segunda-feira, 9 de março de 2009

Projeto Tamar na Praia do Forte



Não precisa ser nenhum ativista do Greenpeace para querer visitar o Projeto Tamar na Praia do Forte, litoral baiano. Apoiado por diversas parcerias entre ONGs e governo, o projeto ajuda a preservar as tartarugas marinhas. Foi fundado há 29 anos e a primeira sede foi aqui, mas já existem outros similares em vários estados brasileiros.



Para chegar aos tanques é pá pum. No fim da rua principal da Praia do Forte vire à esquerda e... entre! O acesso está logo ali. O visitante pode observar pequenas piscinas que servem de abrigo e reprodução da espécie. Em períodos específicos é possível ver a desova ou aquela corridinha das tartaruguinhas em direção ao mar.



No mesmo local há um centro de visitantes, onde descobrimos mais sobre o projeto. São palestra e vídeos que enriquecem o passeio. A gente aprende, por exemplo, que as tartarugas  existem há mais de 180 milhões de anos e que conseguiram sobreviver a toda intempérie no planeta. Além de abrigar um pequeno museu que deixa em exposição o maior esqueleto da espécie encontrado, o anfiteatro apresenta folhetos, galeria de fotos e uma lojinha de souvenirs.


 
Eu não entendo lhufas de biologia. Mas não é necessário ser expert para visualizar a magnitude e a importância deste programa. Até a década de 70 as tartarugas marinhas estavam incluídas na lista de animais em extinção. Com o projeto, até 2002, já eram 18 milhões de filhotes protegidos e lançados ao mar, numa das maiores empreitadas do gênero no mundo.  De setembro a março é o melhor período para visitar o Projeto Tamar, quando as fêmeas procuram o mar para a desova. O projeto está aberto ao público todos os dias, das 9h às 18h.

Fotos: Raul Mattar

Post relacionado:
Praia do Forte
Hospedagem na Praia do Forte

13 comentários:

  1. Minha viagem para a Praia do Forte com a Sirlene foi maravilhosa e o projeto tamar é imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar: fotos fabulosas! Retrata bem a beleza do lugar. Abnraços.

    ResponderExcluir
  3. Murica... de fato, para mim, além das piscinas naturais, o Projeto Tamar é o ponto alto da visita à Praia do Forte! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Cheguei aqui procurando escolas de epsanhol e vi o post da sua escola. Esse blog é demais! Adorei tudo, já está nos meus favoritos! Até!

    ResponderExcluir
  5. Para quem não quer pagar o olho da cara nos megarestort de lá, tem a sugestão do albergue da juventude. meu irmão ficou lá no ano passado com anamorada e adorou. O quarto de casal com banheiro está a partir de R$ 85,00 no verão. O link é: http://www.albergue.com.br

    ResponderExcluir
  6. Outra indicacao de hospedagem boa (nao fiquei la) mas dizem que eh bacana e barata eh a Pousada Mares do Forte. Esta R$ 130,00 o casal sem cafe da manha.
    http://www.pousadamaresdoforte.com

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Priscila: bem-vinda! Entrei lá no seu blog, vi que você é de São Paulo... quem sabe um dia levamos o Sol Miró praí! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ow, Sirlene! Ótima dica! Eu passei em frente ao albergue quando fui para lá... Não perde para nenhuma pousada! Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Malu! Outra dica muito boa. Entrei no site da pousada e gostei de tudo o que vi, inclusive do preço tratando-se de uma praia tão mega-inflacionada como a Praia do Forte! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Silvia

    Adorei as fotos das tartarugas e da Praia do Forte.Estive lá uma vez a visitar a praia e o Projeto Tamar e achei super interessante!Trouxe inclusive uma tartaruguinha verde muito fofa e um leão marinho amarelo...de tecido claro...hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Margarida!

    Pois meu marido e eu queremos voltar logo para lá! Dessa vez levaremos a Mariana junto! E se eu encontrar esse leão marinho amarelo... compro para ela! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. A Praia do Forte é um dos lugares mais bonitos que conheço!

    Com um povo hospitaleiro, bons lugares pra namorar e também para azarar.
    Comida de qualidade em diversos locais!
    A visita ao Tamar tal qual ao Castelo Garcia D'Avila são inebriantes!
    De fato, inesquecível!

    ResponderExcluir
  13. A Praia do Forte é maravilhosa, adoro passar os finais de semana lá.

    ResponderExcluir