sexta-feira, 16 de março de 2007

Estréia: Matraca na Cozinha

Risoto de Queijo com Manjericão

A sugestão do risoto neste post fez o maior sucesso. Além dos matraqueadores que pediram a receita na caixa de comentários, mais pessoas me escreveram, querendo saber o segredo do prato internacional.

Há tempos queria estrear a seção Matraca na Cozinha: o momento Ofélia do Matraqueando. Gastronomia é a alma do turismo, não é possível conhecer um lugar, de fato, sem provar a comida local. A minha idéia é colocar aqui pratos típicos - do Brasil e do mundo - sempre econômicos e fáceis de fazer. Ou seja, sem perder o nosso estilo muquirana de ser. É a maneira da gente se transportar a qualquer lugar através do sentido mais exigente: o paladar.

A historinha do risoto: é um prato típico da Itália. Nasceu em Milão pelas mãos do mestre Valerio di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. Um dia ele deixou cair açafrão, sem querer, dentro de uma mistura de arroz. Nascia o Risoto Alla Milanese, o mais tradicional de todos. Aqui, na estréia do Matraca na Cozinha, a receita do meu preferido – pelo sabor e pelo custo: Risoto de Queijo com Manjericão.
.

Ingredientes:
- 1 tomate picado
- 50 gramas de mussarela em cubos
- 1 cebola média
- 1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes (na falta, uso caldo de carne)
- 2 colheres (sopa) de margarina (ligth, sempre!)
- 1 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo (os chefs que me desculpem, uso arroz comum mesmo)
- 1 colher (sopa) de manjericão
- sal a gosto

Modo de preparo:
Pique os tomates e a mussarela em cubos pequenos. Reserve. Pique a cebola também em pedaços pequenos (eu pico bem miudinho). Coloque em uma panela o caldo de legumes e leve ao fogo até ferver. Mantenha-o aquecido. Em outra panela, coloque a margarina e a cebola. Leve ao fogo e refogue, sem parar de mexer. Adicione o tomate e refogue-o até desmanchar (eu coloco o tomate por último, junto com o queijo, porque gosto dos pedacinhos e não desmanchando). Misture o arroz e o manjericão. Refogue, sem parar de mexer, por mais 3 minutos ou até o arroz ficar brilhante. Adicione, aos poucos - uma concha de cada vez -, o caldo de legumes, sem parar de mexer, até o arroz ficar al dente. Por último, adicione a mussarela e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até a mussarela derreter. Retire do fogo e sirva quente. Custo aproximado: R$ 2,00 por pessoa.
.
BUONO APETITO!
.
Fotos: Raul Mattar

12 comentários:

  1. Uhuuu! Valeu! Que fome... vou fazer ainda hoje. E depois colocar Eroz Ramazzotti, assistir Sob o Sol de Toscana (que vc mesma indicou aqui) e me transportar a Itália por DOIS reais!
    GRAZIE.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca, mas contive-me... não fiz, espero saborear o seu mesmo, semana que vem...rsrss
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ô Sirlene! Mas você consegue viajar na maionese mais que eu, hein! FELICITAZIONE!

    ResponderExcluir
  4. Mami: pois trate de matar suas lombrigas antes. Só vou para Londrina na Páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Estou com baita fome e quando entro encontro Risoto!!!

    Minha vingaça será amnhã, porque vou comer uma Muqueca Capixaba!!

    Um QUIZ interessante!!! Por que Muqueca e não Moqueca!!

    Esta chegando a semana santa. Onde moro tem a Torta Capixaba!!!

    ResponderExcluir
  6. Putz, agora você me pegou: MUQUECA ou MOQUECA? Num sei, pesquisei mas não ecnontrei nada a respeito. E pááááára de fazer vontade na gente!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Freitas Braga18 de março de 2007 às 13:07

    Oiiiiiiiiiii,
    Em breve estarei de volta, oba!!!!
    E olha que eu sei cozinhar, comida mineira uai!!!
    Dia 28 volto para o Brasil, e espero que feliz.
    Beijao.

    ResponderExcluir
  8. Fernaaaaanda!
    Já estava quase cassando seu registro de correspondente internacional. hahahaha Mas como seu sumiço tinha um bom motivo, estamos todos esperando sua volta. E, sim, você voltará muuuito feliz e com a missão cumprida!

    ResponderExcluir
  9. Vaya pinta!!!

    Vou tentar... meu maridinho agradece!!!

    Nair

    ResponderExcluir
  10. "Um nobre capixaba, seu Délio Grijó, famoso por suas defesas acaloradas de nossa terra, disse-me que os antigos ilhéus (moradores da ilha de Vitória) escreviam com 'U'".

    A verdeira e única Muqueca é a Capixaba, o resto é PEIXADA.

    ResponderExcluir
  11. hahahahaha! Boa. SAC-Guriri: falou e disse!

    Sac-matraca é pura cultura!

    ResponderExcluir
  12. Nair: sorte sua que você tem um "maridinho". Porque com o meu, de 108 quilos, vão dois baldes de risoto por vez! huahuahuahua!

    ResponderExcluir