terça-feira, 30 de junho de 2009

Imperdível: imagens das Cataratas do Iguaçu em documentário de 1920

Por isso que eu a-d-o-r-o o Guilherme  Wojciechowski, correspondente em Foz da rádio Band News e dono do blog Sopa Brasiguaia. Só ele para encontrar este vídeo do cineasta norte-americano Burton Holmes, considerado um dos pioneiros dos documentários. Nas palavras de Wojciechowski:
" ... Holmes esteve nas Cataratas do Iguaçu no início da década de 1920, captando imagens que, por sua qualidade e valor histórico, constituem um tesouro para o patrimônio da região.

Em pouco mais de três minutos, o cineasta revela ângulos das quedas d'água em seu estado mais natural, sem que qualquer intervenção humana, como a construção de passarelas, tivesse sido realizada para facilitar a contemplação da paisagem.

Para chegar à Garganta do Diabo, citada no filme como “Punta Imposible”, Holmes e sua equipe utilizaram-se de rústicas e perigosas canoas. O aventureiro percorreu, ainda, os íngremes paredões da margem argentina do rio Iguaçu e chegou à ilha San Martín, registrando imagens das quedas situadas no Brasil. "



Para ver o texto completo no Sopa Brasiguaia, entre aqui.

Posts relacionados:
Foz do Iguaçu
Sobrevoando as Cataratas do Iguaçu
Itaipu: circuito especial
Itaipu: iluminação monumental da barragem
Itaipu: mentes brilhantes
Parque das Aves
Passaporte Iguassu
Restaurante Porto Canoas

Imigrando para o Paraguai
Estando em Foz, como chegar a Ciudad del Este
Compras no Paraguai: lojas, imposto e chipa
Compras na Argentina: Duty Free Shop

Hospedagem em Foz do Iguaçu

4 comentários:

  1. Que legal, Silvinha! Uma novidade e tanto!

    ResponderExcluir
  2. oi sílvia! e viva o youtube que nos permite conhecer estas relíquias! hoje, finalmente, consegui um video dos encontros p/postar - é uma nova fase! bjs, querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Silvia, estou postando sobre o vídeo às 18h20 em seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Ora, ora! Mas que surpresa, Sílvia! Muito obrigado pela menção, fico realmente feliz quando assuntos positivos repercutem mais além das fronteiras do Sopa e das ondas do rádio. E parabéns pelas postagens sobre Foz, vi que até meu amigo Roni Andrade comentou sobre. Saludos!

    ResponderExcluir