sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Como montar sua viagem pela Internet


Conectada em qualquer lugar: o notebook pequeno é perfeito para levar na viagem. (Foto: Matraca's Image Bank)

Se você gosta de organizar sua viagem sozinho, aprecia desbravar possibilidades, contempla encontrar bons preços, tem prazer com o planejamento e valoriza as dicas de blogueiros e sites especializados vai ser uma brincadeira bem divertida.

Com um clique do mouse você chegará ao destino bem antes de por os pés lá. A Internet oferece - além da compra de passagens aéreas e reservas em hotéis - um intercâmbio de informações jamais visto ou imaginado sem essa ferramenta de comunicação. Para ter êxito na sua empreitada siga alguns passos.

1º passo: ESTUDE SEU DESTINO

Muita gente decide aonde vai e em seguida compra a passagem aérea, só porque viu a propaganda de um bilhete promocional. Calma. Primeiro investigue um pouco sobre seu destino. Entre nos fóruns, blogs e sites especializados para conhecer o modus operandi do lugar. Quem já foi e escreveu sobre o destino quase sempre tem boas dicas de companhias aéreas, hotéis ou vôos locais. Ao comparar opções você pode tomar a melhor decisão. Confira estes sites:

Viaje na Viagem – Blog do turista profissional Ricardo Freire.
Mochileiros – Um dos maiores fóruns do Brasil sobre viagens econômicas.
Virtual Tourist – Comunidade de viajantes que postam fotos e relatos.
Na Viagem – Criado para ajudar os viajantes a planejar e trocar experiências.
Viaje Aqui – Talvez o site que reúna o maior conteúdo de viagens em português.
Guia Time Out –  Muito completo e fácil de navegar.
Matraqueando – Blog da jornalista Sílvia Oliveira. Mestre em Turismo e doutoranda em Psicologia da Comunicação. Ela não entende muito do assunto e vive se metendo em roubadas. Mas adora por o pé na estrada. (Na escadinha do avião, precisamente.) Seu lema: aquela que vai antes para você não se estrepar depois.

2º passo: PESQUISE SOBRE HOSPEDAGEM

Há diversos sites disponíveis para reservar hotéis, albergues, apartamentos ou bed & breakfast. Alguns vão cobrar só a primeira diária, outros apenas 10% do valor da reserva ou, às vezes, nem isso. O passo a passo deles é bem detalhadinho, embora alguns só estejam disponíveis em inglês. Mas já existem ótimas opções em patropi. Dica: depois de cotar com os sites especializados faça uma pesquisa individual diretamente com o hotel escolhido para efeito de comparação. Veja:

Trip Advisor – Completíssimo site com avaliações de mais de 170 mil hotéis feitas por viajantes.
Hostel World – Para albergues e hotéis econômicos. Traz nota e depoimento dos hóspedes. Apresenta descrição detalhada das hospedagens.
Vou de Mochila  – Tem uma ferramenta parecida com a do Hostel Word, mas está em português.
Venere –  Dá boas respostas para hotéis simples na Europa. O que facilita são uns mapinhas que localizam o hotel desejado na cidade de destino. Não debita nada na reserva.
Booking –  São 71 mil hotéis no mundo inteiro com quase 4,5 milhões de resenhas feitas por quem de fato se hospedou neles.Tem versão em 23 línguas, inclusive a nossa. Não debita nada na reserva.
Hotéis.com –  É a versão em português do Hotels.com. Tem atendimento telefônico 0800 para brasileiros (isso não tem preço!) e um banner específico para as ofertas de última hora.
Eurocheapo –  Especializado em hotéis baratos na Europa, incluindo diversas hospedagens Bed & Breakfast. Detalhe: as resenhas são feitas pelos editores do site e não pelos viajantes.
Hotwire –  Inusitado. Você pode conseguir facilmente um hotel quatro ou cinco estrelas pelo preço de duas. Importante: você escolhe o bairro e a categoria, mas só descobre o nome do dito cujo quando finaliza a reserva. Perigo: as diárias são debitadas do seu cartão e não há reembolso. Em relação à qualidade do hotel, acredito que não haverá problema, uma vez que um padrão quatro estrelas não costuma desagradar ninguém. Mas e se você desiste da viagem... Faça tudo de caso bem pensado.

ALUGUEL DE APARTAMENTOS NO EXTERIOR

Ao ficar mais do que cinco dias no destino pode valer muito à pena experimentar o aluguel de um apartamento.
Há muita opção em cada um dos sites abaixo. Faça incansáveis buscas e você encontrará algo que seu bolso e disposição possam pagar. Veja a listinha|:

Amsterdã -
Stay Amsterdam
Berlim - Berlin Apartaments
Buenos Aires : Apartaments BA, Desig Buenos Aires  e Homes BA
Espanha, Barcelona, Madri e Lisboa - Friendly Rental  e Rent 4 Days
Europa - Oh Holidays  e Apartaments Apart
Paris - Mon Paris e Rent Paris
Paris, Londres e Nova Iork - NY Habitat
Roma - Rental Rome
Veneza - Dimora e Magica Venezia

3º passo: COMPARE VALORES DE PASSAGENS AÉREAS

Você pode ligar para seu agente de viagens e ele fará isso pelo cliente. Mas as opções e as ofertas são tantas que é bem capaz que nem ele encontre o que você pode achar pululando de site em site.

Aquela Passagem –  O site do Rodrigo Purisch é um dos melhores em português sobre o mundo das passagens aéreas. Ele não só traz dicas de bons preços, mas também faz análises do mercado, alerta para pegadinhas e orienta sobre milhas e uso dos cartões de crédito.
Submarino Viagens e Decolar.com – São as maiores agências de viagens on-line. Apresentam diariamente diversas promoções e, em algumas oportunidades, facilitam a forma de pagamento em até 18 vezes.
SkyScanner –  Faz uma busca e reúne as principais aéreas low cost. Fornece todas as rotas possíveis - ordenadas pelos melhores preços com links para as companhias.
Kayak –  Pesquise aqui também para verificar se há companhias tradicionais operando o mesmo trajeto com tarifas promocionais.

4º passo: CONSULTE OPERADORAS DE VIAGEM

Depois de ter em mãos o preço da passagem aérea e dos hotéis separadamente, não custa nada fazer uma cotação nas principais operadoras brasileiras. Muitas vendem pacote (oi, falei pacote – não excursão) que incluem avião e hospedagem por preços imbatíveis. Algumas delas:

Abreutur, Accor Tour, CVC, Lusanova, New Age, Queensberry, Bon Voyage, Expressway, Flot, Nascimento, RCA Tours  

5º passo: FAÇA AS MALAS E BOA VIAGEM!

DICA DA MATRACA: planejar com bastante antecedência é tudo numa viagem bem sucedida. Entende-se por antecedência um mínimo de três meses antes do embarque.


21 comentários:

  1. Interessante post.
    Eu ainda não eu montado ninguno viagem ao estrangeiro somente pela internet. Em o meu pais se que monto os meus viagens pela internet.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o anônimo é meu.
    Carmen

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre pesquiso muito na internet, mas ainda nao tenho a cultura de fazer a reserva on-line. Acabo sempre recorrendo a um agente ou operadora. Bejao. Malu

    ResponderExcluir
  4. Siliva

    Eu achei as dicas ótimas!

    Mas, acho que falta falar das barbadas de ultima hora!

    Ernesto

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e acho que vale muito a pena pesquisar tudo na rede.
    Fui para a Europa em 2007, fiz reserva nos hostels de Paris e Roma pela internet e deu tudo certinho, preço e atendimento excelentes.
    Vale a pena mesmooo!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. As barbadas de última hora já estão disponíveis em muitos sites. Inclusive o Hoteis.com - que acabou de chegar por aqui - tem banner específico sobre ofertas de última hora. O Last Minute, coitado, virou lenda! Mas não deixa de ser mais uma opção de pesquisa para os aficionados do gênero. No entanto, quem planeja - meu caso - quase nunca vai usar esse tipo de serviço. Bem, mas fica aí a dica para quem pode decidir na última hora o que fazer e para onde ir! :-)

    ResponderExcluir
  7. Como sempre, ótimas dicas, Sílvia!!!
    Nunca viajei em excursões, pois sempre pensei que isso seria a maior "roubada" que alguém poderia se meter. Respeito quem gosta, mas eu particularmente não encararia, por exemplo, passar 21 dias viajando pela Europa, para conhecer 24 cidades, como algumas pessoas fazem. Gosto vivenciar a cidade que visito, andar pelas ruas sem preocupação com horário, na grande maioria das vezes até sair um pouco daquele roteiro turístico tradicional, pois é em ocasiões como essas que temos a grata oportunidade de conhecer outras opções que a cidade nos oferece; coisas que quem viaja em excursões não vai vivenciar, pois essa pessoa só irá conhecer aquilo que está pré-determinado, não se pode fugir daquele roteiro e nem passar mais ou menos tempo em determinado lugar.
    Sou adepta das excelentes dicas que você nos brindou neste post. E acho que todos deveriam fazer o mesmo. Pronto, falei!
    Ah, adorei a maneira irreverente com a qual você se referiu ao Matraqueando! Você é nota mil!!! Conheci o blog há pouco tempo, mas é como se o estivesse acompanhando desde a primeira postagem. Estou diariamente por aqui lendo seus posts e quando não tem algo novo, releio os antigos. Tem sempre algo que escapou na leitura anterior. Rsrsrs.
    Um grande beijo.
    Marie

    ResponderExcluir
  8. Achei a rota de pesquisa perfeita! As melhores barbadas, eu e o Luiz conseguimos quando reservamos hotéis com meses de antecedência para Paris, Lisboa e até Fernando de Noronha, foi possível barganhar (negociamos em fevereiro para viajar em setembro). Nossa passagem para Miami compramos num fim de semana de mega-promoção (que você anunciou aqui)no Submarino Viagens, com preço de última hora, mas para viajar em novembro!

    ResponderExcluir
  9. Gente!!
    Sou prova desse planejamento de viagem!!!
    Eu e o maridão nos aventuramos durante 15 dias na Europa.
    O primeiro passo foi adquirir o Guia Visual da Folha e o Guia do Viajante Independente.
    Depois, as intemináveis e deliciosas pesquisas na internet sobre as cidades que iríamos conhecer: Paris, Florença, Roma, Veneza e Interlaken (na belíssima Suíça).
    E juro, as consultas nos blogs foram fundamentais. Dicas sobre os passeios óbvios (que para uma primeira visita é o que interessa) e alguns toques sobre lugares singulares.
    Amamos tudo de paixão!!!
    Como foi a nossa primeira viagem internacional, confesso: a emoção começou já com a tirada do passaporte!!
    Bom, fizemos as reservas dos hotéis utilizando basicamente o Booking.com. Sim, consultávamos o booking, e depois entrávamos no site do hotel para checar a tarifa. No caso do hotel de Veneza, foi melhor fechar diretamente.
    Buscamos hotéis com preço médio de 50 euros a diária, com café da manhã.
    Só não utilizamos o booking em Paris, onde ficamos nua rede chamada Kyriad, simples mas muito boa (um café da manhã delicioso) - pois essa foi a indicação de uma amiga. E em Interlaken, que optamos por ficar em um hostel (Backpackers Villa Sonnenhof ), já que lá tudo é mais caro. Eu tinha lido que os albergues na Suíça eram muito bons, e de fato esse foi maravilhoso.
    Para quem quer saber de tudo sobre Paris e ainda tirar algumas dúvidas, eu indico o Conexão Paris!! É de uma brasileira que vive lá, a Lina, que gentilmente respondeu todas as minhas inquietudes.
    O percurso entre as cidades, escolhemos fazer de trem. Sabíamos que não era a forma mais barata, mas queríamos esta experiência (e foi muuito bacana)!! Como fomos em agosto, mês em que eles estão em férias, acatamos a dica do Viaje na Viagem de sair daqui com tudo comprado.
    A mega dica que descobrimos na internet, é para quem quer subir o Jungfraujoch em Interlaken, que é considerado o top da Europa. Se vc levar o ingresso do Trem do Corcovado, vc ganha 50% de desconto no ingresso do trem do Jungfraujoch e vice-versa!!! A diferença é que o trem do Corcovado custa R$ 45 e do Jungfrau 180 francos suíços!! E digo mais, o pessoal de lá precisou consultar a nota no site deles para conferir essa barbada!! Pelo visto os brasileiros que se aventuraram por lá não costumam utilizar esse benefício.
    Outra coisa bacana que agilizamos pela internet, foi a compra de ingressos para a Academia e Uffizzi (em Florença) e o Museu do Vaticano, dessa forma praticamente não pegamos filas. Uma outra coisa legal, foi o Paris Pass Museum e o Roma Pass: nadica de filas!!!
    Viajar por conta faz com que o planejamento seja intenso e quase exaustivo, mas garanto é bárbaro!!! Na verdade vc começa a viajar muito antes de chegar ao seu destino e tudo se torna mais gostoso, mais relevante, mais valioso.
    Admito que até então, tinha uma visão simplista de viagem, no sentido de achar que era somente uma oportunidade de lazer. Hoje também posso afirmar que viajar é uma oportunidade fantástica de crescimento. E mais: vicia! hahahah

    Silvia Amada: enquanto ainda não consigo voltar para escuela, mato as saudades lendo suas matérias aqui no Matraqueando.
    Você é uma pessoa inspiradora!
    um beijo
    Danielle Lamoço

    ResponderExcluir
  10. Danielleeeee! Não tenho como agradecer este precioso relato. E essa do desconto no trem do Jungfraujoch levando o ticket do trem do Corcovado!!! Nunca ouvi falar disso... e olha que fiz o passeio de trem para ver o Cristo em 2007 e não vi nenhum a informação a respeito! Você arrasou! Volta logo pra você me contar tuuuudo! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Alethea, querida! Nota mil é você! Seu depoimento incentiva o conhecimento e a busca pelo aprendizado. Sabe... vou contar um segredo. Eu já viajei de excursão: quando tinha 14 anos, com a turma da 8ª série, para as Serras Gaúchas. E olha só, apesar de ser em grupo, foi minha primeira viagem independente - sem pai nem mãe! hohohoho. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Silvinha, acabei de chegar da Grécia, Lua de Mel. Usei muitas dicas daqui, principalmente da série dos 50 euros! Não deu um furo! Foi excelente! Você é uma profissional brilhante. Beijos e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Planejamento, disciplina e disposição: viagens felizes!

    ResponderExcluir
  14. Sílvia, sou estudante de jornalismo da unisinos e gostaria de fazer uma entrevista com vc, sobre o seu blog!!
    Você poderia me passar o seu e-mail?
    O meu e-mail é marcelazini@yahoo.com.br

    Obrigada pela atenção

    Marcela Zini

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcela!

    Já escrevi para você! Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Carmen, aqui no Brasil eu quase não vou para a Internet para fechar negócio. Só para pesquisar. Mas recorro muito ao telefone. hahaha! A única coisa que sempre compro pela internet aqui é a passagem aérea! Bjs! :-)

    ResponderExcluir
  17. Sílvia,
    como uma verdadeira fã de blogs, acho o seu mais do que fantástico!
    Por isso, acho digno pedir para você uma dica muito valiosa! :)
    Vou morar na França durante um ano, para estudar, na cidade de Lyon, e gostaria de algumas dicas de outros blogs, sites, dicas em geral que você pudesse me dar.
    Desde já, muitíssima obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Otimo post!!! Tambem acho planejamento FUNDAMENTAL em 99% dos casos - e, por sinal, tambem uso um notebook pequenininho, igualzinho ao da foto, para viajar ;-)

    ResponderExcluir
  19. Silvinha, começamos montar nossa viagem para o Ano Novo, estamos seguinmdo seus passos. Já encontrei muitas dicas, boas ofertas (apesar de ser reveillon) einformações interessnates. Parabéns mais uma vez. Seu blog é indispensável!

    ResponderExcluir
  20. Silvia,

    Adorei o post. Muito útil para qualquer viajante (inclusive os mais experientes), pois acabei entrando em um site que ainda não conhecia. Tks.

    ResponderExcluir
  21. Olá Sílvia,
    Não sabia bem onde postar este agradecimento, então escolhi este post sobre planejamento.

    É que estou montando uma viagem para o Chile em dez/jan com milhas Smiles e vi a dica sobre a Sky Airlines no Viaje na Viagem.

    Hoje comprei minha passagem para Calama na Sky e fiquei super satisfeita com a economia.

    Então muito obrigada!

    Eneida

    ResponderExcluir