terça-feira, 28 de outubro de 2008

Albergues no mundo

Eles são chamados de hostels e em Portugal, por exemplo, recebem o pomposo nome de Pousadas da Juventude. O que importa é que os albergues continuam sendo a opção number one de quem quer gastar pouco em hospedagem. E não precisa nem ser mochileiro ou muito jovem para isso.
.
Ainda que a maioria ofereça quarto coletivo com banheiros nos corredores, muitos já têm a opção de quarto duplo ou família com suíte. É necessário ter uma
carteirinha para obter a tarifa mais barata. Mas quase todos aceitam hóspedes não-filiados (que pagam um valor maior). Os da rede Hostelling International são mais conhecidos. Mas existem diversos hostels espalhados pelo mundo com a mesma filosofia - fazer intercâmbio cultural e conhecer gente de todos os cantos - com preços bem atrativos. Eu recomendo de olhos fechados.
.
Já fiquei em diversos albergues. O mais barato foi o de Istambul: US$ 9,00 (nove dólares!) com as três (eu disse as três!) refeições incluídas e o quarto era duplo! O mais caro de todos foi em Zurique, na Suíça: US$ 30,00 por noite em quarto coletivo. Mas foi o melhor café da manhã de todos os hostels pelos quais passei. Tinha cereais, iogurte natural, diversos tipos de pães e geléias. Só não espere atendimento vip nem ninguém para carregar suas malas.

.
Aí vai a listinha que ficará a sua disposição ali na barra lateral, no Matraca´s Utility.


IYHF - Site Oficial Hostelling International

Hi Hostels - Site Oficial Reservas On Line

Alemanha

América Latina

Argentina

Austrália

Austria

Bélgica

Bolívia

Canadá

Chile

China

Colômbia

Coréia do Sul

Costa Rica

Croácia

Dinamarca

Escócia

Espanha

Estados Unidos

França

Holanda

India

Inglaterra e País de Gales

Itália

Japão

Mexico

Noruega

Nova Zelândia

Peru

Polônia

Portugal

Russia

Suécia

Suiça

Tailândia

Turquia

Uruguai

8 comentários:

  1. Excelente post, eu também já fiquei em vários, ademais porque se você viaja sozinho, normalmente é a melhor opção em termos de preço!
    O mais caro também foi na Suiça - Genebra. E o mais legal uma casa com habitações de 2 a 3 pessoas em NIce/França. A casa tinha uma piscina deliciosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia!
    Excelente dica!
    Estamos pensando em ir pra Turquia no próximo ano. Você conhece alguma outra cidade além de Istambul? Tem mais alguma dica pra nos passar?
    Ah, e vc acha melhor irmos sozinhos ou dá pra levar o Miguel, que vai estar com um aninho?
    beijos!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  3. Pati, de fato, é a melhor opção para quem viaja sozinho! Quarto single em hotel é uma pequena fortuna, só para quem tá podendo mesmo! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Anita!
    Como você pode ver ainda não publiquei nada aqui sobre viagem com crianças porque ainda estou entrando neste universo e lendo muito a respeito!

    Em relação à Turquia só conheci Istambul, mas o país merece uns 10 dias. Tem muita coisa maravilhosa por lá, é um país muçulmano progressista e tem boa infra-estrutura para o turismo.

    Estou no mesmo dilema que você: levar ou não a Mariana no ano que vem a uma viagem para a Grécia! Ainda não decidimos. O que eu sei e posso afrimar com certeza é que vamos gastar mais: talvez teremos que andar mais de táxi, ficar em hotel com estrutura adequada (banheiro, cozinha) e o ritmo não pode ser frenético. Li que deve ser uma cidade a cada cinco dias, por questões de adaptação da criança.

    Mas em breve quero publicar aqui um planejamento. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. fernanda freitas braga29 de outubro de 2008 às 16:37

    Oi, Silvia!
    Adorei este post, eu nunca fiquei em albergue. O Lucas o meu mais velho, quando foi morar no Uruguai,ate alugar o ap, ficou em um e gostou muito.
    Beijao pros tres.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda! É bem legal mesmo!
    Ficar em albergue, muitas vezes, é questão de filosofia e opção de quem quer fazer muitas amizades. Alguns deles ficam em casarões históricos e outros estão extremamente bem localizados. Para o casal, sendo quarto duplo com banheiro, em algumas oportunidades vale muito à pena pelo custo-benefício. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia, sou aluna da Elisa Cuevas no Sol Miró e só agora me dei conta deste seu blog, parabéns! Sobre a hospedagem em albergues pelo mundo, também sou adepta e acho uma excelente opção, exceto quando a viagem for por países sul-americanos como Chile, Bolívia, Peru, Equador. Digo isso porque, nesses países, há pequenos hotéis populares muito mais em conta do que a rede Hostelling International, como é o caso de Lima. Falo por experiência própria, porque minha primeira hospedagem na capital peruana foi justamente o albergue da juventude, no bairro de Barranco, o qual apelidamos de "Embaixada dos Estados Unidos": além de ter que pagar em dólar no país dos "soles", ainda tivemos que nos comunicar em inglês, o que é um pouco frustrante para mochileiros amantes da cultura latina, como eu! Por fim, acabei no Hotel Europa, no centrão histórico de Lima e pertíssimo da Plaza San Francisco. Prédio antigo mas bem conservado, pé direito alto com clarabóia e uma pechincha paga na moeda local, o que é sempre melhor!
    Saludos e um abraço,
    Mariana

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariana! Você falou uma coisa bem certa: na América Latina é melhor pesquisar outras opções, incluindo o Brasil. Aqui, por exemplo, existem diversas pousadas super charmosas que são até mais em conta que os albergues! Ótima a dica de Lima! Abs e obrigada!

    ResponderExcluir