quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Manaus: Teatro Amazonas



Com minha mega-top-de-linha máquina comprada na zona franca de Manaus (uma canonzinha de meia-tigela) saí fotografando tudo pela cidade. Mas eu não tinha tripé e as fotos internas do teatro só prestaram para eu poder olhar sempre meu álbum e querer voltar. (De preferência com o Raul e a máquina dele.) Antes de falar do teatro que mais me impressionou nos últimos anos é bom saber: Manaus completou em outubro 339 anos. São mais de três séculos de contrastes. No príncipio foram os embates entre índios e colonizadores europeus. Hoje, a floresta amazônica resiste ao lado de um grande pólo industrial. A cidade é uma das maiores exportadoras de produtos eletrônicos do mundo.




Nesse meio tempo calhou de surgir o momento fru-fru de Manaus. O  Ciclo da Borracha foi um período em que a capital entrou para o rol das cidades mais prósperas da Terra. O látex retirado das seringueiras era uma mercadoria muito visada na Europa e Estados Unidos. Para consagrar essa época foram construídos vários prédios e casarões em estilo belle époque. O Teatro Amazonas, do século 19, foi o maior deles com capacidade para 685 pessoas e três andares de camarotes. O salão nobre tem características barrocas. Destaque para a pintura de teto chamada A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia, de 1889, feita pelo artista italiano Domenico de Angelis.

 

É a construção histórica mais importante da cidade. Tem telas pintadas em Paris, lustres trazidos de Veneza e a pintura do pano de boca do palco - idéia do cenógrafo Crispim do Amaral -  faz referência ao encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Tinha tudo para ser cafona, démodé, fora de propósito. Se fosse uma pessoa, o Teatro Amazonas poderia até ser chamado de convencido e vaidoso. Mas é modesto e acanhado: sobreviveu ao fim dos tempos áureos e se manteve entre os mais bonitos e bacanas do Brasil..



SERVIÇO:
Teatro Amazonas
Visitação: de segunda a sábado, das 9h às 16h.
Tem guias poliglotas. 


Fotos: Matraca´s Image Bank

Post relacionado
Manaus: no meio da floresta?
Manaus: mercado municipal

6 comentários:

  1. Oi Silvia ! Que bom ver seu blog fervendo outra vez. Não sei se lembra de mim... fui sua aluna até abril deste ano, antes do nascimento da sua filha...e pretendo voltar a ser em breve. Gostei muito do visual novo do blog. A propósito, você tem razão a respeito do Teatro Amazonas. Estive em Manaus ha uns 8 anos e ainda guardo comigo o sentimento de gradiosidade que tive ao entrar nesse teatro. É belíssimo.
    Super beijo! Rilza.

    ResponderExcluir
  2. ô, Rilza! Claro que me lembro de você! Eu também estive lá há 8 anos, foi em junho de 2000. Quero muito voltar para ficar, pelo menos, uma semana. Mas nada de hotel-selva por enquanto. hohoho!

    ResponderExcluir
  3. oi sílvia! que fotos lindas! o brasil tem tesouros tão inexplorados... que bom que vc nos mostra este teatro maravilhoso! bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Claudia! Lindo é o teatro... já as fotos... foi uma sessão-salvação no photoshop... ou estavam escuras, ou tremidas ou desfocadas! hahahaha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Silvinha, escrevo para te contar que já tenho o domínio do Turomaquia, e que o endereço ficou assim:
    www.turomaquia.com
    Muitos beijos

    ResponderExcluir
  6. Uhu! Chiquitíssima, você! Fica facílimo de memorizar, Pati. Parabéns!

    ResponderExcluir