


Fotos: Aeroporto de Curitiba na semana passada quando tudo parecia voltar ao normal. (Raul Mattar)
Além disso, Curitiba acha chique ser primeira em quase tudo: a primeira Universidade Federal do país nasceu na cidade. A primeira rua brasileira projetada em espaço fechado (hoje um pouco decadente) - a Rua 24 Horas - está bem no centro da capital. Tem o único museu do mundo em forma de olho. Assinado por Oscar Niemeyer.
O pioneiro ônibus Ligeirinho, uma espécie de metrô sobre rodas, transformou a vida de quem depende do transporte coletivo. Ainda não é perfeito, eu sei. Existe superlotação em horários de pico e em alguma rotas ele é o Demoradinho. Mas o sistema é tão inovador, que cidades como Los Angeles já estão adotando o mesmo modelo.
A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, construída no século 18, tem uma escadaria que liga o templo com a ladeira do Carmo. O escritor baiano Dias Gomes gravou sua famosa obra “O Pagador de Promessas” no local. O filme ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, no início da década de 60.
O CONVENTO
A Igreja e Convento de São Francisco é linda. Tem todo o interior coberto de ouro. Para quem conhece Ouro Preto, não deve impressionar muito. Mas a fachada barroca de 1723 e os painéis de azulejos portugueses – que reproduzem a lenda do nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais – fazem do lugar único no Brasil e no mundo.
O QUE MAIS?
Existem mais mil e uma atrações no Pelourinho. Qualquer casinha, qualquer pedrinha, qualquer lojinha tem um valor histórico, artístico, cultural ou popular. É passeio para o dia todo. É lembrança para a vida inteira.
Fotos: Matraca´s Image Bank
7. Você lembra do Ben Johnson, aquele velocista espetacular que foi desclassificado das Olimpíadas de Seul por dopping? Era canadense. Foi o maior mico da história esportiva do Canadá.
8. Toronto tem a maior comunidade grega, a maior comunidade portuguesa e a maior comunidade chinesa do Canadá. Aqui, o difícil é encontrar algum torontense.
15. O Canadá quer você! Profissionais qualificados (eles entendem que “qualificados” são seres humanos com alto grau acadêmico, larga experiência profissional e inglês fluentíssimo; por este último detalhe eu sou uma criatura desqualificada?) estão sendo recrutados em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, para trabalhar no país por excelentes salários. Só um pormenor: tem de agüentar aquele friozinho de 30 graus abaixo de zero. Informações no consulado, clique aqui.
Fotos: Matraca´s Image Bank
Primeiro: se você continuar pensando assim não tenho dinheiro, estou quebrado, na pendura, sem a paia, durango... nunca vai ter mesmo! Diga: estou passando por um período de transição e nesta ocasião fico impossibilitado de fazer alguns passeios. Maktub. Bem, passada a seção zen-indiana-Deep-Choprak do Matraqueando, voltemos à realidade. Sem dinheiro, faça um risoto e sirva aos amigos. Risoto é prato internacional, italiano, chique, barato e fácil de preparar. E reunir amigos é a melhor viagem que você pode fazer.
.