sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pomerode: Rota Enxaimel

.


Ela está a apenas 33 quilômetros de Blumenau. Pomerode tem módicos 25 mil habitantes e ficaria perdida no mapa do Vale Europeu de Santa Catarina se não fossem essas casinhas lindas de viver para tirar fotos. Quem vem para  a maior festa do chopp das Américas não pode deixar de conhecer a “cidade mais alemã do Brasil”.
 




A Rota Enxaimel começa próxima ao Portal Norte da cidade. São 16 quilômetros em estrada de chão batido com diversas construções da arquitetura alemã. Herança dos antigos colonizadores que vieram da região da Pomerânia e deixaram o maior número de edificações nesse estilo fora da Alemanha. Existem alguns pontos de parada para descanso e compritchas de doces e bolachas típicas.



O nome da rota vem da técnica enxaimel, método que usa vigas de madeira encaixadas e expostas. Ao contrário de outras cidades similares – como Joinville e a vizinha Blumenau que rebocam suas construções – as casinhas de Pomerode deixam os tijolinhos à vista. Se você der sorte vai fazer sol (as fotos ficarão mais bonitas!) e os ateliês de artesanato ao longo do caminho estarão abertos para visitação. Quando fui nublou, choveu e muitos desses espaços estavam fechados.





Todas as residências têm uma história para contar. No centro de informações turísticas da cidade – além de ser atendido por uma mocinha de traje típico germânico – você pode pegar mapas que dão detalhes da rota e explicam sobre os Mueller, os Schroeder, os Klein, os Hornburg e outros imigrantes que fizeram história ao fincar domicílio no pé do morro.





O passeio é bucólico, com aqueles ares de outono europeu. Você encontra pelo caminho boizinhos descansado, charretes antigas, gente pescando no meio da tarde (e olha que era uma segunda-feira!) e janelinhas floridas. Uma calma só, se a gente pensar que muito próximo dali o povo está se acabando no agito da Oktoberfest.



SERVIÇO:

Rota do Enxaimel
Início: Rua Testo Alto, próximo ao Pórtico Norte.
Informações: (47) 3387.2627 / 3387.3420


Fotos: Raul Mattar

Post relacionado
Pomerode: Museu Casa do Imigrante
Pomerode: Restaurante Colonial WunderWald

4 comentários:

  1. Muito legal o blog!!!

    Gostei das imagens!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Marcio, imagem boa tem o SEU blog! É de arrepiar! Obrigada pela visita!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Silvia amei as fotos... confesso que empolguei... quem sabe não pedalo em breve pelo vale europeu.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Juliana, mas vai ser uma viagem e tanto! Primeiro porque é bem plana a rota (para uma sedentária como eu, já penso nas facilidades em sair pedalando por ali)... e a paisagem, já viu, é mesmo linda! Bjs!

    ResponderExcluir