É o prato clássico da cidade. Uma espécie de rodízio suíço. Começa com queijo, passa pelas carnes e finaliza com o chocolate. Diria que quase todos os restaurantes de Gramado oferecem uma sequência de fondue. É mais ou menos como ir a Paris e comer um crepe. Ou a Belém e pedir o tacacá. Faz parrrte!
Optamos pelo Cantina Frigideira que - há dois meses - está em novo endereço com casa totalmente redecorada. (Antes eles ficavam em frente ao Hotel Serrano, agora estão bem no centro). O ambiente é muito acolhedor. Uma enorme lareira aquece o lugar. Pouca luz, paredes com madeiras rústicas e um atendimento fascinante.
Começa o estrago. Primeiro servem o fondue de queijo. (Na verdade, sempre tive dúvida se era o foundue ou a fondue. Mas consultando o Aurélio, nosso matraca-padroeiro, descobri que é um substantivo que aceita os dois gêneros!). O sabor forte dessa rodada é amenizado com pães, batatinhas cozidas, bolinhas de polenta frita e pedacinhos de goiabada.
Segunda etapa. As carnes. Tiras de filé mignon, picanha, frango e lombo de porco. Você coloca para grelhar na pedra - em forma de réchaud. Tudo acompanhado por 17 molhos, entre eles, cebola caramelada, tártaro, curry, pasta de azeitona, doce de uva (eu adoro misturar salgado com doce!), de laranja e rosé. Sua boca encheu d’água? A minha também, só de lembrar!
Por fim, quando a gente pensa que não aguenta comer mais nada, chega o fondue de chocolate. São sete tipos de frutas diferentes - adoro com banana, melão e uva - e bolachas waffer. Só faltou rapar a cumbuqinha com os dedos. O local - apesar de fazer a linha rústica – tem ares sofisticado, mas não é o mais caro da cidade. A sequência de fondue custa R$ 41,00 por pessoa. E eles não cobram os 10%. Nós é que pedimos para incluir na conta. Um casal - sem o vinho - gasta menos de R$ 100,00. Para o padrão de Gramado, estilo do restaurante e prato escolhido é um custo-benefício excelente. Pelo menos em uma de suas refeições na cidade se dê ao luxo!
O Cantina Frigideira - que ainda não tem site - também é especializado em comida italiana, com massas, sopas, lasanhas, risotos e apresenta uma bonita mesa de antepasto. Tudo sob a batuta da importante e conhecida chef Gringa – gramadense da gema - que na foto aparece preparando um espaguete. Depois, a massa é servida numa frigideira fazendo uma alusão ao nome do lugar! Show!
Fotos: Matraca's Image Bank
SERVIÇO:
CANTINA FRIGIDEIRA
Rua João Petry, nº 74 - Centro
Tel.: 54 3295.1789
E-mail: cantinafrigideira@hotmail.com
Posts relacionados
Gramado: roteiro de três dias
De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
Ao chegar a Gramado...
Gramado: dá para ser feliz...
O que fazer em Gramado
Lago Negro
O Reino do Chocolate
O que fazer em Gramado
Truta e picanha no Petite Maison Restaurant
Adorei a dica, Sílvia!!! Vai ficar para a próxima visita :o))) E, essas fotos dao muita, muita, muuuuita água na boca :oD Delícia!!!
ResponderExcluirBeijos, Angie
Que restaurante mais legal, e as fotos do Raul de babar!
ResponderExcluirBeijos
Espera um momento, as fotos são by Raul ou Silvia, por que vi que está: matraca´s images bank ???!!!
ResponderExcluirQue delícia!!! As fotos estão excelentes e não vejo a hora de chegar a minha vez de experimentar esse foundue. Vou ter que fazer um regime sério antes ir para Gramado :-)
ResponderExcluiroi sílvia! huuuummmm, deu água na boca - adoooro fondue! ótima dica e lindas fotos! bjs, querida!!!
ResponderExcluirAngie: vou preparar um post com dicas gastronômicas gerais e vou colocar aquela sua dica do restaurnate onde vocês comeram fondue lá! Bjs!
ResponderExcluirAlessnadro: pois acredite, aqui em casa a gente fez uma espécie de dieta saudável duas semanas antes de Gramado... porque sabíamos que o estrago ia ser grande! hohohohoho!
ResponderExcluirPati: as fotos são by Sílvia Oiveira... ou você acha que o Raul faria fotos tãããão desfocadas, principalmente as da comida? hahahaha! Fomos lá no dia anterior à crise hipertensiva dele e ele já sentia mal. Então ele não ia bater fotos, íamos jantar e voltaríamos no dia seguinte ao restaurante só para garantir as fotos. Mesmo assim resolvi fazer algumas fotos com minha máquina (que nas mãos dele teriam ficado bem mais nítida). O detalhe é que nós NÃO voltamos por conta de trudo o que aconteceu e tive que publicar as minhas mesmo! O bom é que pelo menos é possível ter uma idéia geral do ambiente! Bjs!
ResponderExcluirCláudia: opção de sequência de fondue é o que não falta em Gramado. Eles são especialistas nisso! Bjs!
ResponderExcluiroi silvia,
ResponderExcluirque amor o frigideira!! sempre passo ali pela frente mas não sei porquê, nunca entrei. uma graça mesmo.
ótimas essas tuas dicas. nota 10!
bjão,
diogo
Oi Sílvia!
ResponderExcluirGramado é um dos nossos destinos nas férias agora de junho e nada melhor do que os "aperitivos" do Matraqueando, que vieram na hora certa, com fotos lindas e informações preciosas! Estamos contando os dias!
Camila e Marcelo
Excelente! Será que tem franquia em SP? ..rs
ResponderExcluirDepois deste post não será necessário criar um site para o Cantina Frigideira, já estou convencido que o local é muito bom! Também gostei de toda a série de post’s sobre Gramado, espero em janeiro conhecer esta região. Como é bom ter informações úteis antes de viajar.
Enquanto isto vou dar um pulo em Campos do Jordão, talvez no feriado do dia 11/06 e registro as minhas impressões por lá, quando eu tiver novidades eu te aviso.
Ah... agradeço o comentário no turismando, respondi lá.
Abraços
Diogo! É muita opção em Gramado. O que (também) me chamou a atenção no Frigideira é que a nova chef (a Chef Gringa) trabalhava há 23 anos no Cantina Pastacciuta e agora está com eles! Bjs!
ResponderExcluirCamila e Marcelo: que legal que vocês vão para lá! Há diversos posts sobre a cidade que vou fazer. Continuem acompanhando a nossa série! Espero que ajude vocês! Abs!
ResponderExcluirUêba, Taciano, Campos do Jordão deve ser o máximo! Vou ficar esperando seu material de lá... assim coloco um link aqui para que os leitores possam ter as duas opções! Abs!
ResponderExcluirSilvia,
ResponderExcluirE Bento Gonçalves?
dá pra fazer junto, será??
hmmm
fondue+vinho+romântico..
Tá parecendo um roteiro irresistível mesmo!!! rsrs
Nair
Nair: dá para ir a Bento Gonçalves, sim. Está a 115 km de Gramado, mas teria que sacrificar alguma coisa em Gramado, como os museus temáticos, por exemplo (se for um roteiro apertado como o nosso). Nós pretendíamos passar um dia em Bento Gonçalves, conhecendo a vinícola Salton - que fica no distrito de Tuiuty. Mas não deu! Já para fazer a rota do Vale dos Vinhedos, aí seriam necessários pelo menos uns três dias só para Bento! Bjs!
ResponderExcluirEstou salivando! Adorei a dica!!!
ResponderExcluirBeijinhos
Olá pessoal...
ResponderExcluirSou da cidade de Novo Hamburgo na grande Porto Alegre.
Gostaria de registrar aqui algumas coisas a respeito desse estabelecimento.
Eu e minha namoradas fomos no dia 11 de junho para fazer uma reserva pro dia 12, fizeram nossa reserva, no outro dia quando saímos de nosso hotel para o restaurante, nos identificamos para cobrar nossa reserva e simplesmente eles disseram que nao havia reserva, continuei cobrando pois haviamos de fato a reserva e fomos destratados em meio ao estabelecimento cheio.
No fim das contas nao conseguimos jantar, pois nos mandaram para a fila de espera que havia 2 Horas e a todo momento riam de nós como se focemos loucos.
Gostaria de deichar a dica sobre a falta de respeito com o cliente deste estabelecimento, pois já estou em contato com a prefeitura para denunciar o ocorrido.
Uma boa casa de fondue que recomendo é o LE CHALET, um pouco mais caro, porém atendimento perfeito e fondue de primeira!
abraços
Reforço aqui que o CANTINA FRIGIDEIRA é EXCELENTE, o atendimento foi um dos MELHORES que recebi (e ninguém ali sabia que eu era jornalista e que muito menos tinha um blog!). O lugar é super CHARMOSO e que vale a pena conhecer! Dois casais de amigos meus que estiveram em Gramado há uma semana foram lá, amaram o lugar e têm as mesmas referências. Lamento pelo ocorrido, seguramente deve ter sido um fato isolado. Ademais, no meio de um feriado e no Dia dos Namorados a gente nem devia sair de casa. É problema na certa! Os restaurantes ficam superlotados e incapazes de gerenciar tantas reservas e pedidos. O que não justifica tratar mal nenhum cliente, caso isso de fato tenha acontecido.
ResponderExcluirEstivemos minha mãe e eu na Cantina Frigideira semana passada e simplesmente ADORAMOS o ambiente, o atendimento e o fondue maravilhoso! Os funcionários da casa nos deram dicas turísticas, "culinarísticas" e "trabalhísticas" hahahahahaha Enfim,nos sentimos muito bem acolhidas e à vontade. Prentendemos voltar na certa!
ResponderExcluircaro amigo DIEGO nós da cantina frigideira gostaríamos de esclarecer o fato ocorrido e lhe pedir desculpas no dia dos namorados foi um mal entendido pois não trabalhamos com reservas o nosso frentista fez várias reservas feitas por ele sem o nosso consentimento,que não trabalha mais com nós para não acontecer mais isto.naquela noite tivemos várias reservas e não sabíamos que ocasinou em muitos problemas.gostaríamos de lhe comvidar para voçê vim provar o nosso fondue.nós lhe aceguramos que mudará o seu conseito sobre o restaurante.obrigado
ResponderExcluir