quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Farmácia de viagem: o que levar?

Estou numa fase meio geriátrica. Ando assustada com o tamanho da minha necessaire de remédios. Não, não estou doente. Raramente tenho dor de cabeça, não sofro com queimação no estômago nem tenho dores musculares. Mas acho que a idade faz a gente ficar mais precavida. Vai que...

Ao fazer minha mala para uma viagem rápida percebi que o saquinho de medicamentos cresceu tanto a ponto de ocupar o espaço que poderia ser de uma blusinha de algodão.

O detalhe é que a experiência fala mais alto: achar uma farmácia aberta às onze da noite em São João del Rey é trabalho hercúleo. Comprar um simples descongestionante nasal nos Estados Unidos, só com receita médica. Na Europa não há tanto rigor assim, mas em alguns países até para tomar xarope é preciso passar pelo médico antes.

Evite transtornos e imprevistos. Separe um cantinho da sua mala para montar sua farmacinha. Lembrando: remédios de uso diário devem ser levados na mala de mão, junto com a receita médica. Se você colocar tudo na bagagem a ser despachada corre o risco de ficar sem eles em caso de extravio.

Por isso, anote aí:

1. Gel para dor muscular Vai que... você leve um tropicão nas pedras da Acrópole, em Atenas.

2. Comprimido contra enjôo Vai que... você resolva fazer um passeio de escuna para Coroa Alta, perto de Porto Seguro. Não sobra um em pé.

3. Sal de frutas Vai que... o Sarapatel não lhe caia bem.

4. Curativos e algodão Vai que... você corte o dedo ao tentar fechar a mala.

5. Antitérmico ou antigripal Vai que... o friozinho de Gramado traga uma leve congestão nasal. Importante: em caso de febre alta, tosse e dores musculares intensas OU suspeita de dengue NÃO tome nada. Procure a unidade de saúde mais próxima.

6. Protetor solar Não tem vai que... Uso diário, mesmo em dias nublados. Repassar a cada quatro horas.

7. Remédios pessoais Leve receita e bula, sempre na mala de mão.

8. Pastilha ou spray para dor de garganta Vai que... os sorvetes de Buenos Aires causem algum incômodo.

9. Comprimidos para prisão de ventre Vai que... você seja como eu: tem pavor de usar o banheiro alheio.

10. Colírio Vai que... o vento quente e arenoso, conhecido como La Kalima, pegue você em Las Palmas, nas Ilhas Canárias.

11. Protetor labial Vai que... o clima seja muito seco, como em Brasília ou Atacama.

12. Preservativo Vai que... digamos, você encontre o amor da sua vida.


DICA: não é necessário ocultar os frascos, nem tirar os comprimidos das embalagens. Desde que a quantidade não seja exorbitante e, sim - claramente para uso pessoal - dificilmente você terá problemas nas viagens internacionais.

8 comentários:

  1. Ótimo post!!!
    E se for fazer trekking, também deve levar material para tratar bolhas e uma pomada antinflamatória como voltarem, por exemplo, e um remédio como ibuprofeno.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez concordo com tudo:
    1- Não só na Acrópole, como na Chapada Diamantina...
    2- Felizmente não sofro de enjôo (vida de marinheiro, desde criança pegando a Barca Rio Niterói...), mas para quem tem, é fundamental;
    3- Também como de tudo, mas para quem tem o estômago mais delicado, é necessário.
    4- Ou no lacre do frasco de remédio rss
    5- Sempre levo.
    6- Idem.
    7- Idem.
    8- Idem.
    9- No meu caso, não me incomodo. O que levo é o contrário: Imosec e Floratil.
    10- É bom, principalmente em lugares secos
    11- Fundamental no Atacama, onde fiquei com os lábios sangrando e comprei uma pomadinha chamada Blistex, por indicação do guia.
    12- Fundamental!!!! Mas não precisa necessariamente ser "O" amor da vida... Se for um casinho, já está bom rsss
    Abraços!
    Arthur

    ResponderExcluir
  3. Vou dar a minha contribuição!!!

    Um anti-histaminico é essencial!
    Vai que... você é queimado por uma água viva em um mergulho em Fernando de Noronha????

    ou vai que... você se encosta em uma urtiga bem no meio de uma caminhada no Canyon de Guartelá??

    ai... melhor ter!!!

    ResponderExcluir
  4. hahahaha, adorei as contribuições pessoal! Brigada! :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Sílvia!
    AMEI o seu blog...já peguei várias dicas para o meu intercâmbio no Canadá.Adorei o post da farmacinha!:) Obrigada!
    Também tenho um blog sobre viagem e intercâmbio https://zanzandopelocanada.blogspot.com posso colocar o link da sua página lá?
    Obrigada.
    Beijos,
    Janaina

    ResponderExcluir
  6. Ops... link correto:

    http://zanzandopelocanada.blogspot.com

    Obrigada novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Farmacinha é algo precioso, e uma das coisas que eu sempre acabo esquecendo de levar em viagem! Acho que vou dar uma imprimida na sua listinha :-)))
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir