quinta-feira, 16 de julho de 2009

Europa barata: 10 dicas para economizar com dignidade



Compre um bom guia de turismo sobre a Europa.
Não, lamento informar, mas esta série que você está lendo não é um guia. Pelo menos não daqueles tradicionais, cheio de mapinhas, imersão histórica e listados completos de museus e restaurantes. Você tem em mãos uma espécie de manual de sobrevivência, onde encontra – de forma prática e resumida – dicas e sugestões para otimizar sua viagem gastando pouco. Já o guia tradicional vai ajudar na visualização da viagem e na deliberação de prioridades. Saber o que é essencial ou acessório no velho continente pode fazer uma grande diferença no seu orçamento.

Planeje com antecedência. Se você é daqueles que não conseguem visualizar o que vai fazer daqui a seis meses corre o risco de pagar bem caro por uma viagem que podia custar muito menos. Hospedagem decente e econômica, por exemplo, lota rápido. Saber economizar na diária do hotel – sem precisar ficar na classe pau-de-arara – é uma das senhas da Europa a 50 euros.

Viaje fora do período de férias – tanto deles como o nosso. Na baixa temporada você tem alto poder de barganha nos hotéis e possibilidade de ganhar up grade nas companhias aéreas. Além do que, vai enfrentar menos filas nos principais pontos turísticos, economizando tempo - seu bem mais precioso numa viagem.

Procure um escritório de informações turísticas. Geralmente eles estão bem localizados nas grandes cidades, próximos aos principais pontos de visitação. Pegue mapas e folhetos explicativos. Munido de informação é mais fácil fazer charmosos passeios a pé. Que são grátis!

Faça um bom seguro internacional de saúde.
Com cobertura mínima de 30 mil euros. Além de ser exigência para entrar em muitos países europeus, nunca se sabe o que vai acontecer. Será o investimento mais barato da viagem. Sem um seguro, quatro horas internado tomando soro pode custar o dobro do que você pretende gastar em uma semana de hospedagem.

Leve pouca bagagem. Ou você pretende arrastar 20 quilos escada abaixo nas estações de metrô? Quem leva muita coisa acaba pedindo arrego e só quer saber de táxi. Dependendo do trajeto, a corrida fica mais cara do que três dias de almoço.

Nunca troque dinheiro nos aeroportos. Você vai perde no câmbio. As diferenças de taxa podem chegar a 10%. Se possível, já saia do Brasil com euros - a moeda corrente em todos os países visitados nesta série, menos a Inglaterra. Leve algo de trocado para as primeiras despesas e, pelo menos, um cartão de crédito internacional. O Visa Money pode ser bem interessante. É um cartão de débito pré-pago. Você compra em casas de câmbio aqui no Brasil, coloca o valor carregado com dólares americanos, euro ou libra. É uma espécie de banco particular que permite saques e compras, mas cobra uma taxinha de US$ 2,50 por cada transação efetuada.


Use lavanderias automáticas. Nem pense em lavar alguma peça nos hotéis ou mesmo nos hostels. Na Europa existem lavanderias automáticas em cada esquina. Elas parecem difíceis de operar. Mas – garanto – vai ser mais simples do que entender o metrô de Londres, por exemplo.

Não use o telefone do hotel nem faça ligações usando o cartão de crédito. Para ligar para a casa abra uma conta no Skype – skype.com. Em qualquer cyber café você poderá fazer ligações do computador a um telefone fixo ou celular pagando uma tarifa simbólica. E se a chamada for de computador para computador, sai de graça. Você só paga o tempo que ficar no cyber. Se preferir, por 5 euros compre cartões de telefone internacionais. Caso seu celular seja GMS, adquira um chip local.

Evite compras se não quiser estourar o orçamento. Uma bugiganga aqui e um balangandã acolá no final da viagem podem custar caro. Souvenires? Existem muitas coisas que custam pouco. Sou adepta dos imãs de geladeira que representam o lugar visitado. São baratos e não pesam na mala.

Foto: vitrine de uma cafeteria de Sevilha, na Espanha, onde sempre é possível tomar um café e comer um docinho por menos de 5 euros.
(Matraca's Image Bank)

Agora, conte pra nós: QUAL É SUA DICA DE ECONOMIA NO VELHO CONTINENTE?

Post relacionado:
Europa a 50 euros por dia - Introdução
Europa a 50 euros por dia: manual do usuário
Europa barata: hospedagem, alimentação e transporte

13 comentários:

  1. Oi Sílvia,
    Eu gosto do Guide Routard, que tem várias dicas (inclusive para low budget). O site deles é só em francês (pelo menos eu nao achei a versao english), mas eles estao com uma matéria muito boa sobre viajar quase sem dinheiro. Como alternativa de hospedagem, eles indicam:
    www.hospitalityclub.org
    ou
    www.couchsurfing.com
    onde você pode ficar de graça na casa de alguém :-) (acho que se eu fosse alguns anos mais jovem e aventureira, com certeza experimentaria essa modalidade!)
    Ou o www.servas-france.org, que é uma ONG com mais de 20.000 albergues listados, onde você pode ficar 2 noites gratuitamente (pagando 19€ como taxa de adesao).
    Quanto a visitas a museus, eles dao várias dicas como pagar mais barato também. Na França, por exemplo, todos os museus sao de graça no primeiro domingo de cada mês (mas é bom ir beeeeeem cedo, porque museus como o Louvre lotam nesse dia!).
    Algo que eu adoro fazer, e acaba poupando custo na estadia, é ficar em B&B ao invés de hotéis. Eu acho que eles tem um toque muito mais pessoal, e possibilita, muitas vezes, conversas interessantes com pessoas do local. Fiquei em B&B na Escócia e na França (que, inclusive, era um castelo!!!) e foi muito legal! Namorido ficou em B&Bs na Irlanda (alguns eram muito baratos!) e disse que foi ótimo também!
    Beijos, e boa viagem a todos :-)
    Angie

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia!!
    Passei para avisar que tinha colocado um link pro teu blog la no meu e me deparei com esse texto bem legal!!
    Minha dica adicional seria a de fazer contato com todos amigos e parentes que moram por aqui, já que hospedagem é um dos custos mais altos dos mochiloes na Europa. Já recebi amigos e já fui hospedado varias vezes.. é sempre um prazer reencontrar amigos, alem de economizar :)
    Uma vez em Londres dormi no chao do quarto de um amigo e me sentia em um hotel 5 estrelas :D
    Bjos e bom fim de semana,
    Michel
    www.rodandopelomundo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia,
    Adorei o titulo: "Economizar com dignidade". E isso è o que tem de mais dificil numa viagem, pois a "dignidade" nao è so uma questao de dinheiro, mas tb de prioridades.
    Essa serie està otima e promete!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Silvinha, que fantástica a iniciativa. O blog tá sempre se superando!
    Recebi a resposta do e-mail. Obrigadão e lembre-se, não se incomode muito.
    Dica de economia? rs... Bom, eu a primeira coisa que fiz toda vez que cheguei ao velho continente foi comprar aqueles passes de metrô que já são integrados com ônibus e que se você compra vários de uma vez, ganha algumas viagens e não economizei em "sola de sapato"...rsrs. Cheguei a fazer vários percursos entre um lugar e outro, a pé. Pois é, além de barato, você se depara com esquinas e cantos incríveis!
    Acho que nunca peguei um táxi na Europa. (ah sim, peguei em Palma de Mallorca, mas ai não tinha metrô).rsrs...
    Bom, minha dica: muito metrô+ônibus+caminhadas!
    Beijocas
    Nair

    ResponderExcluir
  5. Adorei, ANGIE! Já tenho um material específico para o Couchsurfing. E B&B é sempre uma boa pedida! Em Roma me hospedei em um B&B uma vez, ao lado da estação Termini. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. MICHEL! Puxa, se a pessoa conseguir ficar na casa de amigos, esses 50 euros viram um luxo só! Valeu! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. LUISA, quem estiver achando que vou recomendar SOFRIMENTO, está enganado. A ideia é ser feliz, sobretudo! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. NAIR: você é das minhas! No post de amanhã (com dicas gerais de hospedagem, alimentação e transporte) vou falar desses passes. É sempre bom saber de antemão o que se pretende fazer, para analisar se compensa o passe ou o ticket avulso! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sílvia. Há muito eu não comentava nada, mas sou "seguidora" do
    Matraqueando! Não tenho uma dica específica para o velho continente, mas vale destacar algo que vai cair bem em qualquer lugar do mundo: domine o seu deslumbramento e observe. Observe aquilo que os nativos compram, comem, vestem, como se deslocam... Aprende-se mais e, certamente, o bolso agradecerá. bjs

    ResponderExcluir
  10. Margareth: perfeito o "domine seu deslumbramento" como dica. Isso merece um post à parte! hahaha! bjs!

    ResponderExcluir
  11. Da Europa eu só conheço Espanha, Gibraltar e Portugal.Em Madri eu fiquei num albergue bem localizado, o que me fez poupar com condução e consegui entrar gratuitamente no Reina Sofia. Eu so penei com as malas no metro(não tinha escada rolante) e no hostel(não tinha elevador).Voltando da Andaluzia para Madri eu economizei uma diária de hostel indo de õnibus para Lisboa.Eu ganhei 50% de desconto na passagem por ter feito a reserva com trinta dias de antecedência e o ônibus era super confortável. Eu peguei o último ônibus em Madri e cheguei de manhã em Lisboa.Não aconselho essa proeza para os que não conseguem dormir no ônibus.Afinal viagem para mim tem que ser sobretudo algo prazeroso e nunca um martírio. Silvia, eu acho que os albergues aqui no Japão dão de dez a zero nos da Europa.Aqui todos os albergues e hotéis econômicos possuem "coin laundry".Estou adorando essa série de posts, deu para notar que eu também sou muquirana né.Eu acho o preço das passagens aéreas internacionais no Brasil extorsivos.Beijos

    ResponderExcluir
  12. Neide! Nossa, adorei saber desse descontaço nos ônibus para quem compra com antecedência. E, de fato, economizar noite de hotel dormindo em trem ou ônubus pode ser o fim da viagem. A gente acorda (se é que dormiu) cansado e sem disposição. Quando não, com o corpo dolorido também! Em relação aos preços das passagens aéreas internacionais, a coisa está melhorando. O governo liberou a band atarifaria e agora a concorrência vai, com certeza, derrubar os preços dos bilhetes! Obrigada e quando quiser, por favor, nos dê mais dicas! ;-)

    ResponderExcluir
  13. Silvia uma dica que eu acho legal é tentar fazer uma das refeições do dia comprando comida no supermercado, como vc disse nos outros posts! Na França e Belgica por exemplo dá para comprar um prato de queijos uma garrafinha de vinho e ser bem feliz! =)

    ResponderExcluir