quinta-feira, 26 de março de 2009

Cidades históricas, Serra do Mar e Estrada da Graciosa: quando ir?



Depois da nossa microssérie viajando de trem, passando pelas cidades históricas e descendo a Estrada da Graciosa muitos deixaram comentários perguntando qual a melhor época para ir. E tem gente que já decidiu: a Priscila vem no feriado do dia 21 de abril e a Nair pensa em fazer a rota, quiçá, no primeiro de maio.

A única recomendação é: antes da viagem confira os sites de meteorologia. É que se chover ou a previsão for de neblina boa parte do passeio se perde. No caso da chuva, fica impossível transitar pelas cidades históricas e o bonito do casario vai rio Nhudiaquara abaixo.

Se a opção for conhecer a Serra do Mar de trem redobre a atenção. A viagem de ida acontece pela manhã, horário predileto dos nevoeiros. Portanto se o tempo não ajudar fica difícil ver qualquer coisa através das janelinhas dos vagões. O que significa que a paisagem - um dos pontos altos do passeio - fica para a próxima.

Alguns sites para consultar sobre o tempo - que vai ajudar, inclusive, em outras viagens:

Weather Brasil
É meu preferido. Ele dá a previsão (entenda, falei PREVISÃO...sempre pode haver surpresinhas, mas quase sempre acerta) com até 10 dias de antecedência.

ClimaTempo
Gosto deste também. Além de fazer as previsões é uma espécie de portal de notícias sobre o tempo.

Simepar
É o site de meteorologia do Paraná. Traz previsões de todas as cidades do estado inclusive as pequenininhas como Antonina e Morretes. O que não acontece nos outros.

Foto: Raul Mattar

Posts relacionados

Antonina
Morretes
De trem pela Serra do Mar
Estrada da Graciosa


6 comentários:

  1. oi sílvia! passei p/lhe dar um bj e dizer que estou de volta... com saudade! pesquisar o tempo é sempre uma excelente dica! com isso, já fiz passeios lindos e inesperados! bjs, querida!

    ResponderExcluir
  2. Silvinha!
    Tô bem animada, pra ir mesmo!! E vou com todas as dicas q vc fez... ahhh e de quebra tô pensando em levar o Joel pra conhecer aquele famosoooo restaurante...rs, em Ctba. Até agora tuas dicas me renderam passeios incríveis (Castro, Campos Jordão...) Depois te conto!!!
    Ahh e muito grata, por colocar o blog da agência no meu nome. Putz... que legal, Obrigadão!!!
    Bjs
    Nair

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu queria fazer um passeio por essa região em um desses feriados. A estradinha e as cidades coloridinhas me deixaram morrendo de vontade, pena que estou tão longe...

    ResponderExcluir
  4. Claudia! Já vou lá correndo saber de todas as novidades! :-)

    ResponderExcluir
  5. Nair! Acho que vocês vão gostar muito! sobre dormir em algumas dessas cidadezinhas que você perguntou... vai depender do objetivo da viagem. Se querem aquela "mansidão" das cidadezinhas com menos de 20 mil habitantes durma em qualquer uma delas, Morretes ou Antonina. Mas se a ideia é aproveitar mais a capitar... fique em Curitiba mesmo e só faça um bate volta às cidades históricas! :-)

    ResponderExcluir
  6. Ow, Camila! Mas a gente atravessa o oceano para ver igreja e museu! Vir para cá vai ser um "pulinho"! :-)

    ResponderExcluir