segunda-feira, 19 de março de 2007

CANADÁ: 15 dicas, trecos e coisas.

1. O dólar canadense é ainda mais barato que o dólar americano. Para fazer turismo em terras desenvolvidas ou imersão de inglês esse é o destino mais econômico da América do Norte.

2. Tem a vantagem do lado leste falar francês (Montreal, no estado de Quebec), o que dá aquele arzinho europeu a sua viagem.

3. Quase todos os anos o Canadá ganha da ONU o título de melhor lugar para viver do mundo. É um país que apresenta alto IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. (Só para constar o Brasil está em 67º lugar nessa lista).
.
4. É o segundo maior país do mundo, perdendo só para a Rússia. A estrada Transcanadian atravessa o território inteiro - de leste a oeste - passando por seis fusos horários.

5. Brasileiro tem de tirar o visto para ir ao Canadá. Mas é bem mais simples do que a batalha para conseguir a permissão de entrada americana.

6. Foi o único país do mundo que me mandou – até hoje não sei o porquê - para a salinha da imigração. Fiquei lá 20 minutos ao lado de indianos, marroquinos e nigerianos. Uma perfeita personagem do filme Babel. Um senhor veio, pegou meu passaporte, folheou, folheou, devolveu o documento e me liberou com um sorriso bem amarelo. Vai entender...
.

7. Você lembra do Ben Johnson, aquele velocista espetacular que foi desclassificado das Olimpíadas de Seul por dopping? Era canadense. Foi o maior mico da história esportiva do Canadá.

8. Toronto tem a maior comunidade grega, a maior comunidade portuguesa e a maior comunidade chinesa do Canadá. Aqui, o difícil é encontrar algum torontense.

9. Churchill, na província de Manitoba, é o lugar mais fácil de ver um urso polar. Eles cruzam a cidade. Mas vá rápido. A previsão é de que em 20 anos eles desapareçam por conta do aquecimento global.
.

10. Salmão para eles é a nossa carne seca. Barato e em abundância. Peça sem medo em qualquer restaurante.

11. É proibidíssimo fumar em locais públicos. Leva multa até quem estiver fumando dentro do carro com a janela fechada. Sozinho ou não.
.
12. A CN Tower, a estrutura não sustentada por cabos e em terra firme mais alta do mundo está em Toronto. Tem 553 metros de altura. O observatório – quase no topo – tem um chão de vidro, uma ousada investida arquitetônica. Dá a maior meda, só coloquei um pezinho para tirar a foto.
.
13. O verão, por motivos óbvios, é a melhor estação para visitar o Canadá. Mas vá beeeem no calorzão mesmo. Fui no início de junho, no começo da estação e ainda assim consegui pegar 5 graus negativos. No entanto, é no outono que a gente consegue ver aquela paisagem laranja-mostarda-ocre-avermelhada das árvores com folhinhas típicas do país, a Maple Tree.

14. A comida é barata. As 70 etnias que formam o país proporcionam uma variedade incrível de pratos. Sanduíches vietnamitas por C$ 1,00 e espaguete tailandês por C$ 3,00. No Chinatown. Já a pizza quadrada da rede Pizza Pizza custa C$ 2,00 o pedaço.

15. O Canadá quer você! Profissionais qualificados (eles entendem que “qualificados” são seres humanos com alto grau acadêmico, larga experiência profissional e inglês fluentíssimo; por este último detalhe eu sou uma criatura desqualificada?) estão sendo recrutados em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, para trabalhar no país por excelentes salários. Só um pormenor: tem de agüentar aquele friozinho de 30 graus abaixo de zero. Informações no consulado, clique aqui.

Fotos: Matraca´s Image Bank

6 comentários:

  1. malu bueno - flórida20 de março de 2007 às 12:02

    Fiz um curso de inglês em Vancouver (cidade costeira, com centro pequeno que pode ser desfrutado a pé, entre o mar e montanhas, próxima da Ilha Vitória, de centros de esqui (como Whisler) e parques maravilhosos como o das Montanhas Rochosas Canadenses). É a escola PLI - http://www.pli.ca . Não sei como estão os preços agora, mas a gente fica em casa de famíalia e o centro de estudos é excelente.
    Vale a pena!
    Malu Bueno

    ResponderExcluir
  2. Tenquiu véri mutcho, Malu! Já está anotado, porque estou precisando mesmo!

    ResponderExcluir
  3. No Submarino Viagens tem uma passagem para Toronto por 900 dólares em 18 vezes!

    http://www.submarinoviagens.com.br

    ResponderExcluir
  4. "O Canadá é uma federação, apresentando como forma de governo uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar como sistema político. O Chefe de Estado do país é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido"
    Achei interessante!!

    ResponderExcluir
  5. Zé, você tem razão: o Submarino Viagens está com diversas passagens com condições de pagamento super facilitadas. Apesar dos juros, com 50 dólares por mês dá para garantir bilhetes para muitos lugares do mundo! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. SAC-Guriri: mas como não me lembrei deste detalhe tão importante? Deveria ter sido um tópico do post, PORQUE É BEM CURIOSO MESMO! Inclusive dia 20 de maio é feriado nacional no Canadá. Comemora-se o DIA DA RAINHA!

    Sac-matraca é cultura!

    ResponderExcluir