quinta-feira, 30 de julho de 2009

Espanha a 50 euros por dia - Parte 3

ONDE FICAR NA ESPANHA

O Hostal - uma espécie de pensão brasileira - é a hospedagem frequente e por excelência para quem quer dormir gastando pouco na Espanha. Geralmente está localizado em prédios antigos, com elevador (quando há) portando aquelas gradinhas de ferro quadriculadas que a gente tem que abrir ou fechar com as próprias mãos. Assim como a rede de albergues, os hostales podem oferecer banheiros no quarto ou não. Quase sempre sem café da manhã que - em 90% dos casos, vantagem - estão incluídos nos albergues. O grande diferencial de um (bom, que fique claro) hostal é o atendimento. É como se a gente ficasse hospedado na casa de amigos. A recepção é na sala (literalmente) e o dono quase sempre está ali para receber você. Detalhe: a maioria não aceita cartões de crédito.


Foto: Bar Tio Pepe, em Barcelona. Lugar típico para "ir de tapas". (Raul Mattar)

HOSPEDAGEM ECONÔMICA NA ESPANHA

Na Espanha - assim como em Portugal e na Grécia – os seus 50 euros devem render mais. A oferta de hospedagem econômica é ampla. E quando se consegue dormir decentemente pagando pouco, sobra cascalho para desfrutar da boa (e também barata) comida do país. Em Madri, o Hostal las Murallas pode ser um excelente custo benefício para um casal. O quarto duplo está a partir de 38 euros (19 por pessoa) com televisão e banheiro privado. Sem café da manhã. Os quartos são bem simples, mas o hostal está muito bem localizado, a 100 metros da Gran Via, ao lado da Puerta del Sol. E os três museus - Prado, Thyssen y Reina Sofía - ficam a 15 minutos andando dali. Para tirar a barriga da miséria pague apenas 8,50 euros para dormir (com café da manhã incluído) no quarto coletivo do Albergue Juvenil Santa Cruz de Marcenado (c/ Santa Cruz de Marcenado, 28. Tel.: 915.474.532). É bem impessoal, não tem cozinha para o hóspede, mas oferece um microondas.

Outra pechincha na capital espanhola é o Barbieri International Hostel . O quarto de casal sai a 32 euros (16 por pessoa), com café da manhã! Mas os banheiros são no corredor. E eles oferecem uma novidade: a tarifa diurna de 5 euros para quem quer só tomar um banho, usar a cozinha e deixar as malas na sala de bagagem. Para subir um pouco na vida sem ter que apelar para um concierge conheça o Hostal Victoria. Apesar da decoração cafonilda, os quartos - reformados - têm toalhas brancas, ar condicionado, frigobar, TV e estão de frente para a Puerta del Sol. A diária está a partir de 40 euros para o casal (20 por pessoa). Aceita cartão de crédito, o que é raro nesse tipo de hospedagem.

A 50 metros da Casa Batló de Gaudí e a cinco minutos caminhando do calçadão Las Ramblas está o Centric Point Hostel, em Barcelona.  Excelente localização. A diária nos dormitórios sai a partir de 16,90 euros com um delicioso café da manhã. O staff não é dos mais amáveis, mas a excelente localização e o ambiente agradável farão você esquecer qualquer grunhido na recepção. Para ficar no Bairro Gótico, invista na simples e honesta Pensão Alamar. Quarto duplo a partir de 36 euros (18 por pessoa) e oferecem, sem cobrar nenhum adicional, berço para crianças até dois anos. Não tem café da manhã, mas a cozinha está à disposição dos hóspedes. Banheiro no corredor, o que pode ser um baita inconveniente para quem viaja com o bacuri. Mas por uma ou duas noites... quem sabe.

O Center Hostel Valencia pode ser uma boa e econômica opção para se hospedar quando você for conhecer a Cidade das Artes e da Ciência, em Valência. Fica no centro, ao lado da Plaza de la Virgen. O café da manhã está incluído e oferece internet wi-fi grátis. Tarifas a partir de 16 euros por pessoa, em quartos coletivos. Não tem habitación doble. Outra opção é o Hostal Moratín, também no centro da cidade. O quarto duplo sai a partir de 40 euros (20 por pessoa) com chuveiro. O café da manhã continental custa 2,50 euros. Quando for conhecer o Alhambra, em Granada, hospede-se numa típica casa Andaluza. O Hostal Landazuri têm quartos cômodos, com banheiro e uma linda vista para o monumento. A partir de 40 euros, o casal. Café da manhã a partir de 2,50 euros.

ONDE COMER NA ESPANHA

As tortillas - uma espécie de omelete com batatas - está para a Espanha assim como a coxinha de frango está para o Brasil. São populares, saborosas e podem ser encontradas em bares, restaurantes e nos supermercados. Existem paellas (o tradicional prato temperado com açafrão que geralmente inclui - com algumas variações - arroz, frutos do mar e legumes) por todos os cantos e preços. Nem sempre a mais cara será a melhor. Por uma média de 9 euros você encontra paellas individuais recheadas e decentes. Algumas porções são tão grandes que às vezes servem duas pessoas.


Foto: Café da manhã em uma panadería espanhola. (Raul Mattar)


Para desfrutar do modo mais espanhol de beliscar comidinhas, vá de tapas - o petisco espanhol. Existem tantas variedades, que eu não saberia mencionar nem 30% aqui. Os tira-gostos vão das nossas conhecidas azeitonas, passam pelo tradicional jamón ibérico e chegam a elaboradas receitas como a banderillas, que levam presunto, salmão, cogumelos, camarão, aspargos, ovos de codorna, batatinhas, kani e anchova. Tudo acompanhado por uma cremosa pasta alho e óleo.

Em diferentes cidades da Espanha você encontra a cadeia de restaurante FrescCo. O buffet completa inclui saladas, prato quentes, sobremesas (geralmente frutas das estação) e bebida (que pode ser água, refrigerante, chopp ou vinho) por módicos 8,50 euros por pessoa até às 18h. Depois, custa 9,95 euros. Todos os restaurantes são novos e aconchegantes, apesar do burburinho (vivem lotados!) na hora das refeições! Você encontra a rede em Madri, Barcelona, Sevilha, Bilbao, Valência, Granada, Salamanca, entre outros lugares. Consulte o site deles para saber onde há um restaurante mais próximo de você.

Na capital espanhola você também pode conhecer a Taberna Alhambra. A Paella Mixta está 7,00 euros. Ambiente típico. A três quadras da Puerta del Sol. Em Valência experimente a tradicional cozinha mediterrânea na rede Neco Buffet, no estilo do FrescCo. Comida à vontade, com diversas sobremesas a 9,85 euros por pessoa durante a semana, por exemplo. No sábado e domingo vai para 12,90 euros. Não inclui bebidas. Ah, e para seu churros com chocolate quente se aconchegue no El Gran Café,  no número 09 da rua Carrer d’Avinyo, no centro histórico de Barcelona. Para comer lá é caro, mas dois churrinhos não vão matar ninguém. O edifício, todo em arte noveau, é de 1920. Ambiente sofisticado para você se lembrar de que também é filho de Deus.

SESSÃO MÃO-DE-VACA-MUQUIRANA

Nos supermercados Al Campo  procure pelo produtos Primer Precio. Estão por todas as gôndolas. São 40% mais baratos que os concorrentes, com a mesma qualidade. Entre no site para ver onde há uma filial mais próxima de você. Pizzas médias, por exemplo, a 2,30 euros. Existem massas prontas (ravióli, capeletti e talhatelli) com vários temperos (ricota, pesto, carne ou quatro queijos) a partir de 1,85 euros.

MOMENTO EXTRAVAGÂNCIA

Programe-se para ir a Girona experimentar o menu degustação do estreladíssimo-top-mega-über restaurante El Bulli, do chef catalão Ferrán Adrià. O menu degustação está 220 euros. Só que para este ano,
lo siento. Não há mais lugares. Mas fique atento: em outubro dezembro eles devem abrir as reservas para o ano que vem.

Ó QUE CURIOSO


A expressão “sangue azul” surgiu na Espanha na época que o país foi invadido pelos árabes. A nobreza percebeu que suas veias eram mais azuladas que a de outros povos como os mouros, por exemplo. Por isso, hoje em dia associamos o sangue azul à gente de “linhagem”.

UM FILME PARA INSPIRAR

Volver (2006), de Pedro Almodóvar.



ESPANHA LEMBRA

Guernica, churros, notívagos, Joan Miró, tinto verano, ¿por qué no te callas?, nossa família.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

Há festa o ano inteiro nas mais diferentes cidades espanholas. Se puder, evite o alto verão, principalmente na Andaluzia, onde os termômetros batem facilmente a casa dos 40 graus. Na Semana Santa, Sevilha enlouquece (e os preços ficam absurdos) com a Feria de Abril. O festival Las Fallas, de Valência, acontecem em março. O inverno não é muito rigoroso, mas lembrando que a Espanha tem a Sierra Nevada. Dependendo do seu destino, coloque bastante roupa de frio na mala. Para garantir melhores preços vá em fevereiro, março, outubro e novembro.

Site do país: www.spain.info
Embaixada brasileira: Calle Fernando El Santo, nº 06 (3491) 700-4650 – www.brasil.es

NA SEMANA QUE VEM DESEMBARCAMOS NA FRANÇA. VOILÁ!

Posts relacionados:
Europa a 50 euros por dia - Introdução
Europa a 50 euros por dia: manual do usuário
Europa barata: 10 dicas para economizar com dignidade
Europa barata: hospedagem, alimentação e transporte
Alemanha - Parte 1
Alemanha - Parte 2
Alemanha - Parte 3

Espanha - Parte 1
Espanha - Parte 2

14 comentários:

  1. É uma pena que em menos de 24 hs hajam duas noticias para terras tão acolhedoras (na minha opinião), como é Espanha. Mas enfim, vamos torcer pela paz no mundo.
    Adorei a série! Pra mim, foi especial...jejeje!
    Beijos
    Nos vemos em Paris, tré chic... (virge, como será que escreve isso??)rs.
    Nair

    ResponderExcluir
  2. Me refiro às notícias de terrorismo, infelizmente.

    Nair

    ResponderExcluir
  3. Silvia, está demais essa sua série!!! Merece destaque no Riq :-)
    Ai, a Espanha...(suspiros)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. TO ADORANDO A SERIE
    SOU DOIDA PRA CONHECER O INTERIOR DA FRANÇA E DE PORTUGAL, INCLUINDO ITALIA, E MAIS UM ANINHO PASSEANDO , KKKKKKK, BEIJO QUERIDA
    BOM FINAL DE SEMANA,

    ResponderExcluir
  5. Mmmm, elBulli... :-) A propósito, as reservas para o ano que vem abrem em Dezembro de 2009. E, enquanto isso, dá pra se divertir com o livro dele (que é show): A Day at elBulli (Ferran Adrià, Juli Soler, Albert Adrià).
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir
  6. Filhinha Número 1!!!!!
    Cada vez melhor este blog!!!
    Delicioso.... maravilhoso!!!!
    Uau!!!!
    Mas dá ua fooommeeeee!!!
    E são 10:00 ainda!!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Nair: eu tenho fé, sempre, de que tudo será melhor! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Emilia: se o Riq vir a sessão mão- de-vaca-murquirana, mais as hospedagens pensão-hostel-albergue.. ele me deserda! hahahaha! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Angie, é verdade, as reservas começam em dezembro. Assim que puder corrijo lá no post! Boa dica a do livro! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Karol, comece a se planejar.. viajar está cada vez mis fácil e mais barato! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Tio Edi: ui, ui... e eu, refazendo esta série... está me dando um comichão, quero ir para Europa, mas não de férias e, sim, para passar uns seis meses! :-)

    ResponderExcluir
  12. Ficamos no Hostal Madrid. No centro, na calle Atocha. Custa 50 euros o casal. http://hostalmadrid.com/

    ResponderExcluir
  13. Sil, vc podia fazer tbm um post com as suas dicas de bagagem, né, sei lá, fotografar o q vc levou, pra iluminar as mentes atrapalhadas de pessoas inseguras q tendem a carregar o mundo por nao saber selecionar... ;]
    bjoooo

    ResponderExcluir
  14. RNT, eu queria mesmo era fazer um vídeo com estas informações, porque é muito importante O QUE LEVAR e QUANTO LEVAR DE ROUPA. Tá prometido! Logo você verá as informações aqui! Bjs!

    ResponderExcluir