sexta-feira, 30 de junho de 2006

PARINTINS: Caprichoso X Garantido

No Festival de Parintins a disputa entre os dois bois é mais perturbadora que uma final (toc, toc, toc) entre Brasil e Argentina que - graças a Deus - não vai ser desta vez. O Caprichoso, é o boi da elite – dizem. O Garantido tem a força do povão - comentam. O primeiro ousa mais, aprecia a técnica e a arte do bumbá. O segundo prefere a tradição, o popular e aposta no trivial. Seria mais ou menos como a velha rixa entre PSDB e PT - no tempo em que o PT ainda era o partido dos trabalhadores, claro.

O que faz Parintins ser o maior espetáculo da terra é a aventura de juntar - numa ilha perdida - puro folclore regional, um espetáculo intrigante e a imprensa do mundo todo. Tudo isso no meio da selva. E não no Rio de Janeiro, cidade que por si só já atrairia a mídia internacional. Abreviando a história: é uma mistura de São João com a lenda do boi que morre e ressuscita. O segredo da magia está justamente na paixão em defender uma lenda, contando uma fábula de todas as formas e com diferentes fantasias possíveis.

São três noites com três horas para cada boi. Seis horas de festa por dia. A cada noite a mesma história contada com uma apresentação diferente. É como assistir durante três dias, três apresentações diferentes da Beija-Flor e da Mangueira, (numa comparaçãozinha bem chinfrim e injusta) - porque na minha visão apaixonada o Festival de Parintins não tem mesmo nenhuma comparação!

Posts relacionados:

PARINTINS: buuuumba o coração!

5 comentários:

  1. Está confirmado. Você é GARANTIDO.

    ResponderExcluir
  2. Voto com o Murilo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deu para perceber? E olha que eu não voto no PT há anos! hahahaha!
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
    »

    ResponderExcluir
  5. Interesting site. Useful information. Bookmarked.
    »

    ResponderExcluir