Florianópolis é a Daslu do turismo nacional. A ilha se tornou rota obrigatória dos endinheirados. Virou marca. Mas assim como a Daslu tem umas regatinhas de algodão para oferecer às garimpeiras da loja, Floripa tem pousadas acessíveis e até camping, para nós – com muito orgulho - farofeiros do turismo. Um camping, por exemplo, em JURERÊ INTERNACIONAL, a praia das dasluzetes. Por deizão a diária!
Quem nasce em Florianópolis – todo mundo sabe – é conhecido como “Mané”, o Manezinho da Ilha. Vem do tupi “manema”, que significa farinha grossa, o “que come farinha” ou “pessoa ingênua”. Mas mané mesmo sou eu que demorei muito para aceitar Floripa como o destino da hora.
.
Não saberia descrever muito bem as praias, nem conseguiria memorizar o nome de todas. Porque são muitas e para todos os gostos: calma, agitada, morna, fria, com onda, sem onda, areia clara, areia escura, lotada, deserta. Também não poderia enumerar todos os restaurantes que oferecem ostras pela bagatela de R$ 8,00 a dúzia. A cidade é a maior produtora nacional dessa gosminha que - dizem - é comida de gente rica. Ou seja, essa estatística não poderia estar em outro lugar. (Admito: COMI OSTRA! Afinal, viajar é para isso mesmo: por algumas horas você vira patrão. Só passeia, vive pulando de restaurante em restaurante e todo dia tem alguém para arrumar o seu quarto.)
Seria difícil também eleger o norte ou o sul da ilha como preferido. São diferentes, com públicos distintos e paisagens alternativas. A cidade tem dado certo por isso mesmo. Consegue reunir num pedacinho de terra (é menor que Londrina!) praias com azul caribenho, casario colonial para Ouro Preto nenhuma botar defeito, qualidade de vida, segurança e, de quebra, tem uma das melhores universidades do país. Santa Catarina, definitivamente, deu sorte!
Fotos: Raul Mattar
Posts relacionados:
Muito legal seu blog Silvia!!!
ResponderExcluirMe formo esse final de ano!!! Nossa parece q não acaba nunca!!! E depois vou emendar em uma pós! Acho q em mkt.
E vc, o que conta de novidades: (não encontro meu ponto de exclamação no teclado!! hehe)
Quando terminarem as aulas quero voltar a praticar meu espanhol!!!
Estou com saudades! Um bjo pra ti e se cuide.
Pâm
Pâmmmm...keka!!!!
ResponderExcluir"Até tu", matraqueando?
Volta logo!
Besitos!
Andou comprando regatinha de algodão na Daslu, né?
ResponderExcluir