quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como se livrar do enochato?

Existem duas coisas na vida que eu já desisti de entender: plano de celular e vinhos. No primeiro caso - como todas as questões tecnológicas - deixei por conta do Raul. No segundo - ferro total - porque ele tambem não bebe. E quanto menos a gente entende, mais aparecem amigos tentando explicar a importância dos taninos.

Sabe aquele indivíduo que numa reunião qualquer faz cara de entendido, ergue a taça, analisa o corpo da bebida, enfia o nariz no copo e decreta: Aroma de trufa com beterraba francesa e notas de cardamono.

Hã?

Não existem limites para a atuação do enochato - alcunha derivada do termo enólogo, aquele ser superior com a língua mais apurada da ordem celestial. Os enochatos se revelam em jantares informais ou num restaurante estrelado. Geralmente implicam com a carta de vinho e com apenas um gole já sabem: Aroma de repolho cozido adocicado com fundo de peroba rosa.

Hã?

Não existe nada de errado na apreciação do vinho. Essa coisa de olhar contra a luz, girar a taça, cheirar a rolha são características importantes para descobrir se a bebida está dentro de um padrão razoável. Mas o enochato (que pode até ser um enólogo) não sabe a hora certa de fazer isso, quase sempre é um exibido na frente de leigos boquiabertos e estarrecidos.

Truque infalível para acabar com o enochato: finja saber mais do que ele. Os enochatos são seres quase sempre de conhecimento raso, que se aproveitam de nossas limitações sobre o tema para exercer um vocabulário rebuscado sem pé nem cabeça.

Quando ele começar a armar a cara de entendido VOCÊ sai na frente e diz: tem um quê aveludado, lembra açafrão marroquino colhido antes do amanhecer... com notas de café damasco.

Última moda nos parrerais australianos, fofo.

Foto: Raul Mattar

19 comentários:

  1. hahahahaha...já trabalhei revisando textos e sempre achei bizarro ler esse tipo de coisa: " Esse elegante vinho reflete a fiel expressão desta cepa, com uma cor intensa e profunda que, junto com os aromas de frutos maduros, harmonizam com os toques de baunilha entregues pela guarda em barris."

    Sinistro...

    ResponderExcluir
  2. pra melhor entendimento do meu comentário anterior: eu revisava os catálogos de vinhos de uma grande importadora...

    ResponderExcluir
  3. Meu, mas esse peseudo-conhecimento é uma chatice mesmo! rarararara. Morri de rir!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo vinho,de preferencia Zinfandel,tinto. Nao entendo nada
    da cepa da uva, da baunilha do barril, do aroma isso e aquilo. Mas eu ja viajei no trem do deus Baco.
    Silvia da uma checada no link.
    http://winetrain.com/lunch/gourmet

    Bjs
    mara

    ResponderExcluir
  5. Perfeito! Dia desses li (e adotei) que "o melhor vinho é aquele que a gente gosta". Né não?

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia! Que post maravilhoso! É quase como um grito de liberdade! Eu tenho um verdadeiro "enojo" de "enochatos" e até escrevi sobre isso lá em casa (http://buenosairesdreams.blogspot.com/2009/03/vino.html). Adorei as descrições que você usou! Perfeito!!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Que preguiça desse povo que jura que entende de vinho, socorro! Silvia, voce é a criatura mais espirituosa que conheço. Bjos

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkk...amei esse post!
    Adorooo vinho tinto, mas só fico no esse eu gostei, esse não e ponto final!

    ResponderExcluir
  9. Hahaha - taaaao verdade :-) Tem um amigo do meu marido que é casado com uma francesa: os dois sao meio enochatos, e só gostam de vinho francês. Como meu marido é catalao, e a regiao tem vinhos ótimos tbm, muitas vezes compramos vinhos de lá e o amigo dele meio que tirava sarro. Até que uma noite eles vieram jantar lá em casa e namorido serviu um vinho (num decantador) catalao que estava ótimo. O amigo disse: 'Que ótimo esse vinho. É francês com certeza, nao?', e namorido disse: 'Naaaaaao, é catalao'. Ele só acreditou quando viu a garrafa e o rótulo. Adoreeeeei a cara de eno-tacho dele, hehehe! :-)
    Beijos, Angie
    P.S. Obrigada pela dica das fotos!!! Eu sou mega leiga em blogs, só sei o mínimo, nao tenho a mínima idéia como usar o scribe fire :-( Mas quando tiver tempo vou sentar e investigar, obrigada pela dica :-) Enquanto isso, se você clicar em cima da foto, ela deve amplicar para o tamanho da tela (eu acho).

    ResponderExcluir
  10. A propósito, lindao o movimento do vinho nessa foto!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    por cá é o mesmo... e eu não percebo nem de vinhos (mas gostava), nem de tarifários.
    A par da extensa conversa sobre os aromas vínicos, as listas de pratos dão longas descrições dos mesmos, para dar conta do nível de softiscação e criatividade dos chefes. Imagino que no Brasil seja o mesmo.
    Cheguei aqui via VnV e achei imensa graça ao seu blogue.
    Já o coloquei nos favoritos.
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  12. Me acabei de rir com esse texto! Acontece exatamente como vc descreveu! O duro é que eu tenho um marido sommelier e vira e mexe vou em alguma degustaçao com ele. E dai, sem perceber, me pego segurando a taça pela haste e, pior, alem de girar a taça acabo tambem enfiando o nariz bem dentro dela (nada elegante!) pra tentar sentir algum cheiro desses. Nem preciso dizer que nunca dei conta, né?
    Mas pior que "enochato", agora por aqui tá uma moda de "hidrochato". Vc acredita que eu fui em uma degustaçao de agua?
    Pois é... :)

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gostaria de parabenizá-la pelo Blog! Gostei! Achei divertido!

    Será que você poderia me passar um email para eu escrever diretamente?

    Abracos,
    Cris
    (micha.ella@hotmail.de)

    ResponderExcluir
  14. Olá! Nosso e-mail é matraqueando@gmail.com!
    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente AMEI este blog! Já li praticamente todos os posts e quero agradecer a parte de dicas da Europa, me deram uma ajuda imensa!!!
    E meu sonho é conseguir identificar um aroma frutado com trufa e café em um vinho heheheh
    Comecei meu blog ontem, sobre viagens e temas relacionados. Dá uma olhada e espero que goste! Já estou seguindo este :D
    Bju
    Pri

    ResponderExcluir
  16. Gostei! São pedantes além de chatos...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. rsrsrsrsrs! Acgei genial! Gosto de beber vinho, mas não sei nada, só se gosto ou não. E pode ser qualquer um! Beojo

    ResponderExcluir