quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Inglaterra a 50 euros por dia - Parte 3

ONDE FICAR NA INGLATERRA

Os afamados Bed & Breakfast – espalhados por todos os cantos mundo – são patrimônio britânico. Está para a Inglaterra assim como a pensión está para a Espanha. Não significa que será a opção mais barata, mas, provavelmente, a mais típica.

Aqui, e principalmente aqui, a tradução deve ser literal: cama e café da manhã. Sem chorumelas. Você pode até encontrar lençóis engomados. Os detalhes que determinam “o” tipo de cama ou “o” tipo de café vão refletir no preço da diária.

Você vai achar B&B a partir de 25 libras. Lembre-se da regra. Ninguém faz caridade na indústria turística, muito menos o setor hoteleiro. Ao pagar pouco neste tipo de hospedagem você poderá levar algo como localização menos privilegiada, quartos claustrofóbicos ou até um serviço de segunda.


Londres: vista noturna do Parlamento britânico. (Foto: A. Schaeffer)

HOSPEDAGEM ECONÔMICA NA INGLATERRA

Para um orçamento mão-de-vaca-muquirana a opção de hospedagem barata na Inglaterra vai cair na rede dos albergues. São muitos, nas principais cidades do país, alguns com estrutura de fazer inveja a muito hotelzinho três estrelas. Mas estão entre os mais caros do continente.

Muitos dos hostels londrinos, por exemplo, dão descontos para quem reserva sete dias. Ou cobram uma tarifa menor ou dão uma noite grátis. (Dica, aliás, que vale para outros países europeus. Informe-se sempre.)

Em Londres, o novíssimo London Central, da Hostelling International levou no ano passado o prêmio de melhor hospedagem econômica da cidade, dado pela Visit London Awards 2008.  Diárias a partir de 19,95 libras por pessoa em quarto coletivo. O café da manhã não está incluído, mas tem cozinha disponível para o hóspede e internet wi-fi. Metrô Great Portland. Outro da mesma rede é o London St. Paul’s. Perto da catedral. Diárias a partir de 18 libras nos dormitórios. Café da manhã incluído. Metrô: St. Paul’s.

Entre os hostels independentes da capital temos o Millenium Lodge  com diárias a partir de 16 libras nos quartos coletivos. Cobram 2 libras a mais no fim de semana. Quartos para casal – um achado – a partir de 35 libras (valor em março de 2010). Agora em novembro o mesmo quarto duplo sai por 42,50 libras. Ainda assim, nada mal. Café da manhã incluído. Curiosidade: tem um restaurante com comida... brasileira. Fica em frente ao metrô Kensal Green. Se sua opção é um B&B, assim, só para dizer subi na vida – mas na verdade você não está podendo tanto, tente o Ealing Guest House. O quarto para casal está 40 libras, sem banheiro. Com banheiro, fica 55 libras. Café da manhã – simplérrimo – incluído. Os quartos são franciscanos e os banheiros não reclamariam se recebessem uma reforminha.

Em Liverpool, o Youth Hostel Liverpool é um dos mais modernos da Europa. Além de ser extremamente organizado, o café da manhã (mais britânico impossível) vale por um almoço: ovos fritos, bacon, salsinha e lombo de porco. Para ajudar, está muito bem localizado: perto do Albert Dock (região do porto recém revitalizada), Tate Modern e Museu Marítimo. Sem falar que a decoração faz toda uma referência aos Beatles. Diárias em quarto coletivo a partir de 15,95 libras. Quem for para York, uma das cidades de maior importância na história da Inglaterra, pode se surpreender com o B&B The Bar Convent , instalado dentro do convento mais antigo do país. O café da manhã – com suco, cereais, torradas, croissants, iogurtes e frutas – está incluído no preço. Quarto de casal a partir de 50 libras, sem banheiro.

No balenário de Brighton (vai fazer sol, vai fazer sol, vai fazer sol...) fique no charmosinho hostel St Christopher's Inn’s. Bem localizado, perto da praia e das estações de ônibus e trem. Diárias em quartos coletivos a partir de 13 libras. O quarto para casal sai a partir de 41 libras. Café da manhã incluído.

ONDE COMER NA INGLATERRA


Chá de cinco: servido a partir das 14h. E não só o chá. (Foto: Sam Weng)

Assim como você come coxinha no Brasil, kebab na Grécia, salsichão na Alemanha e crepe na França você não vai escapar do fish & chips – peixe com batata frita – na Inglaterra. Mas foi-se o tempo em que a cozinha britânica era malfadada e sem classe. Hoje, só a capital londrina tem quase 40 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin.

Claro que você, proprietário do modelo 5.0 de viagem, não vai nem passar perto de algum deles (a não ser no seu momento extravagância). Mas isso não quer dizer comer mal, comer pouco ou viver à base de rosbife.

Sinceramente? O país é tão diverso, recebe tanto imigrante, a cozinha é tão diversificada e são tantas as opções que não acho tão caro assim comer na Inglaterra, principalmente em Londres. Começando pelos supermercados, qualquer um deles será seu amigo de fé, seu irmão camarada. Tem o Tesco, o Sainsbury  e o Sommerfield. O supermercado mais barato da Inglaterra é o Netto, com sucos de 200ml por 0,25 centavos de libra (juro!), massas prontas (para levar ao microondas do albergue) por 1 libra! Dificuldade: em Londres estão em zonas mais afastadas.

A rede Deep Pan Pizza tem várias unidades na cidade. Não achei o site da empresa, pode? Mas há filiais bem ali no centrinho: uma na Piccadilly Circus, outra na Trafalgar Square e outra na Leicester Square. Ou você pede só uma fatia de pizza por uma média de 3 libras cada ou opta pelo “rodízio”: pizza, massa e salada à vontade por 9 libras.

Os restaurantes da rede Stock Pot  também pipocam pela cidade e estão próximos dos principais pontos de visitação. Vive lotado e você vai ter que dividir a mesa com algum estranho. O prato do dia pode ser uma cremosa sopa de camarão, peixe com massa ou um risoto por no máximo 10 libras. Cozinha de primeira pelo preço que cobra. Já a cadeia de fast food ligth Pret a Manger  é uma opção tão feliz que dá para passar todo dia em alguma das várias unidades de Londres para comer um saboroso sanduíche com pasta de salmão e saladinha... por 3 libras!

O Nando´s,  uma rede fundada por portugueses, tem uma decoração que oscila entre o bom gosto e o esquisito. Mas sua porção philippestarckiana vai por água abaixo ao se deparar com um cardápio delicioso, original e baratíssimo. Saladas a partir de 3,70 libras. O prato da casa, frango piri-piri (com um tempero bem hot), para duas pessoas sai por 10,95 libras. Ou uma porção pequena por 3,30. De sobremesa, tortinha de côco por 1,30 libra. São várias unidades pela capital. Ainda em Londres, o charmoso Bistrô 1, com cozinha de influência mediterrânea,  oferece entrada e prato principal por 7,90 libras no almoço e 10,90 no jantar. Tem três unidades no Soho e uma no Covent Garden.

Para não perder o costume de comer um pratinho exótico em Londres – herança da forte imigração asiática – experimente o restaurante Cây Tre com pratos vietnamitas todos enfeitadinhos (tipo alta gastronomia) por uma média de 7 libras. Fica em Hoxton. Bem, falamos basicamente de Londres, mas a maioria das redes e supermercados mencionados aqui está nas mais diversas cidades inglesas como Liverpool, Bath, Manchester e Brighton. Acesse os sites dos estabelecimentos para descobrir qual a filial mais perto de você.

SESSÃO MÃO-DE-VACA-MUQUIRANA

Conheça a rede Neals’yard Dairy que vende toda a sorte de queijos britânicos.  Há duas unidades em Londres: uma no Convent Garden e outra no Borough Market. Ambos, clássicos mercadões da cidade. Aproveite para fazer uma boquinha na degustação gratuita de queijos para quem for conhecer a fábrica, que fica do lado da filial do Borough Market.

MOMENTO EXTRAVAGÂNCIA

Alugar um carro – cuidado, a mão é invertida – e correr (modo de falar) para o norte da Inglaterra, a quatro horas de Londres. No condado de Cumbria, quase já chegando à Escócia fica o Distrito dos Lagos. Uma região com diversas vilinhas beirando 16 lagos (vá parando por eles) que darão as melhores fotos da viagem. Não deve ficar absurdamente caro, mas qualquer slow travel para mim é um verdadeiro luxo!

Ó QUE CURIOSO

O metrô de Londres – também chamamdo de tube – é de 1863, o primeiro do mundo.


O metrô mais antigo do mundo. (Foto: Matthew Trow)

UM FILME PARA INSPIRAR

A Rainha, de Stephen Frears. (2006)


INGLATERRA LEMBRA

Charles Chaplin, soldadinho de chumbo e Diana. To be or not to be: that is the question.

MELHOR ÉPOCA PARA IR

Seria o verão. Calor, tempo mais firme. Mas também, como em toda alta temporada, os preços vão explodir. Em setembro ainda há um clima festivo com alguns eventos culturais importantes. Mas por tudo o que o país oferece, qualquer época é época em Londres.

Site do país: www.visitbritain.com
Embaixada brasileira: 32, Green Street, (44-20) 7399-9000. www.brazil.org.uk

PRÓXIMA PARADA: ITÁLIA! Tan tan ram ram (som de tarantella...)

Posts relacionados:
Europa a 50 euros por dia - Introdução
Europa a 50 euros por dia: manual do usuário
Europa barata: 10 dicas para economizar com dignidade
Europa barata: hospedagem, alimentação e transporte
Alemanha - Parte 1
Alemanha - Parte 2
Alemanha - Parte 3

Espanha - Parte 1
Espanha - Parte 2
Espanha - Parte 3
França - Parte 1
França - Parte 2
França - Parte 3
Grécia - Parte 1
Grécia - Parte 2
Grécia - Parte 3
Holanda - Parte 1
Holanda - Parte 2
Holanda - Parte 3

Inglaterra - Parte 1
Inglaterra - Parte 2

3 comentários:

  1. Para imprimir, encadernar e guardar. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Silvia!!! Este post está muitoooo bom! Otimas dicas! E quando eu fui p/ Londres, meu melhor "amigo, irmão camrada" foi o ASDA. Gigante e barato! Nele meu café da manhã era potes e potes de nutella com bolacha...nada mal!
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Guta! Obrigadão pela dica do ASDA! Bjs!

    ResponderExcluir