



RESPOSTA DO QUIZ:
And the Oscar goes to... GISELA GARCIA, nossa chefe de reportagem. É a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, que fica no Largo da Ordem, em Curitiba. O nome original era Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, a igreja – que foi construída para os negros exercerem a fé (já que não podiam freqüentar o mesmo templo dos brancos) – perdeu a razão original de ser. No interior abriga azulejos portugueses, com os Passos da Paixão. Foi a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem.
Outros QUIZ:
.
Foto: Divulgação The Fortress
Informação incluída dia 27.09.2007, às 22:59.
Furamos o UOL. O maior portal de notícias da América Latina deu, agora há pouco – na capa – uma matéria sobre a sobremesa mais cara do mundo, que nós discutimos ontem aqui. (Sei não, mas acho que copiaram da gente). Bem, enquanto eu reúno mais provas do plágio, vamos ao que interessa. Grupos de direitos humanos fizeram eco aos nossos comentários e consideraram “obsceno” cobrar uma fortuna por um doce, enquanto muitas pessoas lutam contra a pobreza no país. Para ler a reportagem completa, clique aqui.
Depois do altissonante sucesso daquele livro "1000 lugares para conhecer antes de morrer" – que listava os destinos mais imperdíveis do mundo na opinião da escritora Patrícia Shultz – agora nós temos um clone voltado para o Brasil.
O Guia Brasil 2007, feito pela revista Viagem e pelo Guia Quatro Rodas, rodou o nosso Brasilzão de cabo a rabo e selecionou os "1000 lugares no Brasil para conhecer antes de morrer". Tem desde o município Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo – até Pirenópolis, no estado de Goiás.
Fiquei cá pensando com meus botões, não em quais lugares EU acho fundamental conhecer, mas quais eu ainda devo conhecer. Fiz uma listinha por região. (Claro que não sou tão excêntrica a ponto de querer conhecer "Venda Nova do Imigrante", mas é que tenho de eliminar rotas mais óbvias e/ou fáceis que até agora não consegui desovar.) Vamos até elas:
NORTE
Belém, Pará. De preferência no dia do Círio de Nazaré.
NORDESTE
São Luis e Lençóis Maranhenses, Maranhão.
CENTRO-OESTE
Tive dificuldade em escolher algo nessa região. É muito ecoturismo, natureza para tudo quanto é lado, água demais, bicho demais. Argh, blargh, cusp, cusp! (Posso expressar minha opinião sem ser excomungada do Matraca New´s? Obrigada.) Talvez me interessasse por Brasília, mas essa eu já conheço (e devo voltar em breve, por motivos de trabalho). Mas daí sobram Chapada dos Veadeiros, em Goiás; Bonito, no Mato Grosso do Sul e Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Ou seja, quando eu tiver conhecido tuuuuudo e mais um pouco nessa vida, eu vou para Bonito, combinado?
SUDESTE
Guriri, Espírito Santo e Estrada Real, Minas Gerais.
SUL
São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e São Francisco do Sul, Santa Catarina.
E você, já fez sua listinha? Coloque o seu catálago aqui para nós. Pode ser tudo num estado só, numa região só, como queira. Lembre-se de O Segredo: escrever os nossos desejos é o primeiro passo para realizá-los. Rá rá rá. Tá bom, eu paro. (Mas que eu acredito nisso, ah... se acredito!)
Foto: Santo André, Bahia. Um dos mil lugares selecionados pelo guia. (Raul Mattar)