quinta-feira, 19 de março de 2009

As balas de banana de Antonina



Não minta. Nem negue o passado. A bala de banana de Antonina  já fez parte da sua vida e, consideravelmente, do seu estômago.  É um espécie de 7 Belo do Paraná. Só que infinitamente melhor. Quem come uma... quase sempre acaba com o pacote. Elas têm fama por aqui, mas já chegaram a vários estados brasileiros por meio da Indústria Soter, que fabrica o docinho há quase 35 anos.



No meu tempo eram vendidas na cantina do colégio estadual Hugo Simas em Londrina, onde cursei todo o ensino fundamental. Da última vez comprei um pacote - em Morretes! - de meio quilo por R$ 5,00. (Em Antonina é possível encontrar na loja de artesanato do mercado municipal.) Ali, rodeando as barraquinhas, escutei uma moça falando: "essas balas de banana são do tempo da minha vó".

E pensei: será que ela está falando de mim? Hã!

Fotos: Raul Mattar

Posts relacionados
Antonina
Morretes
De trem pela Serra do Mar
Estrada da Graciosa

8 comentários:

  1. Acho que tenho que fazer uma visita logo pra você, antes que o pacote de balas se acabe! Huum!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro, e é marca registrada do litoral!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Deu agua na boca! mas engorda muito! hehe!

    ResponderExcluir
  4. EU JÁ COMI ESSA BALA E NEM TINHA ME LIGADO QUE SE CHAMAVA ANTONINA! Sempre tem aqui em São Paulo. Mas esse papel verdinho é inconfundível.

    ResponderExcluir
  5. Marcia Cristina: ihhh, já acabou! Mas dá para comprar aqui no mercadão de Curitiba! :-)

    ResponderExcluir
  6. Pati e Sirlene: verdade, não há como ir ao litoral e não comer algumas... e sobre as calorias, NEM ME FALE! Toda cobertinha de açúcar! Nada que 1 hora de cmainhada não resolva! hehehe. :-)

    ResponderExcluir
  7. Priscila: o papel verdinho é o que praticamente identifica a bala de longe. E como você disse, muita gente nem percebe qual é o nome dela! :-)

    ResponderExcluir
  8. fernanda freitas braga.22 de março de 2009 às 17:50

    Da para fazer encomenda!!!
    Beijo pros tres.

    ResponderExcluir