Inca Kola: ícone cultural do Peru. (Foto: Raul Mattar)
E como podem ver, sobrevivi.
O refrigerante Inca Kola é a bebida gaseificada mais vendida do Peru. Um emblema cultural. Quase patrimônio da humanidade.
A cor amarelo-detergente não é lá muito convidativa. O sabor lembra uma tubaína de tutti-frutti. E o rótulo da embalagem deve ter sido descoberto em alguma escavação de Machu Picchu.
Rótulo: a dona da Inca Kola está ali, bem escondidinha. (Foto: Raul Mattar)
Apesar dos contrários, durante décadas a Inca Kola desbancou até a Coca Cola no país. Na verdade, ainda continua disparada nas vendas. Mas a indústria norte-americana acabou comprando o conglomerado peruano para abocanhar mais essa fatia de mercado.
Não, não estive no Peru. Ainda. Consegui a garrafinha de 500 ml - por R$ 5,00 - na 7ª Festa Latinoamericana realizada em Curitiba durante o feriado. (Um oferecimento dos meus amigos Alessandro e Conchita que compraram uma para nós! Obrigada, queridos!)
Se não conseguir encarar a garrafinha inteira, vale pela experiência - digamos - antropológica. :-)
Oi Silvia
ResponderExcluirOlha não parece bom! Mas experimentar eu queria.
Passa lá no blog, pra ver que a D. Milena Fernandes, sua aluna é moça prendada!
Beijo
P.S. Ela é a D. corujinha em questão!
hehehehe, bem na hora que fizestes o comment lá no blog eu postei uma nova dica. na mesma linha, diga-se de passagem!
ResponderExcluirhá vida monetária pós outra cidade européia tbm :-)
bjão.
Que legal, adoro experimentar coisas novas (mesmo que seja só um golinho pra depois fazer cara feia, hehehe).
ResponderExcluirBeijos, Angie
Oi Silvia,
ResponderExcluirSabe que boa a Inca Kola nao è... Mas mesmo assim ela foi eleita a minha bebida oficial no Peru!
Sou da teoria que para acompanhar pratos tipicos sò mesmo bebidas tipicas, entao apelei para a Inca Kola para acompanhar minhas refeicoes a base de alpaca e cuy! :)
Bjs
PS - Nao sei se daria conta de beber Inca Kola fora do Peru! Vc foi corajosa! :)
putz....este refrigerante é horrível!eca!
ResponderExcluirhahahahahahahahaha!
ResponderExcluirEu tomei o Inca Cola qnd fui para um restaurante peruano na Argentina, Silvia! Aquela coisa amarela é assustadora!
Beijão
Jana.
P.S: Mas n é um ruim. :P
oi sílvia! hummm, a cor não é mt convidativa... será que eu teria coragem? bjs, querida!
ResponderExcluirOlha só, eu ja tinha ouvido falar e pensei que fosse escura como a coca-cola! Eu hein, da medinho de encarar! rrrssss
ResponderExcluirGente, o trem não é de todo ruim, mas a cor amarela envia uma mensagem ao nosso cérebro: isso é Limpol, isso é Limpol... daí num desce, né!
ResponderExcluirSilvia,
ResponderExcluirprecisava entrar em contato contigo também. Se você entrar no meu blog: www.viagempelomundo.com, me mande uma mensagem em "contatos com o seu email?"
Acho que eu encontrei um plagiador do seu site...
Oi Deise! Que bom que você escreveu! Hoje tentei deixar um recado lá no seu blog, mas deu erro! Agora, não consigo enviar e-mail pelo contato, dá "código errado". Menina, me conta essa história de "plagiador"... onde, quando, quem? :-)
ResponderExcluirMeu e-mail: matraqueando@gmail.com
Hahahaha, aqui onde moro tem um lugar que vende soh produto peruano. Dizem que essa bebida vende de caixas aqui para os nativos do Peru!
ResponderExcluirsou fresca assumida, daqueles não tomei e não gostei!
ResponderExcluirConcordo com a Luisa, devemos provar..LÁ! troféu coragem para a Silvia.
ResponderExcluirJá ouvi tanto falar dessa Inca Kola! E todo mundo só falou bem...mas a cor é realmente um fator mto importante...Nao sei se é só Limpol que lembra viu! rsrsrs
ResponderExcluirbjus!
Silvia, eu experimentei a Inca Kola no Peru, mas acredita que não consigo me lembrar do gosto??? Mas me lembro de tê-la achado "bebível". hehe Com certeza quem vai ao Peru TEM que pelo menos experimentar.
ResponderExcluirBeijos!
Silvia, há tempos não entrava aqui e fiquei feliz de saber que finalmente
ResponderExcluir"has probado" a famosa Inca Kola! Lembro de ter comentado sobre ela em nossas aulas do Máster, sou fã dessa bebida - esquisita tanto em português quanto em espanhol, hehe!
Saudades de vocês. Abração!