quinta-feira, 4 de junho de 2009

Gramado: sequência de fondue no Cantina Frigideira



É o prato clássico da cidade. Uma espécie de rodízio suíço.
Começa com queijo, passa pelas carnes e finaliza com o chocolate. Diria que quase todos os restaurantes de Gramado oferecem uma sequência de fondue. É mais ou menos como ir a Paris e comer um crepe. Ou a Belém e pedir o tacacá. Faz parrrte!



Optamos pelo Cantina Frigideira que - há dois meses - está em novo endereço com casa totalmente redecorada. (Antes eles ficavam em frente ao Hotel Serrano, agora estão bem no centro). O ambiente é muito acolhedor. Uma enorme lareira aquece o lugar. Pouca luz, paredes com madeiras rústicas e um atendimento fascinante.



Começa o estrago. Primeiro servem o fondue de queijo. (Na verdade, sempre tive dúvida se era o foundue ou a fondue. Mas consultando o Aurélio, nosso matraca-padroeiro, descobri que é um substantivo que aceita os dois gêneros!). O sabor forte dessa rodada é amenizado com pães, batatinhas cozidas, bolinhas de polenta frita e pedacinhos de goiabada.





Segunda etapa. As carnes. Tiras de filé mignon, picanha, frango e lombo de porco. Você coloca para grelhar na pedra - em forma de réchaud. Tudo acompanhado por 17 molhos, entre eles, cebola caramelada, tártaro, curry, pasta de azeitona, doce de uva (eu adoro misturar salgado com doce!), de laranja e rosé. Sua boca encheu d’água? A minha também, só de lembrar!



Por fim, quando a gente pensa que não aguenta comer mais nada, chega o fondue de chocolate. São sete tipos de frutas diferentes - adoro com banana, melão e uva - e bolachas waffer. Só faltou rapar a cumbuqinha com os dedos. O local - apesar de fazer a linha rústica – tem ares sofisticado, mas não é o mais caro da cidade. A sequência de fondue custa R$ 41,00 por pessoa. E eles não cobram os 10%. Nós é que pedimos para incluir na conta. Um casal - sem o vinho - gasta menos de R$ 100,00. Para o padrão de Gramado, estilo do restaurante e prato escolhido é um custo-benefício excelente. Pelo menos em uma de suas refeições na cidade se dê ao luxo!



O Cantina Frigideira - que ainda não tem site - também é especializado em comida italiana, com massas, sopas, lasanhas, risotos e apresenta uma bonita mesa de antepasto. Tudo sob a batuta da importante e conhecida chef Gringa – gramadense da gema - que na foto aparece preparando um espaguete. Depois, a massa é servida numa frigideira fazendo uma alusão ao nome do lugar! Show!

Fotos: Matraca's Image Bank

SERVIÇO:

CANTINA FRIGIDEIRA
Rua João Petry, nº 74 - Centro
Tel.: 54 3295.1789
E-mail: cantinafrigideira@hotmail.com

Posts relacionados
Gramado: roteiro de três dias

De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
Ao chegar a Gramado...
Gramado: dá para ser feliz...


O que fazer em Gramado

Lago Negro
O Reino do Chocolate

O que fazer em Gramado

Truta e picanha no Petite Maison Restaurant

22 comentários:

  1. Adorei a dica, Sílvia!!! Vai ficar para a próxima visita :o))) E, essas fotos dao muita, muita, muuuuita água na boca :oD Delícia!!!
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir
  2. Que restaurante mais legal, e as fotos do Raul de babar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Espera um momento, as fotos são by Raul ou Silvia, por que vi que está: matraca´s images bank ???!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!!! As fotos estão excelentes e não vejo a hora de chegar a minha vez de experimentar esse foundue. Vou ter que fazer um regime sério antes ir para Gramado :-)

    ResponderExcluir
  5. oi sílvia! huuuummmm, deu água na boca - adoooro fondue! ótima dica e lindas fotos! bjs, querida!!!

    ResponderExcluir
  6. Angie: vou preparar um post com dicas gastronômicas gerais e vou colocar aquela sua dica do restaurnate onde vocês comeram fondue lá! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Alessnadro: pois acredite, aqui em casa a gente fez uma espécie de dieta saudável duas semanas antes de Gramado... porque sabíamos que o estrago ia ser grande! hohohohoho!

    ResponderExcluir
  8. Pati: as fotos são by Sílvia Oiveira... ou você acha que o Raul faria fotos tãããão desfocadas, principalmente as da comida? hahahaha! Fomos lá no dia anterior à crise hipertensiva dele e ele já sentia mal. Então ele não ia bater fotos, íamos jantar e voltaríamos no dia seguinte ao restaurante só para garantir as fotos. Mesmo assim resolvi fazer algumas fotos com minha máquina (que nas mãos dele teriam ficado bem mais nítida). O detalhe é que nós NÃO voltamos por conta de trudo o que aconteceu e tive que publicar as minhas mesmo! O bom é que pelo menos é possível ter uma idéia geral do ambiente! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Cláudia: opção de sequência de fondue é o que não falta em Gramado. Eles são especialistas nisso! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. oi silvia,

    que amor o frigideira!! sempre passo ali pela frente mas não sei porquê, nunca entrei. uma graça mesmo.

    ótimas essas tuas dicas. nota 10!

    bjão,

    diogo

    ResponderExcluir
  11. Oi Sílvia!

    Gramado é um dos nossos destinos nas férias agora de junho e nada melhor do que os "aperitivos" do Matraqueando, que vieram na hora certa, com fotos lindas e informações preciosas! Estamos contando os dias!

    Camila e Marcelo

    ResponderExcluir
  12. Excelente! Será que tem franquia em SP? ..rs
    Depois deste post não será necessário criar um site para o Cantina Frigideira, já estou convencido que o local é muito bom! Também gostei de toda a série de post’s sobre Gramado, espero em janeiro conhecer esta região. Como é bom ter informações úteis antes de viajar.
    Enquanto isto vou dar um pulo em Campos do Jordão, talvez no feriado do dia 11/06 e registro as minhas impressões por lá, quando eu tiver novidades eu te aviso.
    Ah... agradeço o comentário no turismando, respondi lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Diogo! É muita opção em Gramado. O que (também) me chamou a atenção no Frigideira é que a nova chef (a Chef Gringa) trabalhava há 23 anos no Cantina Pastacciuta e agora está com eles! Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Camila e Marcelo: que legal que vocês vão para lá! Há diversos posts sobre a cidade que vou fazer. Continuem acompanhando a nossa série! Espero que ajude vocês! Abs!

    ResponderExcluir
  15. Uêba, Taciano, Campos do Jordão deve ser o máximo! Vou ficar esperando seu material de lá... assim coloco um link aqui para que os leitores possam ter as duas opções! Abs!

    ResponderExcluir
  16. Silvia,
    E Bento Gonçalves?
    dá pra fazer junto, será??
    hmmm
    fondue+vinho+romântico..
    Tá parecendo um roteiro irresistível mesmo!!! rsrs
    Nair

    ResponderExcluir
  17. Nair: dá para ir a Bento Gonçalves, sim. Está a 115 km de Gramado, mas teria que sacrificar alguma coisa em Gramado, como os museus temáticos, por exemplo (se for um roteiro apertado como o nosso). Nós pretendíamos passar um dia em Bento Gonçalves, conhecendo a vinícola Salton - que fica no distrito de Tuiuty. Mas não deu! Já para fazer a rota do Vale dos Vinhedos, aí seriam necessários pelo menos uns três dias só para Bento! Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Estou salivando! Adorei a dica!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal...
    Sou da cidade de Novo Hamburgo na grande Porto Alegre.
    Gostaria de registrar aqui algumas coisas a respeito desse estabelecimento.
    Eu e minha namoradas fomos no dia 11 de junho para fazer uma reserva pro dia 12, fizeram nossa reserva, no outro dia quando saímos de nosso hotel para o restaurante, nos identificamos para cobrar nossa reserva e simplesmente eles disseram que nao havia reserva, continuei cobrando pois haviamos de fato a reserva e fomos destratados em meio ao estabelecimento cheio.
    No fim das contas nao conseguimos jantar, pois nos mandaram para a fila de espera que havia 2 Horas e a todo momento riam de nós como se focemos loucos.
    Gostaria de deichar a dica sobre a falta de respeito com o cliente deste estabelecimento, pois já estou em contato com a prefeitura para denunciar o ocorrido.
    Uma boa casa de fondue que recomendo é o LE CHALET, um pouco mais caro, porém atendimento perfeito e fondue de primeira!
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Reforço aqui que o CANTINA FRIGIDEIRA é EXCELENTE, o atendimento foi um dos MELHORES que recebi (e ninguém ali sabia que eu era jornalista e que muito menos tinha um blog!). O lugar é super CHARMOSO e que vale a pena conhecer! Dois casais de amigos meus que estiveram em Gramado há uma semana foram lá, amaram o lugar e têm as mesmas referências. Lamento pelo ocorrido, seguramente deve ter sido um fato isolado. Ademais, no meio de um feriado e no Dia dos Namorados a gente nem devia sair de casa. É problema na certa! Os restaurantes ficam superlotados e incapazes de gerenciar tantas reservas e pedidos. O que não justifica tratar mal nenhum cliente, caso isso de fato tenha acontecido.

    ResponderExcluir
  21. Estivemos minha mãe e eu na Cantina Frigideira semana passada e simplesmente ADORAMOS o ambiente, o atendimento e o fondue maravilhoso! Os funcionários da casa nos deram dicas turísticas, "culinarísticas" e "trabalhísticas" hahahahahaha Enfim,nos sentimos muito bem acolhidas e à vontade. Prentendemos voltar na certa!

    ResponderExcluir
  22. caro amigo DIEGO nós da cantina frigideira gostaríamos de esclarecer o fato ocorrido e lhe pedir desculpas no dia dos namorados foi um mal entendido pois não trabalhamos com reservas o nosso frentista fez várias reservas feitas por ele sem o nosso consentimento,que não trabalha mais com nós para não acontecer mais isto.naquela noite tivemos várias reservas e não sabíamos que ocasinou em muitos problemas.gostaríamos de lhe comvidar para voçê vim provar o nosso fondue.nós lhe aceguramos que mudará o seu conseito sobre o restaurante.obrigado

    ResponderExcluir