quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O pão brasileiro

História real – Parte I:

Minha mãe em uma padaria de Madri: – Hay pan francés?
O padeiro: – No, señora, solamente pan español.


Eis aí um causo verídico de uma tentativa frustrada de comprar o nosso amado pãozinho de cada dia. No norte do Paraná a gente chama de “Pão Francês”. Mas cada cidade ou região do país dá um nome diferente ao carboidrato mais delicioso do café da manhã: pão de sal, pão de bico, pão d´água, média, carioquinha, filão e até cacetinho!!! Lá em Porto Alegre, por exemplo, você pede “dez cacetinhos, por favor!”

Eu também gosto de pão de forma, ciabatta, baguete, bisnaguinha, pão de centeio, broa, pão sírio, pão preto, qualquer tipo de pão doce e até pão amanhecido ou “pão de véspera” como dizem por aí. Mas o melhor café da manhã do mundo deve ter o meu pão francês. Tá, pode ser um cacetinho, como preferir. Desde que seja um cacetinho com manteiga. Manteiga Aviação. Se for na padaria perto de casa, então...

Eu – que acho uma deselegância do mercado de trabalho obrigar a gente a acordar cedo – até gosto de sair da cama uns 10 minutos antes do previsto se isso significar uma passadinha na padaria antes de pegar no batente. Acabei aprendendo a degustar um pãozinho fora de casa justamente por causa das minhas viagens mão-de-vaca-muquirana. Diária de hotel mais econômica – com raras exceções – quase nunca inclui café da manhã.

O jeito é se virar no mercadinho ou na padaria mais próximos. É o barato que sai barato, de verdade. Sem falar no barato de se dar ao luxo de sentar e pedir um pingado com um pãozinho de sal (agora pega mal falar cacetinho) lambuzado com manteiga Aviação. A que vem na lata, claro.
.
Fotos: Raul Mattar

11 comentários:

  1. malditos!!!
    Voces acabaram de encher a minha boca de agua. Quase morri a fogada.
    Eu estou aqui morrendo de saudades
    do pao frances la do Musamar em Londrina. No "primeiro mundo"
    o pao e terceira.Dificil achar uma padaria que voce vai e compra pao fresquinho quentinho . Tudo vem num saco plastico. E e claro nao tem pao frances.
    mara sallai
    redwood city, ca

    ResponderExcluir
  2. Mara!
    Puxa, você se lembrou do Musamar! Eu sempre ia com minha avó lá, quando tinha uns 7 ou 8 anos de idade! A gente comprava paozinho no Musamar da Rua Pernambuco que, como sabe, está no mesmo lugar até hoje! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Quando a Sirlene me disse que você tinha voltado a matraquear achei que era brincadeira. Esse blog estava até criando teia de aranha! hahahaha! Mentira, mentira! A gente vinha aqui de vez em quando para espanar!

    ResponderExcluir
  4. Lá em Vitória chamamos de pão de sal.
    E é uma delícia mesmo...

    ResponderExcluir
  5. É verdade! Aqui em POA o pãozinho de 50gr é chamado de cacetinho e se for o de 100gr, cacetão! E todo mundo come, sem piedade!
    Luis Henrique

    ResponderExcluir
  6. Ara! Ainda bem que voltou... Nem na França eu encontrei o "pão francês"... rsrss
    Parabéns pelo retorno!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gisela, aqui em Curitiba alguns lugares chamam de pão francês (como no norte do PR), mas muitos também fazem a opção pelo "pão de sal". Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Cruzes, Luis Henrique! Cacetão??? Eu hein, no coments! hohohoho.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, mãe! Na França a gente só tem de pedir "pão", simplesmente! Ara!

    ResponderExcluir
  10. Murica, obrigada pelo apoio moral! E olha, quando eu desandar por aqui, não deixe de vir com o espanador, flanela, windex... :-)

    ResponderExcluir
  11. Ahhh... Fala muito serio mesmo, eu sou de Campinas, SP e la tambem chamamos de pao frances, porem estou morando nos EUA ha 16 meses e nao aguento mais esses paes, eles nao sabem o prazer de comer um paozinho frances pela manha. Eu to enlouquecendo sem o "cacetinho" aki (meu marido que me predoe hehe). Na verdade nem padaria a gente acha por aqui, e quando acha algo parecido so tem cookies, mufins e afins, tudo doce. =(

    ResponderExcluir