sexta-feira, 13 de junho de 2008

O que é preciso para viajar de graça?

Falar (ou ler muito bem) inglês! Revirando minhas revistas de viagens antigas (Viagem e Turismo - Dezembro/2006) encontrei umas dicas bem interessantes de sites que promovem intercâmbio de “sofá”. Gente que você nunca viu oferecendo a própria casa para gente que eles nunca viram. Para quem gosta de certa aventura, tem disposição, busca conhecimento (ou até trabalho) e troca de informação isso é o melhor que a web pode fazer por você. O detalhe está na primeira frase do post. Todos os links levam você ao mais puro inglês, sem nenhuma bandeirinha de versão em espanhol, muito menos em português.

www.homeexchange.com – São quase 15 mil casas catalogadas pelo planeta. Vai desde castelo na França até apartamento em alguma praia brasileira. A inscrição custa US$ 99,95 (atenção para os noventa e cinco cents, ou seja, dá cenhão de dólar) por ano, mas caso não faça nenhuma troca de casa nesse período o segundo ano é de graça.

www.anyworkanywhere.com – O nome já diz tudo: qualquer trabalho em qualquer lugar. É uma espécie de classificados. As ofertas de emprego costumam ser na área de turismo (hotéis, resorts, restaurantes, etc.)

www.globalfreeloaders.com – É simples: preencha uma ficha, ofereça uma cama na sua casa e procure uma para você no lugar desejado. O mecanismo de busca tenta achar alguém que possa hospedar você no destino e período escolhidos.

www.couchsurfing.com – Esse é bem famoso. Já facilitou mais de 60 mil viagens. Mais ou menos a mesma regra: você faz sua inscrição, buscando hospedagem numa lista de países que vai desde Londres, passando por lugares como Tonga e até Afeganistão.

www.housecarers.com – Nesse daqui você entra se estiver disposto a não só se hospedar de graça, mas também a cuidar da casa. Os membros são divididos em house owners (donos) e house sitters (os que tomam conta). Funciona assim: você pode conseguir se hospedar durante dois meses em alguma praia paradisíaca do Caribe, mas terá a difícil tarefa de dar comidinha aos passarinhos do dono da casa todos os dias durante sua estadia. A inscrição anual é de US$ 45,00.

2 comentários:

  1. Como não sei falar ingles prefiro ficar por aqui mesmo. Por exemplo passar alguns dias na capital PALMAS curtir o calorzinho de la, que delicia e ainda de graça, o que vc. acha me diz?um abraço ate +.

    ResponderExcluir