quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

São Paulo: mercadão municipal

Há 22 dias disse “amanhã tem mercado municipal no matraqueando”. Pois eu tentei postar. Verdade. As fotos não subiam. A publicação só dava erro. Tentei dois dias. Não consegui. Aí, como manda a tradição natalina matraqueana fui viajar e só voltei no domingo. Hoje, tcharam, eis o mercadão de São Paulo.

O Mercado Municipal Paulistano é um dos melhores do mundo. O prédio – com acabamentos requintadíssimos - é da década de 30. Por todos os lados vitrais góticos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho retratam a produção agrícola e pecuária do interior. São cheiros, aromas e cores pincelados em 12 mil metros quadrados e quase 300 boxes.


Assim como o Teatro da Lapa serviu de hospital para as tropas federalistas durante o Cerco da Lapa, o mercadão foi depósito de armas e munição durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Só depois de findada a muvuca revolucionária é que o lugar recebeu suas primeiras frutas, verduras e sementes exóticas, consolidando a riqueza promovida pelo ciclo do café.

Para ver ou comprar o lugar oferece de tudo para por na panela ou na pança: frutos do mar, queijos, massas, empórios, açougues, peixarias, embutidos, mercearia, temperos, especiarias e quitandas cheias de frutas. Tudo tão simples que é um luxo! São 20 mil visitantes por dia.


Em 2004 passou por uma enorme reforma, ganhou um mezanino com vários restaurantes e se tornou um dos principais pontos de encontro dos paulistanos. Para mim, o melhor da cidade para conhecer a alma de São Paulo está aqui.

Seção mão-de-vaca-muquirana

Olha, nem é tão mão-de-vaca assim. O tradicionalésimo sanduíche de mortadela do Bar do Mané custa R$ 6,00. (Há muitos buffet-self-service-à-vontade na cidade que cobram pouco mais do que isso.) Mas a “iguaria” é a paixão dos paulistanos. Está para São Paulo assim como o pierogui (um tipo de pastel polonês) para os curitibanos. Mulheres de salto e homens de gravata ali, paradinhos, em pé, comendo o sandubão na hora do almoço. Vem com 300 gramas de mortadela e pão fresquinho. Não agüentei comer o "tira-gosto" inteiro - por isso - dividido por dois, fica R$ 3,00 para cada. O pacotinho de Estomazil efervescente custa R$ 0,80. Você ainda sai no lucro.

SERVIÇO:

Mercado Municipal Paulistano
Local: Rua da Cantareira, nº 306 - Parque Dom Pedro II - Próximo à Rua 25 de março e ao Metrô São Bento
Horário: Segunda à Sábado: 06h às 18h - Domingo: 06h às 16h - Feriado: 06h às 16h

Posts relacionados:

São Paulo: museu com esfiha, meu prato predileto

São Paulo: Museu da Língua Portuguesa


Fotos: Raul Mattar

7 comentários:

  1. Lindinha,
    Como sempre, textos agradáveis de se ler... muito gostoso mesmo.
    As fotos, lindíssimas! Dê meus parabéns ao Raul...
    Adorei a sugestão do estomazil..rsrss
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEE SAUDADE BOOOOA DESSA TERRA!
    MEEEEEEUUUU.......SÓ FALTOU A "TUBAÍNA" COM O SANDUÍCHE DE "MORTANDELA"...HAHAHAHAHA

    PARABÉNS.....

    ResponderExcluir
  3. Pô, Señora Elisa, até que enfim você apareceu por aqui. !Bienvenida!
    Pois seu amigo Raul comentou exatamente isso quando viu aquele monte de "mortandela": Onde posso comprar uma tubaína? hahahaha
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Silvia, me apaixonei pelas fotos! Me senti lá. Amei tudo! Nem gosto de mortadela e fiquei com vontade de comer. Preciso me lembrar de passar sempre por aqui. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Priscila Carol, a mais nova matraqueadora. Apareça mais vezes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. viva São Paulo....
    Meu estado, minha origem, Meu time, Minha paixão.

    ResponderExcluir