terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tudo o que você deve fazer para aproveitar sua viagem

1. Diga não às encomendas. Ficar zanzando de lojinha em lojinha procurando o perfume francês preferido da sua tia fará você perder tempo e paciência.

2. Divida a bufunfa que você vai levar. Dinheiro vivo, cheques (no Brasil), cartões de crédito e cartão travel money (no exterior).

3. Esteja sempre atento. Não aceite informações que não são solicitadas e desconfie quando algum nativo quiser muuuito mostrar um lugar que você não sabe quem frequenta nem onde fica.

4. Enfrente o transporte público. Metrôs são rápidos e ônibus promovem city-tour pelo preço de um ticket. Deixe o táxi para o seu momento-patrão.

5. Fotografe só o que for permitido. Caso contrário, você pode perder não só as fotos como a máquina junto.

6. Reserve, sempre. Encontrar hotel bom (e barato) na última hora é trabalho para David Copperfield. Só mesmo fazendo mágica.

7. Fique pelo menos quatro dias nas grandes cidades. Não importa se estamos no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos. É  o tempo ideal para visitar o básico.

8. Dê gorjetas. Mas não esbanje. Seus pseudos-funcionários (garçons, taxistas e camareiros ) sabem identificar quem tem dinheiro de verdade e quem é tonto.

9. Faça um seguro-saúde. Fora do Brasil ele é a segurança de que uma torcida no pé não vai custar mais do que a viagem toda.

10. Informe-se antes de ir. Quem não lê sobre o destino que quer conhecer, quando chegar provavelmente vai ter dificuldade em estabelecer prioridades.

11. Leve um calçado usado para caminhadas. Estrear sapato novo só porque você está na Champ Élysées pode ser o fim do passeio.

12. Use roupas adequadas. Minissaia e decote sempre vão chamar a atenção. De gente bem ou mal intencionada.

13. Feche sua mala com cadeados. Mesmo no hotel. E guarde as chaves em local seguro.

14. Prove comidas típicas. Sem experimentar os sabores locais fica difícil entender o temperamento do destino. :-)

15. Aprenda algumas palavras do idioma do país que vai visitar. No mínimo, "obrigado" e "por favor".

16. Comporte-se, respeite as regras e acate orientações de segurança. Lembre-se: você é turista e não o dono do lugar.


8 comentários:

  1. Ótimas dicas. E o melhor das encomendas é não fazer exceção, porque depois odo mundo vai querer entrar na mesma regra, e se você disser não, vai se sentir o vilão da história!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo de tudinho! :) Como sempre, suas dicas são ótimas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo, principalmente com as encomendinhas!
    Abraços
    Arthur

    ResponderExcluir
  4. Assinadíssimo embaixo!
    Principalmente a parte das encomendas. É o fim da picada mesmo! Perde-se muito tempo comprando coisas para os outros. E o que é pior... quando chegamos com a tal encomenda ainda temos que dar garantia do produto adquirido. É mole?! Eu já senti na pele essa emoção, por isso só informo que viajarei na hora do embarque, porque aí não dá tempo de fazerem pedidos. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvia! Estou começando um planejamento para uma viagem à Europa, sem agência de viagem. Desculpe a ignorância, mas como faço um seguro-viagem?
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia! Procure uma agência de viagem, eles vão oferecer algumas opções. Em Curitiba há algumas especializadas como a STB (http://www.stb.com.br) ou a CI (http://www.ci.com.br/), ambas ficam na avenida Batel. Verifique também se seu cartão de crédito não lhe dá este benefício. Os valores do seguro variam de acordo com o número de dias que você vai ficar e tipo de cobertura vai escolher. Lembrando que na Europa é OBRIGATÓRIA a cobertura mínima de 30 mil euros. Mas essas agências sabem disso e vão orientar você. Qualquer nova dúvida é só escrever. Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Claudia: mesmo comprando seu seguro com uma agência você pode seguir com seu planejamento independente. É que este tipo de serviço a gente só consegue comprar numa agência mesmo. Dá para comprar pela internet também (http://www.submarinoviagens.com.br), mas eu sempre comprei pessoalmente. Bjs!

    ResponderExcluir