quarta-feira, 19 de março de 2008

Matraca na cozinha: escondidinho de bacalhau

Você já deve ter ouvido falar de outras variedades deste prato como escondidinho de carne seca e escondidinho de camarão. Mas o de bacalhau... nem os portugueses imaginaram uma receita assim: fácil, saborosa, econômica, relativamente rápida de preparar e bem brasileira!

Em todos anos a história é a mesma. Existe uma comida tradicional na sexta-feira da paixão – a bacalhoada – que não cabe no bolso de muita gente. Algumas variedades de bacalhau chegam a custar mais de R$ 60,00 o quilo! Detalhe: como quase sempre é servido em família, o investimento, por menor que seja, significa a bancarrota de toda nossa estirpe genealógica.

Arrá! Mas não contava com as astúcias do Matraca na Cozinha, nosso Momento Ofélia mão-de-vaca-muquirana. Com base de aipim (mandioca ou macaxeira, como quiser chamar), o prato leva bacalhau desfiado. Assim, você pode comprar um sem tanto pedigree porque não serão necessários aqueles megapedaços à vista de ninguém. Como o próprio nome diz, fica tudo escondidinho. Anote aí:
.
Para o purê de aipim:
1 kg de mandioca cozida e espremida quente
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara de leite de coco
Sal a gosto

Para o bacalhau
1/2 kg de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente. (Eu comprei o tipo Saithe – R$ 13,50 o quilo)
1/2 xícara (chá) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola fatiada
3 tomates sem sementes picados
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Purê de aipim
Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue 1 kg de mandioca cozida e espremida quente. Acrescente o creme de leite e o leite de coco, misturando bem. Mantenha o fogo médio, prestando atenção para não deixar queimar o fundo. Evite o excesso de sal no purê. Reserve.

Bacalhau
Numa panela com 1/2 xícara (chá) de azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau desfiado e misture bem. Em seguida, coloque o tomate. Refogue todos os ingredientes e corrija o sal e a pimenta.

Montagem
Unte uma travessa de vidro refratário com azeite de oliva. Coloque metade do creme de mandioca e distribua o bacalhau sobre o purê. Coloque a outra metade do creme de mandioca e leve ao forno para gratinar.

Sirva com arroz branco e salada verde. Simplesmente um luxo! E rende pra dedéu.
.
Fotos: Raul Mattar

5 comentários:

  1. O comentário perfeito aqui é: huuummmmmmmm.....

    Boa Páscoa e bom descanso.
    bjs
    Nair

    ResponderExcluir
  2. Por favor, gosto muito de bacalhau mas, este prato confecionado com mandioca que é um farináceo( muito bom por sinal) e ser acompanhado com arroz é que não está nada bem que me desculpem mas numa gastronomia nunca se deve misturar.
    De uma portuguesa que gosta muito de bacalhau

    ResponderExcluir
  3. Cuma, Dona Portuguesa que gosta muito de bacalhau? Em gastronomia não se mistura? Ow, de que planeta você veio? Eu, hein!

    ResponderExcluir
  4. Salivei só de olhar. Vou fazer, deve ficar bom que se farta! ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir