sábado, 4 de abril de 2009

Sobrevoando as Cataratas do Iguaçu



O passeio mais famoso (e um dos mais caros) para quem visita as cataratas é o Macuco Safári. Um bote inflável leva os turistas pelas corredeiras do rio Iguaçu e chega bem próximo à Garganta do Diabo, a queda mais alta.



Prestenção! Alguém aí consegue me imaginar com colete salva-vida, capacete laranja e ainda por cima dentro de um bote inflável? Não, nunca, jamé! Meu irmão - que esteve aqui no mês passado - até tentou me convencer: o circuito é básico e seguro. Nananinanô.



Tenho medo de água e nenhuma vocação para boia-cross. Outra opção - um pouco mais cara que o Macuco - é a voltinha de helicóptero. Dura 10 minutos e custa R$ 220,00 por pessoa. Momento extravagância, que fique claro! Eu tive que escolher: uma máquina fotográfica nova na Ciudad del Este ou a vista panorâmica. Sem dúvida, maquininha compacta eu compro em qualquer lugar de Curitiba. Em 10 vezes, se for o caso.



O passeio parece curto, mas não é. O piloto segue o leito do rio e dá duas voltas sobre as cataratas. Para fotografar é melhor sentar no banco de trás. A vazão está pequena. Há 30 dias não chove na região. O helicóptero voa bem alto (exigência do IBAMA para não interferir no ecossistema com poluição e ruídos). Portanto, não espere rasantes. O que significa que aquelas fotografias da secretaria de turismo você não vai ter. Mesmo assim, é faustoso...



É verdade que nada substitui ver as quedas de pertinho pelas passarelas instaladas nos parques, tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino. Mas aqui, além de percorrer por outro ângulo - mais do que as imagens capturadas - o que vale é a experiência: inusitada e singular. Provavelmente você vai ser um dos poucos a ter essa história para contar!



SERVIÇO:

Empresa: Helisul Táxi Aéreo
Embarque: ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Preço: US$ 100,00 ou R$ 220,00. E não dá para dividir no cartão.

Fotos: Raul Mattar, que - ao contrário de mim - morre de medo de avião. Tinha preferência pelo bote, mas não resistiu ao apelo do sobrevoo que proporciona uma das melhores vistas das Cataratas do Iguaçu.


16 comentários:

  1. Meu desejo de consumo: sobrevoar as Cataratas e o Rio de Janeiro!!! LIndo post! O Macuco Safari não tem enhum perigo jejejejeje
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo local! Morro de vontade de conhecer. Um dia, chego lá!

    ResponderExcluir
  3. Olha só o que você fez, atiçou os meninos aqui! Todo mundo agora quer voar por lá, mas se não dividem no cartão, fica difícil, porque somos quatro! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Que vertigem! Não sei se eu podia voar tão preto do rio...
    Bonitas fotos!
    Carmen

    ResponderExcluir
  5. Quêêêê isso! Passo dois dias sem vir aqui e você até bate asas e voa! Que delírio. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Malu Bueno - florida6 de abril de 2009 às 14:21

    Silvia, que coragem! Fichinha deve ser esse tal de macuco, agora sobrevoar a garganta do diabo, que mêda! :-)

    ResponderExcluir
  7. oi sílvia! nossa, para mim, ia ser duro escolher: água ou ar? ihhhh, talvez o ar... mesmo assim... as fotos estão lindas!!! parabéns pela coragem! ah, e obrigada pelo comentário tão gentil... bjs, querida!!!

    ResponderExcluir
  8. Professs! Que caro o passeio, né? Mas com certeza valeu a pena! Beijuuu!

    ResponderExcluir
  9. Mas a matraca-muquirana tá podeeeeendo!

    ResponderExcluir
  10. Fizemos a aventura nautica ( lado argentino) no sabado de manhã .
    Super tranquilo e divertido !
    Banho total é claro :))
    Chato foi descer e subir 25m ( o equivalente a 8 andares ) em escadas irregulares . Eles tem que providenciar um teleferico urgente !!
    Perigo nenhum viram ?
    No nosso barco tinha uma turma inteira de escola primária !

    ResponderExcluir
  11. Sylvia, todo mundo fala que o passeio é bem seguro mesmo! Meu marido ficou louco para fazer, mas como optamos em fazer o vôo de helicópetro, ela embarca no macuco na próxima! Eu é que tenho fobia de água... e que aguaceiro era aquilo, hein! :-)

    ResponderExcluir
  12. Ai que demais! Vc fez esse passeio!
    Parece ser incrível! Vai ter que ficar para uma próxima!
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Guta: é que se a gente for fazer TUDO que tem em Foz temos que ficar durante UMA semana, no mínimo! hahaha! Eu também deixei várias coisas para a próxima! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvia! Sou de Foz e fiz o passei de helicoptero na epoca q ele passava beeeem pertinho das quedas, alucinante!!!! Tbem ja encarei o passeio de barco vaaaarias vezes! Uma delicia!!! hehehe abracao! Schnaider

    ResponderExcluir