domingo, 18 de março de 2007

Os sete pecados capitais do turista

1. GULA
Turismo gastronômico é uma coisa. Sair comendo tudo e exageradamente o que encontrar pela frente é outra. Pergunte antes se a comida local leva muita pimenta, muita gordura ou muito dendê. Os desarranjos intestinais são o nº 1 da lista de inconvenientes que podem estragar sua viagem. Passar de segunda a sexta comendo moqueca na Bahia é pedir para conhecer o hospital no sábado. Tomando água de coco.


2. LUXÚRIA
Se sua viagem não for aquele cruzeiro para solteiros, não saia à caça desesperadamente. Xavecar é permitido, mas abusar da sua volúpia e devassidão em terras estranhas vai dar um bafafá daqueles. Lembre-se, Sodoma e Gomorra são dois destinos fora de moda. Todo e qualquer lugar tem suas regras. Uma cidade do interior do Ceará, por exemplo, com certeza deve possuir um modus-operandi diferente da capital, Fortaleza. Fique atento.


3. AVAREZA
Viajar uma vez ou outra na classe-pau-de-arara, vá lá. Mas passar três noites dormindo dentro de um trem europeu para economizar a diária do hotel é fria!
Quem dorme em trem, na verdade não dorme e perde o outro dia porque invariavelmente está cansado. Ser mão-de-vaca-muquirana em alguns contextos é necessário. Mas se sua sovinice e mesquinhez passarem dos limites, você se sentirá o viajante mais pobre e humilhado do planeta. Momentos de extravagância devem, sim, fazer parte do seu roteiro.


4. IRA
Já foi dito no primeiro capítulo deste blog: lugar de mal-humorado é em casa. Toda viagem tem seus imprevistos. E, costumo dizer, todo imprevisto é um teste. Passe pelas provas com dignidade e respeito. Xingar, blasfemar, tratar mal o taxista e brigar com o recepcionista do hotel são atitudes que só vão encaixar você no rol dos mal educados e grosseiros. Seja sempre gentil, fale baixo, por favor e obrigado. Em caso de ser mal tratado busque diretamente o chefe, o gerente ou a supervisão. Mesmo assim, esteja seguro de que o certo é você.


5. SOBERBA
O pior que pode acontecer é viajar com gente que se acha! Sabe aquele tipo matraca (glupt!) que não para de falar, contar, descrever, enumerar - tim tim por tim tim - tudo que já viu, percorreu e conheceu? Compartilhar conhecimento é fundamental, mas ficar exibindo sua inteligência barsiana a cada monumento ou museu visitado é muito chato e desagradável. Contenha-se!


6. PREGUIÇA
Para um turista, este estaria entre os pecados mortais sem chance de perdão. Viagem exige planejamento, pesquisa, leitura e muita disposição. Quem tem preguiça de ler, não gosta de planejar, busca a inércia dos lugares ou a vadiagem dos destinos merece ir direto para o purgatório. Somente um conclave com toda a armada celestial para salvar a alma de um viajante preguiçoso.


7. INVEJA
Se os outros viajam e você não, a culpa – seguramente – é sua! E não dos outros. O livre arbítrio existe para que VOCÊ decida o que fazer com o seu dinheiro. Se a prioridade na sua vida é ter uma televisão de 42 polegadas, invista nela! Mas não demonstre aflição na prosperidade dos que vivem de malas prontas. Entenda que os turistas profissionais viajam não porque tenham dinheiro, mas porque o patrimônio que eles buscam nenhuma moeda pode comprar.

.
Post relacionado:
.
Os 10 mandamentos do viajante

23 comentários:

  1. Oi, Sílvia! Adorei o teu post de hoje!!! Muito bom mesmo!!!
    Aproveitei pra pegar a receita do risoto, pra tentar a minha investida na cozinha!
    Beijos, Carol Vianna.

    ResponderExcluir
  2. Amei esse texto, muito bom mesmo!
    Tentarei não cometer nenhum desses pecados na viagem... rsrsss
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Qual é a penitência para os pecadores?

    ResponderExcluir
  4. Uma viagem a Cubatão, com tudo pago. Nem é tão castigo assim.

    ResponderExcluir
  5. Ai que horror..
    Me vi em mais de um e mais de uma vez!!! rsrs..
    Mas sabe que quando a gente começa a pensar nos "perrengues" que já passou (eu já tive desde mala estraviada num aeroporto famosíssimo da Europa, até carro quebrado em plena serra voltando de Campos do Jordão e na madrugada) é que a gente se dá conta, de que o maior patrimônio é realmente esse de experimentar coisas que dinheiro nenhum paga que ninguém te tira.
    Adorei o texto.
    Bjoka
    Nair

    ResponderExcluir
  6. Carol, ¡SALUDOS!
    Depois a gente tem de fazer uma paella valenciana! ;-)

    ResponderExcluir
  7. Silvia Imaculada: viajando comigo, você não vai cometer pecado nenhum! Se não te deixo de enfeite lá em Cascia.

    ResponderExcluir
  8. Sirlene e Murica: o casal 20 do Matraqueando! Cubatão não é castigo, não! Visitar uma cidade que deve desaparecer em poucos décadas é motivo de sorte e orgulho! Penitência mesmo é ir para Moreré! ho ho ho ho

    ResponderExcluir
  9. Ow, Nair! Don´t worry: quem já viajou bastante cometeu pelo menos cinco desses pecados. Nada como um sincero ato de contrição para alcançar a misericórdia dos anjos mochileiros! rararara!

    ResponderExcluir
  10. ahahahahahahaha!
    Tô morrendo de rir! Silvinha, da onde você tira isso? kakakaka!

    Agora, é sério: LIVRAI-NOS DE TODOS OS MALES... porque não sabem o que estão fazendo.

    ResponderExcluir
  11. EU? De onde eu tiro? Eu sou a maior pecadora...: falo muito, como muito e bato em quem me trata mal. Mas já fiz meu ato de contrição.

    ResponderExcluir
  12. Moreré é castigo?? BLASFÊMIA... desse jeito você vai arder no mármore do inferno.

    ResponderExcluir
  13. AAAAAAAAAAAAAAAAaaadorei o post.....Desci ao plano dos mortais para ler o dito e....FELIZMENTE você redimiu metade da (des)humanidade!!..hahahahaha
    Confesso sem falsa modéstia que...NUNCA COMETI um pecado desses.....sabe pq?
    POR QUE EU ERA A ALMA PENADA QUE VAGAVA CAÇANDO MALAS (com rodas ou com duas pernas), tomava esporro até do vento e acompanhava turista "pecador"ao médico! hahahahaha
    É...ser anjo de guarda de turista não é fácil...Mas a justiça "turística e cultural"se fez e....
    A MOCHILA TÁ SEMPRE PRONTA!
    Grande abraço e....abençoados sejamos os aventureiros!
    Elisa Cuevas

    ResponderExcluir
  14. huahuahuahuahuahuahua! ALMA PENADA? Só você mesmo, Elisa! Quando eu digo que o purgatório é aqui na Terra, ninguém acredita. Mas que eu fico azulzinha de inveja quando vejo um viajante com aquela mala de rodinha durinha da samsonite... ah, fico!
    Ops, ao ato de contrição...




    ..........{\......._____.....,
    .........{*.\.....(*~*~*).../}
    ........{.~.*\....////^^\../~}
    ........{*....\..(((/.6.6./.*}
    ........{..*.~.\.)))c..=.)*..}
    .........{*...*.////'_/~`.~.}
    ..........{~.*.((((.`.`\.*}'
    ...........`{.~.)))`\.\))_.-:<*>
    ..............`{.(()..`\_.-'`.`:'
    ................`)/.`..|
    .................(....\' \
    ..................\....\.\
    ............_ .__\...| /
    ............|` `'...``Y;
    ............|./``-../../
    ............`'......|./
    .................../.`-.
    ...................`----

    ResponderExcluir
  15. Boa, Sílvia!!! Adorei a idéia da Paella!!!
    Aliás, quando vai ter curso gastronômico no instituto?? ;)
    Beijos, Carol Vianna,

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!
    Acho que só vai ter em agosto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qual o seguro de viagem internacional mais barato para ir para Europa que obedeça aquele crit´rio de 30.000 euros..... Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá... cheguei aqui por indicação do indavoula.blogspot.com

    realmente foi um prazer ler o seu texto...

    parabéns! =)

    ResponderExcluir
  19. Olá. Adorei esse post e fiquei feliz porque por ele eu posso me considerar uma boa viajante.
    Viajar é a coisa mais gostosa que se tem pra fazer na vida e eu adoro planejar tudo e deixar umas brechas para que o acaso oconteça.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. úia, adorei o item Inveja! Arrasou. Ah, mas que eu adoro uma preguiça, isso gosto. E acho que ela pode ser muito bem utilizada em viagem.

    ResponderExcluir
  21. Ah Silvia!!! Mto bommmmm!!! Não que nenhum viajante seja santo, mas evitar esses pecados faz com que qualquer viagem fique BEEMMMM melhor e mais prazerosa! :-)
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Não sei que pecado é este, mas não tem coisa mais pénosaco do que turista com saudade de arroz com feijão e travesseiro. Adorei o texto.

    ResponderExcluir