos visitantes continuam cometendo a "infração" por falta de placas informativas.

   
 
Apesar dos desavisados que insistem em dar migalhas às aves, a população de pombinhos diminuiu de 20 mil pra dois mil em quatro meses. Pensando bem, tem tanto lugar extraordinariamente lindo em Veneza para tirar foto, que os pombos são um mero detalhe. Além do que, a luta da prefeitura contra os pobrezinhos é justamente porque eles emporcalham a cidade, danificam os monumentos e podem transmitir várias doenças. De qualquer maneira, menos mal que nós garantimos a nossa. Rá.


Fotos: Lá cima, o Raul. Depois, da esquerda para a direita: Tia Esperança, minha mãe Sílvia e meu pai Pedro, em junho de 2007, quando dar sementinhas aos pombos em Veneza ainda não era crime.
(Matraca´s Image Bank)

9 comentários:

  1. O objetivo é simples: reduzir a população de pombos à capacidade natural de reprodução. Sem alimentos dados por turistas, os pombos se reproduzem dentro das regras da natureza, sem superpopulação.

    Em cidades como Veneza e Milão, por exemplo, os pombos são praga. Mas em Veneza também é proibido fazer pic-nic fora dos locais reservados, sentar nas escadas dos monumentos e quebrar garrafas na rua, um hábito comum depois da onze da noite e insuportável no Reveillon.

    Infelizmente são cuidados necessários.

    ResponderExcluir
  2. oi sílvia! pois é, as cidades precisam cuidar dos seus habitantes e monumentos... e os pombos podem ser um grande problema... bjs!

    ResponderExcluir
  3. Até pq dizem que semente "solta" o intestino, hahahahahaha, se é pra dar comida, que seja algo com o efeito contrário...pq vamos combinar que pombo demais é nojento mesmo. E ô bicho pra ter a mira boa, meu povo!!!

    Em Curitiba tb tem pombo pra caramba, né?

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super feliz com a noticia, pois faço parte da turma que tem nojo de pombo (minha mae dizia que "pombo é um rato com asas").

    Nao sei se é verdade, mas uma vez eu li que, em Portugal, estavam colocando anticoncepcional na comida dos pombos para acabar com a superpopulaçao...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Allan! Obrigada pelas informações. Concordo com tudo. Só não sei porque não tomaram essa decisão antes. Alguns vendedores de sementes estavam ali há 40 anos!

    ResponderExcluir
  6. Claudia! A idéia de proibir dar comida foi muito válida, até porque não vai provocar a extinção dos pombos, apenas diminuir a população dos bichinhos. Sempre vai ter um ou outro para gente tirar foto! :-)

    ResponderExcluir
  7. Ai, Gisela, nem me fale! Pombo já é uma praga... com intestino solto, então! hahahahahaha! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Luisa, a gente tem mesmo de rastrear nosso DNA... porque eu acho uma gracinha os pombos, acredito que visualmente eles até enfeitam a praça, mas morro de n-o-j-o! Na primeira vez que estive em Veneza, sim, tirei, uma fotinho com eles e saí correndo. Dessa vez, quando fui com minha família... como você pode ver todo mundo aparece com os pombos, menos EU. Não que eu não quisesse aparecer, é porque não tirei fotos com eles!

    ResponderExcluir
  9. fernanda freitas braga.21 de outubro de 2008 às 11:55

    A mãe da Luisa tem toda a razão, os pombos são ratos voadores mesmo, transmitem muitas doenças.
    Amei a notícia, eutb tenho muito NOJO.
    E não deixa de ser um cuidado com os monumentos.

    ResponderExcluir