domingo, 27 de setembro de 2009

Junior Durski de Curitiba no Guia Quatro Rodas 2010: eleito o restaurateur do ano


O Chef Junior Durski, do restaurante Durski de Curitiba: eleito o melhor restaurateur do ano. (Foto: Raul Mattar)

Há dois anos o restaurante Durski, no centro histórico de Curitiba, mudou o cardápio.
Antes servia somente pratos ucranianos e poloneses que, aliás, continuam fazendo sucesso por lá. O estabelecimento já tinha duas estrelas no Guia Quatro Rodas, a bíblia do turismo brasileiro. Mesmo assim, o dono-chef-cozinheiro Junior Durski não queria só show. O objetivo era aumentar a plateia. "Muita gente deixava de ir ao restaurante por considerá-lo temático", afirmou em entrevista ao Guia Quatro Rodas 2010 - que já está nas bancas.

Numa manobra arriscada ele acabou apostando nas cozinhas francesa e italiana. Viu a clientela dobrar e foi eleito o Restaurateur do Ano. Autodidata, Junior Durski tem outro restaurante na cidade, o Madero - especializado em carnes e hambúrgueres - que já ganhou filiais em Curitiba, São José dos Pinhais e Balneário Camboriú.


Lombo alto de bacalhau: um dos pratos principais servidos no Durski.
(Foto: Raul Mattar)


Do menu eslavo experimente as top-receitas como platzki (panquecas de batata frita), varênike (pastel recheado com batata, ricota e cebola) ou a famosa borcht (sopa de beterraba com costelinhas de porco defumada). Da fase atual, prove o carret de cordeiro (grelhado à lenha de Bracatinga, servido com tabule e molho de hortelã) ou o lombo alto de bacalhau (
gadus morhua grelhado, servido com batatas, azeitonas, tomate confit e cebolas vitrificadas). Prepare, além do estômago, o bolso: gasta-se, em média, R$ 100,00 por pessoa. Sem bebidas.


Guia Quatro Rodas 2010: nas  bancas por R$ 39,90. (Reprodução: Matraca's Image Bank)

As fotos do restaurante e do Junior Durski, publicadas no Guia Quatro Rodas Brasil 2010 são do (nosso!) Raul Mattar, que emplacou - entre outras - uma imagem em página dupla para ilustrar a abertura dos melhores do ano eleito pelo guia.

Onde comer em Curitiba


5 comentários:

  1. Parabéns, ao "nosso" Raul Mattar!

    ResponderExcluir
  2. o Raul está com tudo! Parabéns pelo reconhecimento do teu maravilhoso trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvia, Parabéns pelo blog. Acompanho ele a algum tempo e está cada vez melhor. Sou estudante de jornalismo, trabalho na Secretaria de Turismo da Bahia e meu trabalho de conclusão de curso é um livro sobre minhas viagens (14 países com uma mochila nas costas, pouco dinheiro no bolso e muita cara de pau). Seu blog foi um dos meus maiores incentivadores.

    alguns dos meus textos estão no meu blog de viagens http://vousairparaveroceu.blogspot.com/

    beijos mil

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Raul!
    Sílvia, boa notícia! 2010!!!! que fome tenho agora mesmo!!!
    Um saludo
    Carmen

    ResponderExcluir
  5. Uau, parabéns para o maridao!!! Aplausos! :-)
    E, mmmm, delícia, babei com os pratos: eu queeeeeero :-)
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir