segunda-feira, 26 de março de 2007

Viajando na maionese

"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"

Darcy Ribeiro, antropólogo e escritor brasileiro


Queridos Matraqueadores:

Estou em câmera lenta aqui no blog. Semana decisiva para término da redação da minha qualificação de doutorado. No final de abril volto para mais uma temporada em Sevilha. Estou tentando o título na área de Ciências Sociais e o programa é Desigualdades e Intervenção Social.


Na minha tese trabalho com análise do discurso jornalístico etnocêntrico, aquele que provoca exclusão, racismo, preconceito e xenofobia. Com o objetivo, claro, de propor uma linguagem que promova a tolerância, a diversidade étnica, a pluralidade de línguas e, portanto, de culturas.

Entre tantas leituras - e já muito esgotada por causa do processo de escrever (em espanhol!) sem parar - encontrei essa frase do Darcy Ribeiro. O que me deu o maior ânimo. Porque a vitória é mesmo sempre subjetiva. Não importa o final da história em si. Mas o caminho percorrido para chegar lá. É ele - o caminho - quem determina a nossa biografia. Como já dizia o escritor uruguaio Eduardo Galeano: a
verdade não está no porto, mas na viagem.

(Desculpe, mas eu já tinha avisado lá no título que era un post-surto)

11 comentários:

  1. Oi, Sílvia!
    Eu aqui de novo!! Enquanto você "matraqueia", eu "bisbilhoteio" o seu blog!
    Adorei o pensamento de hoje!!
    Boa sorte no doutorado e até quinta!!
    Besos, Carol Vianna.

    ResponderExcluir
  2. Passo todos os dias aqui, mas nem sempre deixo recado. Quando não tem post novo eu fico passeando pelos arquivos. E para nós matraqueadores você pode surtar sempre que quiser... LINDO O PENSAMENTO... Boas surtadas!

    ResponderExcluir
  3. Carol, muchacha guapa!

    Boa idéia: a gente poderia criar o blog BISBILHOTANDO.BLOGSPOT.COM

    Rá rá.. Ia dar ibope!
    Besitos!

    ResponderExcluir
  4. hahaha, Lucia! Eu ando mesmo meio a tonga da mironga do kabuletê...

    ResponderExcluir
  5. Post-surto??? rsrsrsrsrs
    Só podia vir de você mesmo. rsrsrs

    Interessante seu trabalho sobre discurso. Aqui na América temos muitos problemas com discursos jornalistico preconceituoso contra os estrangeiros... Depois quando você puder me manda para eu ler. Vou te mandar um e-mail. Beijooos!

    ResponderExcluir
  6. Malu, mando, sim! Está tudo em espanhol e - aviso - são aqueles textos científicos chatinhos de ler...

    ResponderExcluir
  7. Olá Silvia...
    Que vontade que dá, de conhecer os lugares que você mostra aqui. Só de ver as fotos e ler a respeito. (Tô com agua na boca de Curitiba e Salvador). Muito legal...
    Silvia, muita sorte, paciência, disciplina e força ai nos teus preparativos para o Doutorado. Eu particularmente, admiro muito a disposição de seguir estudando. Não é fácil mesmo, em dias de jornadas muito mais que duplas, né??
    Tenho certeza que vale muito a pena e dentro de nada, vamos acompanhar teu sucesso merecido.
    Ahhh.... e surta mesmo!!! Ser sensível às emoções ainda é, na minha opinião, demonstração de "sangue nas veias".
    Bjs
    Nair

    ResponderExcluir
  8. Eu de novo!!!
    Não sei se chega a ser um tema muito interessante, pq é uma festa bem "española", ou seja bem local, mas por estes dias (no mês de São José que é o dia dos pais) em Valência ocorrem as tradicionais "Las Fallas". Já ouviu falar??? Estive uma vez, e é culturalmente interessante, além de "impressionante" o tamanho daqueles bonecos... Enfim, quando você estiver por lá ... quem sabe consegue saber mais sobre o tema, né???
    Bjs
    Nair

    ResponderExcluir
  9. Nair!!!
    Nooossa, Las Fallas são famosas mesmo(pelo menos para quem estuda a cultura espanhola!). Mas eu não conheço pessoalmente também. Além do que, abril tem a Feira de Sevilha que, para mim, é a festa mais "espanhola" de todas... com aqueles milhares de sevilhanas, charretadas, lindo, lindo, lindo... Ah, toda festa popular é simplesmente adorável! E as nossas festas juninas, hein? Se você analisar, são muito mais legais e complexas do que o carnaval! Beijoooos!

    ResponderExcluir
  10. Olá..menina olha eu matraqueando novamente...quem entra uma vez..não para mais né...
    adorei a filosofada..do pensamento.srsrsr..

    não desiste não heim...
    "vitória e o que vem depois da cruz"..kakka..olha eu surtando aqui..mas vamos lá...dpois é só comemorar..a melhor parte né..

    bjinhos..t mais!!!

    ResponderExcluir