domingo, 29 de julho de 2007

Barcelona: a maravilha que ficou de fora...

Não da minha última viagem à Europa. Mas daquele concursinho fajuto, organizado por um milionário oportunista, que conseguiu ficar ainda mais rico às custas dos nossos clicks para eleger o Cristo Redentor. (Sim, eu votei no Cristo, porque sou brasileira e não desisto nunca!). Até hoje não entendi quais foram os critérios para selecionar as novas maravilhas do mundo moderno. Misturar em uma mesma categoria as ruínas de Machu Picchu e uma construção moderníssima como a Ópera de Sidney só me deixou mais confusa.
.
Com o resultado final, divulgado no começo do mês, todo mundo ficou cochichando que o palácio andaluz Alhambra, em Granada, foi completamente injustiçado por não figurar entre os sete mais votados. Mas quem não poderia ter ficado de fora foi o único castelo de areia gigante construído no meio de uma cidade: a catedral Sagrada Família, de Antonio Gaudí, em Barcelona.
.

O projeto começou quando Gaudí tinha 31 anos e foi o último de sua vida. Dedicou mais de 40 anos à obra. O arquiteto morreu e não deixou nem os esboços para que pudessem finalizar o monumento mais criativo e genial dos últimos séculos.

Diversos artistas, engenheiros e arquitetos já deram várias contribuições, tentando finalizar a obra. Mas já se passaram mais de 70 anos desde a morte do visionário catalão e a previsão é de que fique totalmente pronta só em 2025.
.
No meu concurso particular para eleger as novas maravilhas do mundo eu colocaria o monumento em destaque pelo simples fato de ser único e original: tem inusitada e conflitante arquitetura, está em construção há 125 anos e a gente pode brincar de fazer sagradas famílias nas areias de qualquer praia do Brasil.

Fotos: Raul Mattar

Posts relacionados:

Barcelona: Parc Güell

Barcelona: Pueblo Español

Sevilha: nem todos são toureiros!

Madri: a bem sucedida capital espanhola

Espanha: venha para cá se...

8 comentários:

  1. A catedral foi projetada para ter três grandes fachadas. A fachada da Natividade (quase terminada com Gaudi ainda em vida) a fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória, que ainda falta terminar!
    A obra, quando pronta, deve se sobrepor a todas as dimensões conhecidas..dizem que poderá levar no coro até 1500 cantores e cinco órgãos! É mesmo uma MARAVILHA!

    Malu Bueno - Flórida

    ResponderExcluir
  2. Genteeeemmm!!!! Desandou a escrever?!?! Eba!
    Adorei, pode manter essa média de 2 ou 3 posts diários, que eu nem acho ruim, tá???
    hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Gi, tá duro... mas tô pegando no tranco aos poucos!

    ResponderExcluir
  4. Malu, você é o nosso momento Barsa! Obrigadim!

    ResponderExcluir
  5. Óóóó, não faz pressão que eu travo! Desse jeito eu "perdo" a inspiração... hohoho

    ResponderExcluir
  6. Uauaua...agora mandou beim heim...
    pensando assim tem razão ... pode contanto com o meu voto no seu concurso particular...rsrs...

    Agora sim ...uns dias sem visitar aqui e quando chego uauaua...as informações estão correndi soltas..muito bom..ainda mas MATRAQUES INTERNACIONAL..
    estamos chique demais menina...

    bjus...ah...estou ate meia perdida de tanta informação se vc me achar me avise..ok..hihihih...

    ResponderExcluir
  7. Érica, tô tentando atualizar mais frequentemente o Matraca´s News, mas leva o móóóóó tempo. E, como você sabe, aqui a gente é voluntário... então ainda tenho de continuar na labuta (de verdae!) para pagar as contas do International Matraquetion... hohohoho!

    ResponderExcluir