domingo, 18 de fevereiro de 2007

Feliz Ano Novo Chinês!

Os chineses comemoram hoje a entrada do ano 4704. O calendário deles é diferente do nosso. É o ano do porco. Ano da prosperidade, da riqueza e da fartura. Conta a lenda oriental que o dia é perfeito para fazer aquela faxina em casa, desgarrar-se do que não está sendo usado há meses (ou anos), caprichar na decoração, comprar flores. No almoço eles preparam frutos do mar e o gyozá, um pastelzinho criado na China. Em Curitiba, geralmente a Associação Cultural Chinesa organiza a maior festa: danças, comida tradicional e dragões. O animal é típico do folclore chinês e - como quase tudo que por lá desperta bons fluidos - traz boa sorte e renovação. Só que este ano a data coincidiu com o carnaval e a associação deixou passar em branco, não promoveu nada. Pode? Pois se o objetivo é justamente preservar a história, a tradição chinesa e os costumes alegóricos era justamente HOJE que a festança tinha de acontecer.

2 comentários:

  1. Eu hoje vou sair de festa, entre este post e o anterior, "me descabelei" e me entreguei ao carnaval canário, e sairei ... de super girl, uma mistura de superman e sei lá o quê, e apesar da associação ter deixado passar esta data tão significativa, eu pelo bem da cultura mundial, vou me entregar de corpo e alma a festa!!!
    E a matraquear depois ...

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, Pati! Só você mesmo! Pois eu participei de um carnaval nas Ilhas canarias com VOCÊ em 2002... fomos até o fim, no enterro da sardinha... hahahaha. Acredita que não tenho uma foto que preste daquela ocasião. Se você lembrar de tirar umas fotos boas seja do carnaval (diurno ou noturno)ou do enterro mande para mim... com publicação autorizada no Matraqueando. Beijos e boa festa!

    ResponderExcluir