segunda-feira, 9 de abril de 2007

Saudades da praia...

Quem me conhece sabe que não gosto de praia. Gosto de sol, mas não de praia. Tá bom, dois dias no litoral eu ainda agüento. Em três dias lambuzada de areia e rodeada de coqueiros já dou sinais de delirium tremens. Mais do que isso sou internada com icterícia no cérebro.

O curioso é que nessa época do ano começa a me dar uma saudade da praia. Principalmente daquela que ainda não conheço. O motivo é simples: está começando o tenebroso inverno de Curitiba. (Ontem fez 15 graus durante a madrugada, o suficiente para meu pé congelar e meu nariz petrificar).

Quando a temperatura cai drasticamente (com 15 graus já me sinto no Alasca) passo por uma transformação, perco a compostura, fico andando de lá para cá, digo que vou embora daqui, que quero viver no Nordeste, que esse clima é desumano, que ninguém sobrevive num mundo assim... até que meu esposo grita lá da sala: “Páááára!Você está parecendo uma pulga friorenta.”
.
PULGA FRIORENTA? Eu? Ai, que saudades da praia!

Fotos: praia de Estoril, a poucos quilômetros de Lisboa, em Portugal. O lugar que mais passei calor na vida. Nem adianta tentar me achar refestelada na areia. Estou atrás da máquina. ho ho ho! (Matraca´s Image Bank)
.
Post relacionado:
.

18 comentários:

  1. Eu amo praia, para passear,háháhá!!
    Tomar sol, nega ti berega,brucutu banana podre, nem pensar naquela areia me grudando,eca!
    Eu fiquei em Copacabana, parecendo gente importante, tomando sol na piscina do hotel e mirando a praia lá embaixo, muito chique.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amo a praia!!! Alias eu moro em uma praia. Não tem coisa melhor do que dormir com o barulho das ondas, escutar o barulho de barcos pesqueiro, ver o sol nascer, jogar futebol, caminhar e sentir uma água morna e de vez enquanto pescar!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda: quando eu compro aqueles pacotinhos pro Nordeste pela CVC, pode o ser o hotel mais simples... mas tem de ter uma piscininha "entrável". hohohoho!

    ResponderExcluir
  4. SAC-Guriri!

    Você sabe, o Espírito Santo e a sua liiinda Guriri estão na minha lista de destinos para BREVE! Mas só de ver a sua descrição começou minha icterícia... mais problemático do que a palavra "praia" em si, é a palavra PESCAR! Olha, se você me colocar em bote de pescador, me der uma varinha e pedir para eu ES-PE-RAR o peixe fisgar... tô de mal para sempre!

    ResponderExcluir
  5. Pulga friorenta, sim!
    Onde já se viu, não goistar de praia! Sou que nem o SAC (ou seria "A" Sac)amooo praia, só aquele cheirinho de água salgada, ahhhh!

    Ôô Sac, vamos embargar esse blog!

    ResponderExcluir
  6. malu bueno -flórida10 de abril de 2007 às 16:13

    Mas concooooordo com tudo que a Silvinha e a Fernanda falaram: praia só para passear! hahahahaha! Aquele "barulho das ondas" eu também gosto... mas por dois ou três dias! Só. Depois eu canso! Que estranho isso, né. Praia é para descansar, mas eu canso. Alguma teoria a respeito?

    ResponderExcluir
  7. Oxente! Que está acontecendo com as mulheres desse blog? Vou ter que entrar no motim.

    ResponderExcluir
  8. Eu era deste grupo dos amo praia por dois dias, mas desde que cheguei nas Canárias necessito da praia, não sei se é porque a praia de Las Canteras é incrível ou porque estou fazendo uma tese interminável que está mudando meu caráter ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Malu: minha teoria é que você, como jornalista, PENSA muito! E a praia é um convite a não pensar, a relaxar, a interiorizar-se... como é um "tudo ao contrário" do que costumamos fazer, cansamos!

    ResponderExcluir
  10. Marcio-Muricando: vocês estão instalando a Guerrilha Guririana!

    ResponderExcluir
  11. Pati: praia VICIA! Foi o que me disse uma amiga ontem, que leu o post, mas não comentou aqui. Ela era de Campinas e foi viver em Piçarras, Santa Catarina... e não quer ir embora de lá, não! O engraçado é que ela foi para Piçarras forçada (motivos de trabalho), passou um mês xingando.. e hoje é "piçarriana da gema!".

    ResponderExcluir
  12. O bom da praia é você saber que ela tá ali te esperando, é ter a opção de acordar cedinho - ou tardinho-, andar no calçadão e tomar água de côco geladinha, ou não!
    Eu nasci, cresci e morei boa parte dos meus quase 32 anos numa cidade litorânea com praias lindas. E nem ia muito, só beeeem de vez em quando, geralmente arrastada pelo meu namorado ou amiga, ou irmão.
    Só descobri que gostava de praia quando me mudei pra Curitiba e não tinha nem um baldinho pra dar um "tchibum".
    Saudade de um "tchibum" lá na Ilha do Boi, ai ai...

    ResponderExcluir
  13. Aê, Gisela! O Espírito Santo está em peso no Matraqueando... já vi que terei de fazer um tour "ilhístico" pelo estado... Ilha de Guriri, Ilha do Boi...

    ResponderExcluir
  14. ...ilha de Vitória, ilha do Frade, ilha do Socó ( essa, tão pequena que nem os próprios capixabas conhecem direito), ilha da Trindade, que se não me engano,é o pedaço de terra mais "longinho" do território brasileiro...1140 km da costa capixaba. E é claro que cacei essa informação no google, mas não conta pra dona Graça, minha ex professora de geografia.

    ResponderExcluir
  15. Uia, quando eu for para o Espírito Santo terei de fazer uma pós-graduação sobre o estado... ILHA DO SOCÓ? Se o Alvarenga (meu professor de geografia) descobre que eu nunca tinha ouvido falar...

    ResponderExcluir
  16. O que não falta é Ilha neste estado. Veja lita:
    Vitória - ES
    Ilha de Vitória
    Ilha de Trindade
    Martin Vaz
    Ilha do Socó
    Ilha do Frade
    Ilha do Boi
    Ilha Rasa
    Ilha da Galheta de Dentro
    Ilha da Galheta de Fora
    Ilha dos Práticos
    Ilha dos Itaitis
    Ilha dos Igarapés
    Ilha de Maria Cotoré
    Ilha das Cobras
    Ilha das Pombas
    Ilha da Fumaça
    Ilha do Urubu
    Ilha das Tendas
    Ilha do Príncipe
    Ilha do Cal
    Ilha da Pólvora

    Vila Velha - ES
    Ilha da Baleia
    Ilha do Tatu
    Ilha dos Pacotes
    |Ilha das Garças
    Ilha de Itatiaia

    Guarapari - ES
    Ilha de Francisco Vaz
    Ilha de Cambaião
    Ilha de Guanchumbas
    Ilha Leste-oeste
    Ilha de Quitongo
    Ilha de Toaninha
    Ilha de Guararema
    Ilha de Alcabira
    Ilha da Pedra dos Patos
    Ilha Escalvada

    Itapemirim - ES
    Ilha dos Franceses

    São Mateus - ES
    Ilha de Guriri

    ResponderExcluir
  17. Jéééésuis.... Ilha do CAL? ALCABIRA? QUITONGO? Se o Silvio Santos perguntasse lá no Show do Milhão onde ficavam essas ilhas... eu arriscaria Cabo Verde, Polinésia ou Costa Colombiana... nunca diria ESPÍRITO SANTO.... Aiu, como eu morro de orgulho de ser brasileira... se fosse capixaba, então... ninguém ia me aguentar!

    ResponderExcluir