quinta-feira, 26 de março de 2009

O que se aprende com uma viagem?

Cresci com as viagens. Ainda falta muito para chegar ao Nirvana, admito. Mas cresci. Ampliei horizontes, melhorei conhecimentos, adquiri novas habilidades, aprendi outros idiomas, vivenciei a diversidade, encontrei a tolerância.

Amadureci. Tenho algumas crises, verdade. Mas amadureci com as viagens. Conheci pessoas, ignorei o preconceito, experimentei o desconhecido, reconheci minha insignificância, desenvolvi um certo bom senso, fiquei mais humilde.

Progredi. Nada, nem de longe, comparado a um lama tibetano. Mas progredi. Parei de reclamar, aproveitei oportunidades, explorei caminhos, avancei sobre minha mediocridade, recuei quando a persistência virou teimosia e até melhorei meus parcos conhecimentos em geografia.

Poucos se dão conta. Mas viajar exige muito. Custa caro. Demanda tempo e, fundamentalmente, força de vontade. Eu mesma, apesar de todas as obras de melhorias, ainda não me animo muito com trilhas, campos de golfe e rapel. 

Qualquer viagem envolve um processo dinâmico de estruturação, pesquisa e organização. Requer percepção ativa (por exemplo, se  não gosto de neve não devo ir a Chillán, apesar do apelo da Revista Caras...) e promove atitudes objetivas que nem de longe teríamos se permanecêssemos "vegetando num cantinho do planeta a vida inteira", parafraseando Mark Twain.

Encare suas férias, por exemplo, como um projeto empresarial. Não, não vai ficar chato. Vai ficar melhor. Compreenda que quando engajamos a ação de ir e vir nos envolvemos em vários departamentos como o administrativo (quem vai organizar?), o financeiro (quem vai pagar a conta?), o logístico (como vou me locomover?), o de marketing (para quem vou mostrar minhas fotos?), o de recursos humanos (quem vai comigo?) e o de comunicação (como faço para abrir um blog e contar para o mundo o que vi e vivi?). E todo o conhecimento que vem antes, durante e depois da viagem fica para o resto da vida. Como:

TOMADA DE DECISÃO
A escolha do destino adequado, de acordo com seu tempo disponível, conforme sua renda e moldada aos seus gostos e preferências talvez seja o momento mais difícil do processo. Analise (e descarte) opções, peça a opinião dos outros, se necessário. Siga sua intuição. É julho - você não gosta de frio - mas está todo mundo indo a Campos do Jordão. Ora, voe para o Maranhão. Talvez ainda dê tempo de ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Defina seus objetivos. Selecione os programas do passeio. Leve em conta as variáveis: sol, chuva, calor frio, montanha, praia, cidade pequena, cidade grande. Considere os pontos positivos e negativos do lugar. Busque oportunidades: vá aonde ninguém quer ir.

TRABALHO EM EQUIPE
Não fale mal de ninguém, nem de lugar nenhum. Mesmo que você viaje sozinho precisará de pessoas. Pessoas para dar informação. Pessoas para compartilhar uma roubada. Pessoas para dividir uma mesa. Quando se viaja acompanhado, o trabalho é dobrado. Seja tolerante, respeite os limites dos outros, ofereça ajuda e esteja preparado para o imprevisto. Na verdade, os imprevistos são testes. Resta saber como você passará por eles.

SUPERAÇÃO DE DESAFIOS
Quem não viaja, geralmente tem sua desculpa: falta de tempo, de dinheiro, não gosta. Mas na minha opinião, quem não viaja, tem medo! Medo do desconhecido. Não sabe arriscar e foge do que não pode dominar. Acredite, as viagens são boazinhas. E até aquelas que não saem exatamente como você planejou têm seu valor. Quando você erra, invariavelmente, aprende!

LIDERANÇA
Seja líder da sua viagem. Aprenda a conduzir seu roteiro - e a readequá-lo ou revê-lo, se isso for imperativo. Influencie positivamente seu acompanhante.  Motive seu grupo. Não fique mal humorado, nem desconte em ninguém o excesso de curry do almoço. Seja justo e saiba ouvir. Dê exemplos de respeito, disciplina e compromisso com o projeto.

RESILIÊNCIA
Resilientes são capazes de vencer dificuldades, de aprender com a adversidade e - através de soluções criativas - de superar qualquer problema. Repito, viajar não é fácil. Perde-se o passaporte, o trem, o avião. Dá overbooking.  O hotel - que custou os tubos - tem barata. A comida - naquele restaurante estrelado - está sem sal. Chove sem parar. Dá diarréia. Ou enxaqueca. Supere e pronto. Ria da situação e acredite que faz parte. Lembre-se,  você não precisa servir de lição. Mas pode ser exemplo para muita gente.


20 comentários:

  1. oi sílvia! ameeeei o post! concordo com tudo!!! viajar é o mais delicioso dos projetos empresariais! bjs, querida!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi que preciso ter capital de giro! Trato de grenciar bem os investimentos para poder viajar! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Malu Bueno - flórida27 de março de 2009 às 06:19

    ÓTIMO! Me encaixei em todos os quesitos! Mas ainda preciso melhorar muito meus conhecimentos em geografia. Bj!

    ResponderExcluir
  4. Silvia,
    Dinheiro eu tenho, agora só mi faltame o Gramur.
    Post nota 10.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. QUE espetáculo!

    NADA como ser jornalista para escrever com tal facilidade, precisão e fluidez.

    EU passei sei lá quantos dias para concluir "O Valor de Uma Viagem - Por que viajamos?", e se tivesse lido isso antes, certamente a dificuldade teria sido menos.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Cláudia! De verdade, nada como EMPREENDER uma viagem! :-)

    ResponderExcluir
  7. Priscila: adooorei essa do capital do giro! Deveria ter incluído no texto! :-)

    ResponderExcluir
  8. Malu: não se preocupe, eu sempre cometo minhas gafes, tratando-se de geografia. Ainda confundo as capitais de Rondonia e Roraima, não sei para que lado fica a Indonésia e "si perdo" toda vez dentro do vaticano. :-)

    ResponderExcluir
  9. Arnaldo: pois o processo foi inverso. EU É QUE DESENCRUEI meu post depois de ler o seu! Na verdade, você foi meu "muso" inspirador! hahahaha! :-)

    ResponderExcluir
  10. Marcia, ops, pulei você lá em cima! Então, Marcia-Lady Kate... e o "salsichão"?? :-)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, foi um chute no saco, com perdão da palavra! Serviu direitinho! A gente tem mesmo que criar oportunidades!

    ResponderExcluir
  12. Eu aprenid a gostar e a valorizar mais uma viagem aqui, no matraqueando, graças a você Silvinha!Realmente é um patrimônio que se adquirir para o resto do vida eninguém nunca te tira!

    ResponderExcluir
  13. Casal Murica e Sirlene: então, vamu pro Chile em setembro? :-)

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu blog. Sério.
    Muito bem montado e escrito. parabéns!
    E obrigado pelo comentário no meu.

    Um bjo.

    ResponderExcluir
  15. Amei!!!! Além de divertidíssimo, delicioso de ler, com ótimas dicas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Silvia, que espetàculo de texto! Nesse vc se superou!
    E sobre os conhecimentos geogràficos... bom... acho que preciso viajar mais! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Caio, Cris e Luisa! Brigadu! Bora viajar, então! :-)

    ResponderExcluir
  18. Esse post é fantástico! Falarei sobre ele lá no indavoula! Tem problema?

    ResponderExcluir
  19. Imagina, Renata! Problema nenhum! Os blogs são públicos... citando a fonte, qualquer post pode transitar por aí livrinho da silva! Que bom que você gostou! Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Silvia,
    Que texto fantástico! Quanto ao item geografia, eu detestava a matéria quando estava na escola. Estou aprendendo é agora, viajando, agora parece-me importante...
    Beijão

    ResponderExcluir