terça-feira, 23 de maio de 2006

TRANCOSO, Bahia: menos é mais!

Eu já fui várias vezes à Bahia. Passei pelo delicioso Deus-nos-acuda de Salvador e até me meti num daqueles resortões carésimos, o Costa do Sauípe, na Linha Verde. Mas eu queria mesmo era conhecer Trancoso, a míseros 30 quilômetros de Porto Seguro. Já tinha ido duas vezes à região do descobrimento (qualquer dia prometo escrever sobre Porto Seguro, o destino mais barato do Brasil) e não conhecia ainda a ilustre Trancoso. Pois, in-crí-vel: quando conheci, quis sair correndo. :-) Trancoso é mais ou menos assim: tudo simples, rústico, meio agreste, hippie, new age, alternativo e CARO. Entendeu? Eu não. Por ser tudo tão tô nem aí, imaginava que poderia desfrutar de uma agradável semana sem entrar no cheque especial. Pois foi difícil. Por certo, como toda viagem é uma falência temporária – já discutida no primeiro post – coloquei o passeio na mão de Nossa Senhora D‘Ajuda, padroeira do arraial ao lado, aliás tão caro e mitificado quanto!

Fiquei analisando, cá com meus botões, como um conceito de turismo pode encarecer tanto um destino. Sabe aquela história “Trancoso é um povoado localizado no Sul da Bahia que se originou de uma aldeia jesuíta fundada há quase 500 anos. Por seu primitivismo e natureza exuberante atrai gente de todo o mundo”. Sem dúvida sou essa gente de todo o mundo que sempre cai nas armadilhas turísticas do exótico, do excêntrico e do esquisito. Minha dica: vá a Porto Seguro por quinhentão (incluindo avião, hotel, traslado e city tour) e de lá para Trancoso (pacotes diretamente para Trancoso, em pousadinha razoável, não saem por menos de R$ 1.200,00). Fique dois dias no povoado. Vai dar para conhecer as praias (realmente lindas!) e o famoso “Quadrado”, a (única) praça do lugarejo. Este centrinho é abraçado por um conjunto de casas com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar. Em algumas destas casas vivem nativos e em todas as outras estão fincadas lojinhas de decoração, arte, bugigangas e quinquilharia espantosamente inflacionadas!


Eu, que perco o amigo mas não a viagem, tratei de curtir aquela extravagância a meu modo: comi no único e prosaico self service do lugar, era freqüentadora assídua do mercadinho e fiz até compras!!!!! Umas pulseirinhas por R$ 2,00 cada. Vendidas pelos hippies. Para todos os efeitos agora eu tenho pulseirinhas de sementes nativas, veja só, de Trancoso!!! Voltei feliz da vida para casa.

Trancoso combina com

PORTO SEGURO
ARRAIAL D´AJUDA

7 comentários:

  1. Professss!!!! Coisinha exagerada! hahahahaha. Nem é tao caro assim: você que é muito mao de vaca!
    :-)))))))
    Estamos com saudades!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA. Sem dúvida. Dá uma olhadinha no post seguinte!
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Deu no The New York Times: "Trancoso é a vila de pescadores mais chique do Brasil"

    ResponderExcluir
  4. Pior, o NYT disse "é o mais chique vilarejo de praia do qual você nunca ouviu falar".
    Eu hein! Pelo menos eu já conheci esse "chique vilarejo" do qual os americanos nunca ouviram falar! huahuahuahua!
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oi...


    Fui pra Trancoso alguns anos atrás e não tinha certeza de ter ido...até hoje penso que errei o caminho...o tal lugar paradisíaco não pode ser aquilo o que eu vi: uma igrejinha, uma ruazinha com umas casinhas coloridas e um mar muito meia boca...Sinceramente, não entendi...

    ResponderExcluir
  6. Oi Aleee!

    Entre tantas "pautas" que tenho aqui para colocar no blog, a de Trancoso nasceu de um comentario seu lá em casa: "eu fui a Trancoso, mas acho que nao era Trancoso!. E você falava sério: "acho que nao encontrei o povoado"! hahahaha. Afinal, eu também tive essa sensaçao de "êpa, oncotô? doncovô?"

    É isso mesmo Alê! Trancoso é mais um conceito do que um fato! Mas como para mim todo lugar tem seu encanto... "sorria, você está na Bahia"! Ui!

    ResponderExcluir
  7. Silvinha amiga querida!!!
    amei Trancoso tb, mas nada igual a praia do Espelho uns 60km mais p/ frente, essa sim vale muita a pena, paradisiaca!!!!
    não perca na próxima oportunidade, mas tb não esqueça a $$$ precisa de bastante...
    bjão

    ResponderExcluir