A siesta é o maior patrimônio zen-erudito-cultural da Espanha. É uma espécie de meditação ibérica que ocorre sempre depois do almoço e vai até umas cinco da tarde. Ou seja, depois de forrar a pança os espanhóis ficam em um estado sonolento – nem alfa, nem ômega – em que se dão o direito de dormir ou descansar por, pelo menos, uma horinha antes de voltar ao batente.
Nem todas as lojas e escritórios fecham no período de siesta como antigamente, mas é tão cultural tirar essa sonequinha no meio da tarde que boa parte do comércio baixa as portas das 14h às 17h. Os espanhóis adotaram esta tradição como uma forma prática de lidar com o calor intenso do verão europeu. Eu, como notívaga assumida, não perco por nada esse momento yoga-de-ser do espanhol.
quinta-feira, 8 de junho de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
oie
ResponderExcluirresolvi invadir o seu blog..
interessante a siesta.. de repente me deu uma vontade de mudar para a espanha ehehhehehe
mas enquanto isso não acontece acho que vou adotar a siesta poraqui (só espero que meu patrão não me pegue)
agora me tire uma dúvida.. qual a carga horária de trabalho espanhola??
oie
ResponderExcluirresolvi invadir o seu blog..
interessante a siesta.. de repente me deu uma vontade de mudar para a espanha ehehhehehe
mas enquanto isso não acontece acho que vou adotar a siesta poraqui (só espero que meu patrão não me pegue)
agora me tire uma dúvida.. qual a carga horária de trabalho espanhola??
Acho que definitivamente a Espanha é o lugar pra eu morar!!! hahahahha....
ResponderExcluirimagina, sem dormi já sou gorda, imagina assim.. com a pança cheia como diz a Silvia, e dormir.. hauhauauha..
Oi Flávio!
ResponderExcluirOito horas diárias, básicamente. Quase todo o comercio abre às 10h e fecha às 14h. Voltando a abrir às 17h e fechando às 21h. Mas tem lojas que abrem às 9h, outras que fecham às 22h... Mas aí já é hora extra.
Abs,
Silvia
Claudiaaa!!!
ResponderExcluirHUAHUAHUA
Pois acredite: engordei TRÊS quilos em 45 dias! E justamente na pança e na buzanfa!!!! hahahaha
Abs,
Silvia
meu Deus..
ResponderExcluiradeus dieta!! hauhauhauha...
melhor eu ficar no Brasil mesmo... hauhauhauaha..
Beijos Linda!!!
A siesta significa qualidade de vida, é um saber não fazer, é um "não" estridente a querer globalizar todos os meios e modos! E sabe que depois da siesta, o corpo está pronto para muito mais! Pois é, grandes "viajeros" cuando uno está en España hay que hacer como ellos! Besos....... Me encanta el blog!!!!!!!
ResponderExcluirIhuuu! Super Patricia de Camargo!
ResponderExcluirTô viciada en tinto verano!
Ô trem bom!
Agora vou dormir a siesta ZZzzzz.
Nossa...como seria bom fazer a tal sesta sem culpa...por aqui parece coisa de gente desocupado...posso imaginar minha diarista me olhando com cara de "ê patroa folgada"...Seia bom poder assumir a sesta sem inventar desculpa do tipo: tô com cólica, tô com dor de cabeça, vou deitar para ver se passa...Ah, sábios espanhóis!!!!
ResponderExcluirAle!
ResponderExcluirSem a sesta creio que os espanhóis, biológicamente, nao sobreviveriam! huahua. Sao notívagos, começam almoçar depois das 13h30 e a jantar lá pelas nove e meia-dez horas da noite. (Nessa época de calor, é quando começar a escurecer!)
E é certo: dá uma invejinha desse estilo de vida, ahhh.. dá! Mas já imaginou um sistema parecido implantado no Brasil?? Raaaapaz!
Beijos,
Silvinha
Seria bem legal ter essa "la siesta" né!?+ tambem né!quem nao queria?só um loko mesmo!!!!!!!!!!
ResponderExcluir