segunda-feira, 12 de março de 2007

Choveu? Vá de museu, livraria ou shopping.

SHOPPING? Sim, eu disse shopping. Não me entenda mal: só se você estiver viajando e cair aquele toró sem fim, aguaceiro mesmo! E, ainda assim, o shopping é sua terceira opção num dia de dilúvio.

A primeira, claro, é o velho e bom museu. Não existe museu sem graça. Existe museu caro, mal cuidado, muito grande, muito pequeno e até meio cafona ou incompleto. Mas sem graça, nunca! Depois, visite uma livraria. Se você estiver em uma cidade pequena procure por aquelas de rua, dos velhinhos simpáticos. Sempre têm seu charme, além do que é possível encontrar raridades entre livros e gibis antigos.

Caso sua visita seja a uma cidade maior e São Pedro decida não dar trégua, pode procurar uma megastore, como Saraiva ou Fnac: tem áudio, vídeo, CDs, DVDs, games, papelaria, cyber café e, certamente, livros. Geralmente há mesinhas de leitura e ajuda a passar o tempo. Por fim, sem nenhuma das duas opções anteriores (ou se já visitadas, mas a chuvarada ainda continuar perseguindo sua viagem) vá ao shopping.

Aproveite para comprar alguma coisinha barata: meias, caneta, uma revista Ana Maria, dois sonhos de valsa, um sabonete Dove ou – momento extravagância – um perfume importado. Nessa altura do campeonato, qualquer bobagem adquirida ajuda a disfarçar a depressão que, creia, vai atingir você depois de três dias de viagem e... chuva!

Fotos: Raul Mattar - Livraria El Ateneo, Buenos Aires. Funciona num antigo teatro. Conserva o luxuoso palco, o cenário virou um café e tem uma cúpula pintada perdidamente linda. Visita obrigatória, com sol ou chuva.

6 comentários:

  1. Olá...Silvinha, realmente tenho que tirar o chapéu para você essas dicas são maravilhosas, e isso que procuro quando chove um aconchego para minha alma, e nada melhor que um museu ou uma livraria com suas histórias,fantasias, mistérios e muitas outras coisas sensação inexplicável ou música..harmonia..tdo combinado para o clima perfeito para aquietação do corpo e da alma...
    Mas ai, existe um grande problema...que se faz parte da minha vida...e quem não tem como ir em museu...livraria...o que fazer..manda mais dicas..ssrs..
    aqui em Cia..não tem essas coisitas..por isso minha queda por Curitiba...mas valeu..parabens..

    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, viajei nas fotos. Saudades de Buenos Aires...

    ResponderExcluir
  3. Erica: na cidade da gente é difícil mesmo encontrar um "colorido" em dias de chuva. Nessa situação, que tal ficar em casa e fazer um prato típico da Índia (pergunta do Frango ao Curry para a Tia Edi) ou assistir a um belo filme que nos leve ao outro lado do mundo: Sob o sol de Toscana, por exemplo. Tem imagens lindas dessa região da Itália! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ow, Lúcia! Manda umas fotos suas de BsAs para a gente publicar aqui!

    ResponderExcluir
  5. uia..silvinha, ontem mesmo assisti o filme que vc me indicou...mto bom..lindas imagens..brigadão..ahh..manda mais dicas ok..adorei!!!

    bjus..gatia até mais..

    ResponderExcluir
  6. Ui, Erica! Ainde bem que você gostou. Esqueci de comentar que era um filminho água com açucar, mas quando termina dá uma sensação de felicidade e deixa aquela mensagem de "quem persevera sempre alcança". Sem falar na própria "viagem" à Toscana! Eu, particularmente, adorei!

    ResponderExcluir